Conheça a proposta do Colégio Dona Clara para a Educação Infantil

A Educação Infantil é a fase inicial da educação básica. Ela acontece na faixa etária de zero a seis anos e marca o começo da independência de uma criança. Por isso, acontecem tantas mudanças que os pais costumam ficar inseguros. Afinal, é um novo mundo para o filho, em um espaço fora de casa e com pessoas desconhecidas. Mas é importante lembrar que essa é uma oportunidade de crescimento e de aprendizado que serão relevantes para o resto da vida. Portanto, conheça, neste artigo, a proposta do Colégio Dona Clara para crianças no início da vida escolar.

A importância do início da vida escolar na Educação Infantil

O Colégio Dona Clara sabe que a Educação Infantil é uma das etapas mais importantes na vida escolar, que atua como base para moldar a formação moral, intelectual e ética da criança. Sabemos, também, dos receios que esse momento pode causar nos pais.

Então, buscamos sempre oferecer uma educação de excelência, que visa o desenvolvimento integral das crianças, para que elas se tornem bons indivíduos e cidadãos.

Além disso, procuramos prepará-las para serem competentes na vida acadêmica, profissional e pessoal. Dessa maneira, podemos garantir a tranquilidade da família e uma boa vivência para os pequenos.

Quanto à experiência dos filhos, não há com o que se preocupar. A proposta do Colégio Dona Clara é que eles tenham contato com outras crianças, ganhem mais autonomia, aprimorem sua concentração, e desenvolvam muitas outras habilidades sociais, comportamentais e intelectuais, necessárias para a formação do indivíduo.

Preparamos este conteúdo, com o propósito de mostrar aos pais que, para a criança, frequentar a escola traz muitos benefícios. Continue a leitura e conheça a proposta do Colégio Dona Clara para os alunos da primeira fase da vida escolar.

Proposta do Colégio Dona Clara para os alunos da Educação Infantil

Veja, agora, como a proposta do Colégio Dona Clara para a Educação Infantil influencia na formação da criança.

Infraestrutura

A Unidade 3 do Colégio Dona Clara é exclusiva para a Educação Infantil. Ela possui espaços lúdicos em que a criança é estimulada a desenvolver a sua criatividade, imaginação e habilidades.

A estrutura física foi planejada especialmente para o aprendizado e a segurança das crianças. Assim, podemos assegurar o direito das crianças de aprender e crescer. Além disso, os espaços facilitam o cuidado, as brincadeiras e a educação dos alunos.

Esse universo lúdico conta com quadra poliesportiva, parquinho, brinquedoteca, cozinha experimental, oficina de artes e salas de aulas adaptadas para crianças no início da vida escolar. Tudo isso para maior conforto, segurança e felicidade do aluno, garantindo seu desenvolvimento cognitivo, linguístico, social, afetivo, corporal e ético.

Infraestrutura planejada é parte da proposta do Colégio Dona Clara

Musicalização

Faz parte da proposta do Colégio Dona Clara a utilização da música como ferramenta pedagógica para as crianças. Melodia, harmonia e ritmo são fundamentais para despertar o lado criativo, cognitivo e emotivo do ser humano.

Por isso, na educação, a música pode desenvolver outras áreas de conhecimento. Assim, as crianças podem expandir o seu universo e melhorar sua capacidade de expressão de sentimentos, suas ideias, seus valores culturais e artísticos, e aprimorar a sua comunicação com o mundo.

Cozinha Experimental

Uma outra proposta do Colégio Dona Clara para a Educação Infantil é a chamada Cozinha Experimental. Ela consiste em aulas práticas, usando como meio e objeto de estudo o preparo de alimentos.

Nessa oficina, os alunos participam e observam o preparo de saladas de frutas, bolos, biscoitos, pizzas, doces e sucos para aprender conceitos químicos, lógicos, matemáticos e noções de proporção. Mas, para isso, nós garantimos que todas as atividades sejam realizadas com toda a segurança e todos os alunos são sempre supervisionados por uma equipe de educadores.

Educação Socioemocional com o Programa “O Líder em Mim”

O parceiro O Líder em Mim auxilia na proposta do Colégio Dona Clara. Com esse programa, o objetivo é fazer com que o aluno se torne confiante e proativo, para ser um agente transformador de um futuro melhor.

Já na Educação Infantil, o aluno começa a ter contato com o projeto que busca desenvolver as competências socioemocionais, a saber: empatia, motivação, colaboração e autocontrole.

Portanto, o Colégio conta com esse programa, que busca desenvolver habilidades de autoconhecimento, organização, planejamento, comunicação, proatividade, e regulação emocional.

Dessa maneira, a criança pode começar a aprimorar habilidades e competências essenciais para obter sucesso no futuro acadêmico e profissional.

Competências socioemocionais são parte da proposta do Colégio Dona Clara

Programa Bilíngue

Essa proposta do Colégio Dona Clara é fruto da parceria feita com a Cambridge University Press. Trata-se da aplicação de um programa bilíngue, que começa a ser oferecido já na Educação Infantil.

O programa garante que a criança tenha um convívio constante com a língua, para que o aprendizado ocorra de forma mais natural. Como a carga horária do ensino do inglês é maior, o aluno tem mais contato com o idioma, e pode aprender de forma significativa e desenvolver competências linguísticas de maneira contextualizada e dinâmica.

Além de todos esses tópicos, um grande diferencial do Colégio Dona Clara é a proposta pedagógica acolhedora. Com um bom acompanhamento do desenvolvimento e uma relação próxima com a família, o aluno se sente mais acolhido e se interessa muito mais pelo aprendizado, o que é essencial para sua formação. Assim, a criança fica mais feliz e engajada, e passa a enxergar o Colégio como uma extensão de sua própria família.

Sem dúvida, antes de tomar uma decisão sobre o futuro escolar dos filhos, é de extrema importância que os pais e a criança conheçam pessoalmente o colégio desejado. E, além disso, é preciso conhecer a proposta de ensino e as metodologias de aprendizagem para saber se a instituição compartilha dos mesmos valores e objetivos da família.

Se você gostou da nossa proposta para a Educação Infantil, venha saber mais sobre o Colégio Dona Clara. Agende sua visita e conheça o nosso espaço planejado para despertar sonhos.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp