Regime interno

Normas de convivência e observações disciplinares

Por convivermos em sociedade, a postura de todos deve ser aquela em que prevaleçam o diálogo, a tranquilidade e a convivência, em função de um ambiente harmonioso e feliz.

Você, como aluno, procure:

1. Compreender a função de cada funcionário da Escola, observando que eles trabalham para ajudá-lo a superar as dificuldades diárias;

2. Atender à atitude do professor ao chamá-lo à atenção em sala de aula. Isso não acontecerá se não houver motivo.

3. Lembrar que todos os membros da comunidade escolar são responsáveis pela manutenção do espaço físico e dos materiais utilizados nas diversas atividades. A conquista de um ambiente agradável depende da colaboração de cada um, através de ações como:

  • Utilização constante das lixeiras;
  • Uso adequado do mobiliário escolar (carteiras, bebedouro, ventiladores etc)
  • Prática das normas de higiene no recinto do colégio;

4.  Usar vocabulário adequado, ficando proibidos os palavrões;

5.  Utilizar tom de voz moderado ao circular pelos corredores, ao sair para o recreio ou para as aulas de Educação Física e outros;

6.  Aproveitar o tempo de aula para aprender.

Portanto:

  • Participe com prazer, evite conversas e brincadeiras paralelas;
  • Seja sempre atencioso e busque a concentração necessária;
  • Anote o que for essencial para sua aprendizagem;
  • Conserve limpo o ambiente escolar( salas, carteiras, corredores e pátio);
  • Compreenda que sala de aula não é lugar para mascar chiclete, chupar bala e/ou pirulitos, usar bonés e alimentar-se;
  • Entre uma aula e outra não há intervalo. Você tem o recreio para o descanso necessário. Aguarde em sala a troca de professores. O professor deve ser o último a entrar na sala.   Após a sua entrada é vedado o ingresso do aluno, a menos que tenha autorização especial da coordenação.
  • A saída da sala de aula, para ir ao banheiro ou bebedouro, só poderá acontecer com a autorização do professor.
  • Os corredores, “halls” e escadas devem ser utilizados apenas para passagem. Neles não há espaço para brincadeiras ou formação de grupos para conversa, principalmente em dias de provas. Quem age dessa forma, prejudica seriamente o colega que está tendo aula ou prova. Não é permitido permanecer nas escadas e corredores, esperando pela aula seguinte ou por qualquer outra atividade;

7. Apesar de o celular ser um meio eficaz de comunicação, durante as aulas ele deverá permanecer desligado É de responsabilidade do aluno o uso correto e a guarda de seu aparelho celular. O Colégio não se responsabiliza pela perda ou extravio destes aparelhos.Caso o aluno utilize o mesmo durante as aulas, o aparelho será recolhido, entregue ao responsável, sendo o aluno advertido por escrito.

8.  O Colégio não se responsabiliza pelo extravio ou perda de qualquer acessório que não faça parte das atividades escolares ( IPOD/MP3/MP4/ Diskman/Walkman e outros).