Desempenho escolar: por que e como os pais devem acompanhar

Mais do que oferecer uma educação de qualidade às crianças, os pais devem acompanhar o desempenho escolar delas de perto. Afinal, não é só uma boa escola que garante o pleno desenvolvimento. Porém, muitos adultos têm dificuldades em adotar medidas para ajudar filhos e filhas a terem um melhor desempenho.

Apontamos a seguir a importância de acompanhar o desempenho escolar e como fazer isso!

A importância de acompanhar o desempenho escolar do(a) filho(a)

Sala de aula moderna, com TV e carteiras ergonômicas, auxilia no desempenho escolar

Uma pesquisa internacional avaliou estudantes de 15 anos em diversos países. De acordo com os dados do “Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa)”, o desempenho escolar das crianças é melhor com a participação ativa dos pais em sua educação. 

Esse já é um grande motivo para que os adultos deem especial atenção aos estudos de seus/suas filhos(as), certo? Se as crianças apresentam um melhor desempenho, é sinal de que se desenvolvem da melhor maneira. Ou seja, quanto mais os pais se fazem presentes na caminhada escolar, maiores as chances de um futuro de sucesso. 

É interessante pontuar também que os(as) filhos(as) sentem a participação dos pais nas atividades. Isso passa a eles(as) segurança, conforto e proteção, o que pode gerar maior comprometimento com os estudos. Além disso, se sentem mais motivados(as) para estudar, pois entendem que há suporte.

Uma questão igualmente importante é que os pais que acompanham de perto essa caminhada conhecem melhor suas crianças. Como é o comportamento social do filho na escola? Como a filha se comporta frente às regras escolares? Isso é importante na construção de valores pessoais.

Por tudo isso, acompanhar o desempenho escolar das crianças é fundamental. Mas como fazer isso? 

Maneiras para fazer o acompanhamento do desempenho escolar

Duas meninas manipulando instrumentos em aula do laboratório sorriem pelo bom desempenho escolar

Certificar-se de que o colégio é adequado para o(a) filho(a)

Um bom colégio é determinante para o desempenho escolar das crianças. Não basta oferecer uma metodologia eficiente de aprendizado, com bons professores. É preciso proporcionar uma formação integral e oferecer um atendimento individualizado e diferenciado a pais e alunos. Afinal, cada indivíduo é único e possui suas dificuldades e potenciais. 

Compreender a individualidade, a partir de uma comunicação próxima à família, contribui para o desenvolvimento completo da criança. E essas coisas devem ser consideradas pelos pais na hora de avaliar se um colégio é adequado para o(a) filho(a).

Manter uma relação próxima da comunidade escolar

Com os(as) filhos(as) em um bom colégio, os pais devem se aproximar da comunidade escolar. A participação ativa é importante para que a vida escolar das crianças se desenvolva bem. 

É com essa interação que os adultos conhecem o comportamento dentro de sala de aula, as notas e as dificuldades de seus/suas filhos(as). 

Imagine que uma criança está se mostrando inquieta e desconcentrada nas aulas. Isso ocasionará um baixo desempenho escolar. Mas qual o motivo? O professor pode até perguntar, mas nem sempre obterá uma resposta. 

Se os pais forem presentes, podem ser acionados para ajudar a comunidade escolar a compreender a situação e resolvê-la. Juntamente com professores e diretores, esse apoio dos pais influenciará positivamente no desempenho escolar.

Oferecer apoio

Oferecendo um bom colégio e mantendo a boa relação com a comunidade escolar, os pais verão um impacto positivo no desempenho das crianças. Mas as dificuldades acontecerão, porque fazem parte do desenvolvimento. Neste contexto, é importante oferecer apoio para seus/suas filhos(as). 

Participar da rotina de atividades e conversar sobre como os obstáculos são comuns e podem ser superados é um bom caminho. Seu filho pode não ser tão bom em geografia, mas ter um desempenho escolar bem acima da média em matemática. 

Assim, explique a ele que é preciso se esforçar para superar a dificuldade em determinada matéria, mas valorize a competência em outra. Dessa maneira, ele se sentirá apoiado mesmo nos momentos difíceis.

O desempenho escolar das crianças está diretamente ligado à presença dos pais. Com apoio e relação próxima com a comunidade escolar é possível ajudá-las a ter um bom desenvolvimento. Organizar a rotina e as atividades é também importante, principalmente com aulas remotas.

Veja como ajudar seus filhos com as aulas online!

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp