O impacto das aulas remotas nas crianças

O impacto das aulas remotas nas crianças deriva de uma situação inédita na vida de muitas delas. Com a necessidade do isolamento social, a única maneira encontrada para manter o ensino foi exatamente a modalidade a distância. Por melhor que seja a iniciativa das instituições de ensino, esse é um grande desafio para todos.

Ter aulas somente de forma online pode trazer prejuízos para a vida da criança. Afinal, até o momento, ela só teve experiências de estudo por meio de contato direto com os professores e os colegas de classe.

E quais malefícios são esses? Qual o impacto das aulas remotas nas crianças?

O impacto das aulas remotas na saúde mental das crianças

A saúde mental das crianças sofreu um grande baque com as aulas remotas. Uma mudança tão brusca na forma de ensino tirou elas da rotina de aprendizagem. Por ter sido algo repentino, sequer houve uma transição para melhor adaptação. Afinal, a pandemia apenas chegou e mudou tudo.

Muitos pais vêm notando mudanças de comportamento em seus/suas filhos(as), como agressividade, desânimo, acessos de raiva e alterações no sono. 

A pesquisa “Jovens na Pandemia”, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) traz um dado interessante. Os pesquisadores concluíram que o confinamento e a mudança nos hábitos e rotinas provocam bastante estresse emocional nas crianças.

Mas um impacto das aulas remotas que merece destaque é a ansiedade. Uma pesquisa portuguesa do Instituto de Apoio à Criança (IAC) concluiu, após análise das famílias que estavam em isolamento, que quase 10% das crianças apresentaram índices de ansiedade acima do funcional. Esse sentimento atingiu mais crianças entre 8 e 12 anos, se comparadas àquelas entre 13 e 18 anos. 

Vale destacar também que, com a ausência de aulas presenciais, as crianças não brincam nem convivem entre si. Isso gera um grande prejuízo para a saúde mental delas, pois a escola é também um espaço de experimentação e de desenvolvimento infantil.

Para minimizar os impactos dessa realidade, os pais devem motivar as crianças a adotarem algumas práticas saudáveis para a mente. Esportes e atividades físicas e extracurriculares, bem como brincadeiras, livros e meditação são boas pedidas.

Os impactos na rotina da família

Crianças frequentando aulas presenciais não sentem o impacto das aulas remotas.

O impacto das aulas remotas na rotina da família também foi enorme. De repente, as crianças precisaram se adaptar ao uso de tecnologias que possibilitam o aprendizado. Isso aumentou a exposição às telas devido ao tempo adicional dedicado às atividades escolares online. 

Neste contexto, até mesmo a manutenção do vínculo e a relação com amigos e outros familiares passaram a acontecer no ambiente virtual. A situação é ainda mais grave, pois, com a rotina toda em casa, as crianças adotaram hábitos mais sedentários, o que pode ocasionar problemas de saúde. 

Ao mesmo tempo, o estudo em casa provocou alterações na dinâmica entre pais/mães e filhos(as). Esses adultos passaram a ter maior necessidade de acompanhar as tarefas escolares, o material didático e a metodologia dos professores.

Para minimizar o prejuízo, os pais devem conversar com as crianças sobre os limites do uso de tecnologia e ajustar a rotina com a participação delas.

Um ponto interessante é que o impacto das aulas remotas nas crianças e em seus pais acabou por ser positivo em um aspecto: valorização do trabalho dos professores e da escola. Ao mesmo tempo, os pais passaram a ter maior conhecimento sobre a aprendizagem de seus/suas filhos(as) e participação na comunidade escolar.

Os efeitos no aprendizado

Duas crianças lendo um material podem apresentar dificuldades de concentração como impacto das aulas remotas

Como ficou o engajamento e a participação das crianças durante as aulas remotas? De acordo com muitos pais, ruins. O ambiente da casa possui muitas distrações e é um grande desafio manter os estudantes concentrados no que o professor está ministrando. Esse fator é muito prejudicial para seu crescimento.

Em casa, os(as) filhos(as) são estimulados em diversos aspectos, sem dúvidas. Mas o aprendizado a distância afeta o desenvolvimento acadêmico. A interação, a participação e o contato em sala de aula instigam a criança de forma cognitiva, social e afetiva. É, portanto, natural que o aprendizado seja impactado com as aulas remotas.

Para reduzir esses danos, é interessante adotar práticas que ajudam a criança com o ensino a distância.

Os pais que mantêm uma relação próxima conseguem ajudar seus/suas filhos(as) a lidarem melhor com o impacto das aulas remotas. Em breve, estaremos todos juntos novamente.

Quer saber o que fazer para ajudar seu/sua filho(a) com a saúde mental na pandemia? Veja no blog!

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp