Educar é um processo recíproco e permanente. É sobretudo uma tarefa de amor! Nosso compromisso é com uma educação de extrema qualidade e partilharmos deste grande mérito com as famílias, que através de uma fiel parceria confiam a formação de seus filhos à nossa Escola. Assim, nossos alunos vão formando seu caráter e sua personalidade, descobrindo que o conhecimento e prazer podem caminhar juntos.

O Colégio Dona Clara oferece aos seus alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, condições de refletir e desenvolver melhor as suas próprias habilidades, estimula o bom relacionamento, busca pelo aprimoramento e qualidade do ensino, sendo estes alguns dos valores disseminados através de seu corpo docente e dos projetos desenvolvidos em todas as áreas do conhecimento. Assim, o Colégio Dona Clara se mantém firme no propósito de se manter entre as melhores escolas de Belo Horizonte e ser referência em Educação, imbuído na busca constante de atualizar suas práticas e inovar no modo de auxiliar e Educar Eticamente as Futuras Gerações.

Instruções para o processo de sondagem:

A partir do dia 03/09, sábado, o Colégio dará início às atividades de Avaliação Pedagógica para alunos novatos que pretendem ingressar no ano de 2017.
Os interessados deverão procurar a secretaria do Colégio pessoalmente, pelo telefone 3497-6919 ou através do site: www.donaclara.com.br para agendamento da data de atendimento.

Algumas observações importantes:

  • A avaliação não tem custo para as famílias;
  • As vagas serão definidas, prioritariamente:

  • 1º - Disponibilidade de vaga na série.
    2º - Pelo resultado da avaliação diagnóstica realizada e entrevista com a família
    3º - Pela ordem de inscrição.

  • A aplicação da avaliação acontecerá aos sábados no horário de 8h às 12h na unidade I do Colégio Dona Clara;

  • Documentação exigida:

    Para realização da matrícula, após realização do processo de sondagem e/ou processo Seletivo 2017 pelos critérios acima informados, o responsável deverá apresentar a documentação necessária para sua efetivação:
    Xerox da certidão de nascimento ou carteira de identidade do aluno;

    03 fotos 3×4;

    Declaração de escolaridade;


    Transferência;

    Histórico escolar;

    Xerox comprovante de endereço atualizado;

    CPF e ou Identidade dos pais/ responsáveis;

    Comprovante de quitação das anuidades escolares

    Das Avaliações Pedagógicas

    Assuntos apresentados aos responsáveis:

    • História, filosofia,e espaço físico do colégio
    • Proposta pedagógica e equipe administrativa
    • Preencher um questionário sobre o aluno pretendente a vaga
    • O resultado da avaliação será dado pessoalmente pela coordenação pedagógica de cada segmento; a secretaria entrará em contato para marcar o horário


    As atividades serão aplicadas em pequenos grupos com a finalidade de um acompanhamento individualizado e personalizado;
     

    A avaliação será aplicada aos alunos que ingressarão no 2º período da Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Médio. Os mesmos farão avaliações de Língua Portuguesa e Matemática. A avaliação pedagógica para dimensão do ano que está sendo pleiteado será baseada nos assuntos estudados até a série já concluída imediatamente anterior.

    Para os alunos da Educação Infantil ao Fundamental I(2º período ao 5º ano) participarão de :

    • Oficina recreativa
    • Lanche coletivo
    • Avaliação Pedagógica
    • Brinde personalizado

      A matrícula do aluno será feita até o limite de vagas oferecidas por turma;
       

     

    Das vagas

    O número de vagas refere- se ao máximo de vagas remanescentes, por série, existentes nas unidades escolares participantes desse processo, podendo aumentar em função da redução do total de alunos reprovados e/ou desistentes, sem ultrapassar os limites máximos determinadas pela capacidade física de cada escola.

     

    Importante: Para o ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental, a criança deverá ter 6 (seis) anos de idade completos até o dia 30 de junho do ano em que ocorrer a matrícula

    Considerações importantes:

    • Ressaltamos que a inscrição no processo seletivo 2017 não significa a efetivação da matricula na unidade escolar.
    • Apenas será efetivada a reserva de vaga para 2017, nas series que contenham vagas disponibilizadas e se não houver divergência entre os documentos apresentados e as informações cadastradas no ato da inscrição.

     

    • Caso o responsável preencha a série/ ano errado, ou emita alguma informação sobre o candidato perderá o direito de participar do Processo Seletivo 2017.
    • Se tratar de um caso de inclusão será necessário apresentar o( os) laudos que qualifica o caso.

     Os interessados deverão procurar a secretaria do Colégio pessoalmente, pelo telefone 3497-6919 ou através do site: www.donaclara.com.br para agendamento da data de atendimento.

    Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

    Cordialmente,
    a Direção.