Timidez e pré-adolescência: como lidar para não atrapalhar o desempenho escolar

A timidez na escola, quando em excesso, deixa de ser apenas um traço de personalidade e se torna um problema social que pode afetar o aprendizado. No entanto, ela deve ser entendida como uma condição humana que alguns indivíduos desenvolvem e não como uma patologia que precisa ser curada.

A escola é um ambiente fundamental para o desenvolvimento de habilidades sociais. Assim, pais e professores devem se atentar ao comportamento das crianças e dos adolescentes para que consigam socializar de maneira apropriada, já que é na escola que acontecem as primeiras experiências sociais fora do ambiente familiar.

Timidez na escola

Apesar de não ser uma doença e sim um traço de personalidade comum em crianças, a timidez na escola precisa ser levada a sério caso atrapalhe o processo de aprendizado. Por isso, os pais devem saber como ajudar o filho a trabalhar essa característica, para que ela não interfira em sua vida escolar.

Os problemas do tipo psicossociais podem ter como consequências, por exemplo, redução do desempenho escolar, dificuldade de comunicação, resistência para exteriorizar pensamentos e ideias, diminuição do desenvolvimento mental, além de sintomas depreciativos, como baixa autoestima e falta de confiança.

Antes de procurar ajuda, é necessário saber se o filho é tímido, já que, em alguns casos, ele pode ter uma personalidade ativa e extrovertida em casa, mas, em ambientes novos ou situações sociais, preferir se isolar e evitar interações.

Por isso, é interessante que os pais tenham contato frequente com a escola, para saber como é a socialização da criança no ambiente escolar, bem como de que maneira isso pode influenciar no seu aprendizado. Pois, quando o aluno é tímido, ele não busca interagir com seus colegas e educadores, se mostrando com um comportamento retraído e deixando de participar das atividades propostas.

Como ajudar seu filho a lidar com a timidez na escola

Se você identificou uma timidez excessiva no comportamento de seu filho, a ponto de ser prejudicial na vida escolar, trouxemos algumas dicas para te orientar sobre o problema e mostrar como você pode ajudar o seu filho a lidar com a timidez na escola.

Não ignorar o sentimento do filho

Cada indivíduo tem suas próprias emoções e personalidade. Por isso, os sentimentos do seu filho são válidos e não devem ser menosprezados.
Sendo assim, reconheça a sensibilidade dele ao socializar e ofereça o suporte necessário para ele se sentir compreendido.

Procurar entender o motivo da timidez na escola

Converse bastante com seu filho para conseguir entender quais situações o deixam mais desconfortável. Assim, ele vai saber que você se importa com o que ele sente, você vai compreender melhor o que o aflige e, juntos, vocês poderão encontrar soluções para esses sentimentos.

A timidez na escola pode dificultar o aprendizado

Evitar comparações com outras pessoas

Evite fazer comparações com outros filhos, parentes ou amigos. Isso pode fazer com que a criança ou adolescente se sinta inferior e causar traumas por muito tempo.

Em vez disso, procure conversar e mostrar que cada pessoa possui sua individualidade e características próprias que devem ser sempre respeitadas.

Reforçar a autoestima

A timidez em excesso também significa falta de autoestima. Nesses casos, é indicado que os pais ajudem o filho a identificar e reconhecer suas próprias qualidades. Elogie-o e o ajude a trabalhar a autoconfiança em situações sociais e do dia a dia.

Estimular a autonomia

Uma criança que possui autonomia apresenta maior segurança e reconhece seu próprio potencial. Isso pode ajudá-la a amadurecer e a aprender a lidar com seus sentimentos e interagir melhor com as outras pessoas.

Por isso, incentive seu filho a cuidar de si mesmo e a realizar algumas tarefas em casa.

Estimular a prática de esportes

Estudos comprovam a eficiência da prática de esportes na habilidade dos jovens de se socializar. Adolescentes que praticam algum tipo de exercício físico possuem menos problemas de socialização e mais facilidade para fazer amigos, contribuindo para diminuir a timidez na escola.

Estimular a prática de exercício físico contribui para diminuir a timidez na escola

Neste texto, pudemos conhecer maneiras de lidar com a timidez na escola, de modo que ela não seja um empecilho para o aprendizado da criança. Com essas dicas, você poderá ajudar seu filho a enfrentar o problema, para que ele seja capaz de lidar com suas emoções e se relacionar de uma forma mais saudável com as pessoas.

Para isso, os pais precisam estar cientes do processo e do comportamento de seus filhos no ambiente escolar. Veja este outro artigo de nosso blog e entenda as vantagens de estreitar a relação entre família e escola para o desenvolvimento dos alunos.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp