5 Formas para criar o hábito de ler na adolescência

Criar o hábito de ler desde cedo é importante para o desenvolvimento cognitivo. Para muitos adolescentes, os livros já se tornaram companheiros inseparáveis. Mas e para quem ainda não tem a leitura como parte da rotina? Existem maneiras para incentivá-la, e é o que mostramos a seguir.

Acompanhe!

Importância e benefícios da leitura na adolescência

Nunca é tarde para adquirir o hábito de ler. Na verdade, sempre há tempo para fazermos atividades prazerosas. Os livros têm a capacidade de nos transportar para realidades paralelas e cenários fantásticos. Ao mesmo tempo, podem despertar a reflexão ou, até mesmo, dar um “calorzinho” no peito.

Certo é que a leitura proporciona muitos benefícios, inclusive para a preparação para o futuro. Quem lê muito sente impactos positivos nos estudos e na compreensão do mundo, e também adquire conhecimentos e habilidades que ajudam na vida acadêmica e, futuramente, na vida profissional.

Diante de tantos benefícios, como criar o hábito de ler na adolescência?

5 formas de criar o hábito de ler na adolescência

Cinco jovens sentados dentro da biblioteca criam o hábito de ler com diversas obras

1. Pensar na leitura como uma atividade prazerosa

A leitura não deve ser uma obrigação. Insistir em algo que você não gosta não ajuda em nada, só atrapalha. Na prática, se você torce para que as 5 páginas diárias acabem logo, qual prazer há na atividade? 

Por isso, pense sempre na leitura como um hábito prazeroso. Em seus momentos de folga, comece separando um tempo pequeno para pesquisar livros legais. Mas fica uma dica: não leia somente o primeiro parágrafo e deixe a obra escolhida de lado, achando que ela é ruim. Leia pelo menos um capítulo.

Se gostou, ótimo. Se não gostou, troque. E aí entra nossa segunda dica para criar o hábito de ler: escolha livros de seu interesse.

2. Começar por livros sobre temas de seu interesse

Podem existir obras que parecem ser unanimidade no seu grupo do colégio. Mas elas não necessariamente cairão no seu gosto. Há alguns anos, Harry Potter era uma febre nas escolas e, aparentemente, todos liam. “Você não é todo mundo”, já diziam as mães. Por isso, não se sinta pressionado(a) a ler algo por ser popular. 

A escolha da leitura é pessoal. Você já precisará ler livros para fazer provas de vestibular, sem a possibilidade de escolher. Por isso, aproveite seus momentos de lazer para ler livros de seu interesse. 

Procure algo com o que se identifica, não necessariamente o tema do livro. Às vezes você curte alguns filmes que foram feitos a partir de adaptações de obras literárias. É uma boa opção! 

3. Reservar um horário tranquilo só para a leitura

Biblioteca vazia e silenciosa ajuda a criar o hábito de ler

Como qualquer outra atividade prioritária em sua vida, a leitura deve ter um tempo só para ela. Se você quer criar o hábito de ler, marque na agenda a hora de mergulhar nas páginas do livro que você escolheu.

Antes de dormir é uma boa opção, porque traz bastante relaxamento. Além disso, é um horário mais silencioso, que pode ajudar a prender mais sua atenção. Ah, e contribui também para a qualidade do sono. 

4. Estabelecer metas

Sua meta de leitura é ler 20 páginas por dia. Ou 100 páginas por semana. Ou 1 livro por mês. Ou 10 livros no ano. Não importa qual seja, as metas são boas para ajudar a criar o hábito de leitura. Afinal, quem a estabelece é você mesmo(a), assumindo um compromisso consigo.

Com o tempo e a prática, você pode aumentar suas metas. Sem perceber, você atingirá objetivos, até então, impensáveis. Mas seja realista, ok? Não é possível ler 100 páginas em 15 minutos.

5. Experimentar best sellers, séries e adaptações

Para quem não faz ideia de por onde começar, temos uma dica para criar o hábito de ler: invista em best sellers, séries e adaptações. 

Os livros mais vendidos são adorados por muita gente, então devem ter algo chamativo ali. Tramas envolventes ou linguagem fácil e divertida são bons palpites. 

As séries de livros (histórias contadas em mais de um volume) podem prender mais sua atenção. Já as adaptações são aquelas que se comunicam com outra arte, como o cinema. É o caso dos filmes Jogos Vorazes, O Senhor dos Anéis, e Divergente, por exemplo, que são baseados em livros.

A leitura traz muitos benefícios para qualquer pessoa. Com um pouco de prática e seguindo essas dicas que demos, você conseguirá incluir os livros em sua rotina.

Quer mais algumas sugestões? Conheça 6 livros que todo adolescente deve ler para estimular a reflexão!

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp