Escolha da profissão: como apoiar seu filho nessa importante decisão

A escolha da profissão é um marco em nossa vida. E esse processo pode trazer muita angústia, insegurança e ansiedade, tanto para os filhos quanto para os pais, que desejam sempre o melhor para a sua família.

Diante desse contexto, eles querem, principalmente, que o filho tenha sucesso na carreira profissional e não passe pelas mesmas dificuldades que eles passaram, além de terem mais experiência sobre o assunto e conhecerem melhor o mundo profissional.

A fase do Ensino Médio

Ainda que o Ensino Médio seja um dos períodos mais empolgantes da vida do estudante, ele também é marcado por essa difícil decisão. Além disso, a pressão e as responsabilidades aumentam significativamente nessa fase, já que é o período que antecede o vestibular.

Na etapa decisiva para saber como será o futuro após o colégio, o apoio dos pais é muito importante para que o estudante consiga passar por ela de uma maneira mais tranquila. Por isso, é fundamental que o filho receba as informações e orientações necessárias para fazer a escolha da profissão ideal para ele.

O problema é que, às vezes, os pais podem interferir de maneira muito direta na escolha da profissão de seu filho. Isso pode ocorrer por projetarem seus próprios sonhos profissionais no jovem, ou mesmo por não aprovarem a carreira escolhida por ele.

Assim, nesse dilema entre fazer as próprias escolhas ou atender os desejos dos pais, o jovem pode se frustrar ao escolher uma profissão que não irá proporcionar satisfação pessoal.

Para que isso não aconteça com seu filho, continue a leitura e conheça algumas formas de como você pode apoiá-lo na escolha da profissão.

Como apoiar seu filho na escolha da profissão

Segundo pesquisa do LinkedIn, os pais têm grande influência na carreira dos filhos. Para você saber como apoiar e ajudar seu filho no processo de decisão, acompanhe a leitura e confira as nossas orientações.

A importância da vida escolar na escolha da profissão

Contar sobre as diferentes profissões dos familiares

Falar sobre as profissões dos familiares pode ajudar a abrir um leque de possibilidades e ampliar o conhecimento do seu filho sobre as carreiras.

É importante para o jovem ter esse contato próximo com pessoas de diversas trajetórias profissionais e que ele conhece e confia, para que ele tenha liberdade para fazer perguntas e saber mais sobre diferentes profissões por meio de experiências de seus familiares.

Conhecer as dificuldades que os membros da família passaram, assim como os sucessos e realizações, estimula uma reflexão sobre si mesmo e a sua própria disposição para enfrentar os desafios da escolha da profissão.

Falar como foi a sua escolha da profissão

Falar com os filhos sobre isso normalmente faz com que os pais relembrem esse momento da própria vida. Por isso, é uma boa ideia, também, comentar sobre como foi esse processo, se tiveram dificuldades e liberdade de escolha, e se a decisão trouxe satisfação pessoal e profissional.

Além de contribuir com uma aproximação entre pais e filhos, essa conversa sobre a transição de colégio, faculdade e emprego, bem como expectativas do primeiro salário, pode ser uma oportunidade para que o filho saiba o que esperar e quais são suas próprias fantasias para seu futuro profissional.

Ajudar o filho a entender as diferenças entre o curso acadêmico e a carreira profissional

Outra maneira de apoiar o jovem nesse momento é ensiná-lo a fazer a distinção correta entre o curso e a profissão. Isso porque diferentes cursos podem levar a uma mesma carreira.

Com tantas opções de cursos, é preciso que o adolescente decida pelo menos em qual segmento deseja construir sua carreira profissional. Assim, ele poderá escolher a carreira e depois se aperfeiçoar na área que preferir, seja por meio de experiências profissionais, ou cursos de especialização e pós-graduação.

Se mostrar disponível para ajudar, mas aceitar a decisão

A melhor maneira de tentar diminuir a ansiedade do filho na escolha da profissão é deixar claro que ficará tudo bem se sua primeira escolha não for a definitiva.

Muitos estudantes começam um curso acadêmico, ou mesmo uma carreira por influência de outras pessoas e, ao decorrer do tempo, acabam desistindo por descobrirem outra área que gostam mais. Por isso, para evitar que o mesmo aconteça com seu filho, saiba que quem deve tomar essa decisão é ele.

Além disso, não exija do seu filho que ele faça a escolha certa logo de primeira. Isso causará uma tranquilidade maior. Mas, se as dúvidas forem muitas, se mostre sempre disponível para compartilhar sua opinião para que ele se sinta confortável em tomar uma decisão.

Eventos promovidos pela escola ajudam na escolha da profissão

Estimular a participação em eventos sobre profissões

Por fim, uma ótima forma de apoiar e fazer parte da escolha da profissão do seu filho é incentivá-lo a participar de eventos sobre profissões, como feiras e mostras, que são promovidos pelas próprias instituições de ensino.

Assim, ele terá contato com pessoas que fazem parte daquele curso, área ou profissão.

O objetivo disso é que ele conheça o máximo possível sobre diferentes ocupações e carreiras, bem como as perspectivas para o mercado de trabalho. Desse modo, ele poderá conhecer as profissões de uma forma mais prática e tomar uma decisão mais consciente.

Além das visitas, pesquisar sobre o curso na internet e ter contato com pessoas que já trabalham na área desejada também são boas opções para ajudar o seu filho na escolha da profissão. Momentos do dia a dia, como consultas médicas ou odontológicas, ou até mesmo visitas de amigos podem ser boas oportunidades para ele saber mais sobre diferentes experiências profissionais.

Como vimos neste texto, é inegável a importância que os pais têm, não só de apoiar como orientar o filho em seu desenvolvimento vocacional. Uma outra forma de demonstrar carinho e dedicação, é também se atentar para a vida acadêmica do seu filho. Assim, ele saberá do interesse e da preocupação da família com o seu futuro.

Agora que você já sabe como apoiar o seu filho, veja, neste outro conteúdo que preparamos, 6 dicas para ajudá-lo na escolha da profissão.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp