Educação dos filhos: 5 erros que os pais devem evitar

Quando se fala em educação dos filhos, sabemos que não existe uma única fórmula certa ou um manual definitivo a ser seguido.

No entanto, reconhecendo que os pais desejam o melhor para as suas crianças, e querem que elas cresçam e se desenvolvam da melhor forma possível, há muitos erros comuns que podem ser evitados na educação dos filhos.

E, neste artigo, abordaremos de forma simples e prática, alguns desses erros possíveis de serem evitados. Acompanhe a seguir.

Erro 1. Colocar suas próprias expectativas nos filhos

Um dos erros mais frequentes na educação dos filhos diz respeito a colocar suas próprias expectativas na criança.

Nesse sentido, é muito comum se ouvir histórias de jovens que direcionam o estudo e suas carreiras para um caminho que não gostariam, que abandonam os seus próprios sonhos para se encaixarem naquilo que os pais desejam para eles.

Assim, para evitar esse erro que pode impactar na saúde mental e felicidade do seu filho, o recomendado é reconhecer e incentivar as aptidões de cada criança, sem tentar forçá-la a determinados comportamentos ou a seguir caminhos que, no fundo, quem deseja são os pais, enquanto as crianças não se identificam.

Erro 2. Não ter equilíbrio nos limites na educação dos filhos

Durante toda a criação das crianças, é importante que os pais consigam encontrar o equilíbrio mais adequado entre o “sim” e o “não”.

Não impor limite algum ou impor limites demais são ações prejudiciais para as crianças. Cabe a cada pai e mãe encontrar um equilíbrio mais adequado para que seu filho fique feliz, mas, ao mesmo tempo, tenha responsabilidades e seja disciplinado.

Erro 3. Não educar pelo exemplo

não educar pelo exemplo é um erro na educação dos filhos

As crianças, principalmente na primeira infância, aprendem muito observando o comportamento dos adultos. Elas imitam em alguma medida muitas atitudes dos pais e, com isso, começam a delinear modelos de comportamento e hábitos que poderão permanecer no futuro

Assim, um pai que fala sobre a importância da leitura, mas não lê na presença da criança, pode estar perdendo uma oportunidade de educar pelo exemplo, estimulando um interesse mais genuíno de seu filho por esse hábito.

Ainda, quando um adulto fala uma coisa, mas faz outra, provoca certa confusão na educação do seu filho, ao modo que não há um comportamento congruente entre a teoria e a prática.

Por isso, o indicado é que os pais consigam ser o exemplo a ser seguido: que tenham palavras e atitudes condizentes com aquelas que querem estimular nos seus filhos.

Erro 4. Não escutar seus filhos

Este é um erro muito comum e prejudicial na educação das crianças. Não ouvir suas opiniões e não conseguir reconhecer quais são suas reais necessidades, seus anseios e seus medos pode ter impactos durante toda a vida do seu filho.

Um exemplo disso é abordado em um estudo que indica que o nível e a qualidade da atenção recebida dos pais tem relação com um QI mais alto na vida adulta do indivíduo. 

Dessa forma, para se fomentar a educação dos filhos de uma maneira plena e benéfica, é importante que os pais exercitem a habilidade de escuta ativa, ou seja, de prestar atenção em tudo aquilo que os filhos manifestam, seja de forma oral ou não, conseguindo reconhecer, até mesmo nos sinais e comportamentos, o que aquilo quer dizer.

Erro 5. Não escolher uma escola adequada para a educação dos filhos

escolher a escola certa é essencial para a educação dos filhos

É fundamental saber que a escola escolhida é capaz de dar prosseguimento à educação dos filhos que já é feita em casa.

Desse modo, o erro a ser evitado é matricular a criança em uma escola apenas por conta de sua localização (a mais próxima de casa, por exemplo), preço ou outro atributo que não seja a qualidade da educação integral oferecida pela instituição.

O mais recomendado é que os pais consigam identificar qual é o melhor colégio para as suas crianças, ou seja, que tenha uma estrutura segura e moderna, que ofereça boas atividades extracurriculares, que estimule suas habilidades e seu desenvolvimento integral, e que as prepare da melhor forma possível para o futuro.

Para evitar esse erro na educação dos filhos, saiba mais sobre o que considerar ao escolher o colégio ideal para eles.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp