Ansiedade em provas: 5 maneiras de controlá-la

A ansiedade em provas é um sentimento muito comum em crianças, jovens e adultos. Os testes, que podem valer a aprovação no vestibular, por exemplo, são momentos muito importantes para o estudante. Afinal, são situações que colocam à prova o conhecimento e o desempenho nos estudos.

No entanto, mesmo sendo corriqueira em todas as idades, a ansiedade pode atrapalhar bastante o resultado final. Por isso, é fundamental aprender a controlá-la. Veja a seguir como fazer isso!

A importância de controlar a ansiedade em provas

Já imaginou passar o mês inteiro estudando para as provas do fim do semestre e ganhar uma nota baixa por causa da ansiedade? Esse misto de desconforto, preocupação e medo é, sim, capaz de trazer resultados ruins para muitos estudantes.

Alguns sintomas comportamentais, mentais e corporais podem ajudar o(a) aluno(a) a identificar esse sentimento. Especialmente em ano de Enem e vestibular, ele pode aparecer com maior frequência. Mas para que não atrapalhe a alcançar o objetivo final, que é a aprovação, você precisa saber controlar a ansiedade em provas.

É provável também que seus familiares consigam reconhecer como ela se manifesta em você. Portanto, dê ouvidos ao seu pai ou à sua mãe caso eles apontem sintomas relacionados a esse sentimento.

E tenha sempre em mente que ficar ansioso(a) em um nível normal não prejudica sua saúde, pois te coloca em alerta e pronto(a) para reagir. No caso dos estudos, a ansiedade em provas, em níveis toleráveis, aumenta sua atenção.

5 dicas para controlar a ansiedade em provas

1. Preparar-se bem para a prova

Adolescentes sentados à mesa redonda estudam em biblioteca como forma de controlar a ansiedade em provas

Para controlar a ansiedade em provas, a preparação é o primeiro passo. Na verdade, a maioria das coisas que fazemos na vida só são bem-sucedidas quando nos preparamos para ela. Isso nos traz segurança na hora de executar uma atividade, inclusive realizar o vestibular.

Mas nada de ficar horas a fio lendo livros das matérias. Uma das partes mais importantes da preparação para as provas é o planejamento. E como fazer um plano eficaz? Veja algumas dicas:

  • • Siga a metodologia proposta pelo colégio, com leitura e exercícios, porque isso é eficaz para o aprendizado;
  • • Estude ao longo dos meses, pois estudar só na véspera da prova não será eficiente;
  • • Inclua em sua rotina as horas destinadas a outras atividades e faça pausas;
  • • Estabeleça metas de horas de estudo diárias;
  • • Não deixe o conteúdo acumular.

Com uma boa preparação, você estará mais tranquilo(a) no dia do exame. Se for o Enem ou um vestibular, lembre-se também de conhecer as regras do edital para controlar a ansiedade. Saiba o que levar, conheça o local previamente e não se atrase.

2. Pedir ajuda em caso de dificuldades

Você costuma pedir ajuda de professores e colegas em caso de dificuldades para assimilar o conteúdo? Além disso, adota a prática de conversar com seus pais quando se sente desanimado? Se sim, essa é uma ótima maneira de controlar a ansiedade em provas. 

O apoio da escola, dos amigos e dos familiares é muito importante para o(a) aluno(a) em momentos decisivos. Ele se sente capaz e otimista, o que ajuda a manter as emoções sob controle. Compartilhar as dificuldades retira o peso das costas, pois todos podem incentivar você a fazer seu melhor. Afinal, é uma etapa a mais de sua vida, e não o fim de uma fase.

3. Manter uma rotina saudável

Para controlar a ansiedade em provas, adolescentes têm momento de descontração e posam para foto em frente ao painel da escola

Excesso de disciplinas, rotina atribulada, atividades extracurriculares. Essa é a realidade de muitos adolescentes e alguns dos motivos de eles apresentarem ansiedade em provas. Qualquer excesso faz mal, pois estressa o corpo e a mente. Por isso, uma das maneiras de controlar as emoções nestas situações é manter uma rotina saudável.

Uma forma eficaz de fazer isso é praticar atividade física. Quando estamos nos exercitando, nosso corpo libera os chamados hormônios da felicidade. Cada um deles possui diversas funções no corpo, mas você precisa saber só de algumas: desestressar, sentir prazer e ficar mais concentrado(a). 

Alternar atividades e descanso é fundamental para qualquer pessoa, mas mais ainda para quem precisa controlar a ansiedade em provas.

Além das práticas físicas, você deve incluir em sua rotina momentos de lazer. Sair com os amigos, ver um filme em família, jogar, se entreter nas redes sociais, o que preferir! 

Por fim, tenha especial cuidado com sua alimentação. Precisamos ter refeições balanceadas para suprir nossas necessidades nutricionais. Você pode estar se sentindo cansado, e isso às vezes é fruto de uma deficiência de algum nutriente. Portanto, procure se alimentar bem o tempo todo. É possível comer de tudo, desde que você saiba balancear (e não tenha nenhuma restrição alimentar).

4. Concentrar-se durante a prova

Você fez uma boa preparação e conseguiu colocar as emoções no lugar com a rotina saudável. Na hora da prova, a ansiedade pode atacar devido ao nervosismo. O resultado é aquele “branco” terrível. 

Nos primeiros sinais de respiração ofegante e mãos suando, respire profundamente. Concentre-se em você e somente na inspiração e na expiração. Esteja presente e, assim que se sentir calmo, volte à prova. Esqueça as distrações externas e coloque em prática toda a sua preparação.

5. Ter autocompaixão

Nossa última dica para controlar a ansiedade em provas é algo que você deve levar para a vida toda: tenha autocompaixão. Nada mais é do que saber que, assim como qualquer pessoa, você pode errar e acertar. Em cada erro, ao invés de se martirizar, se acolha. Uma nova oportunidade surgirá à frente. 

Quando falamos em vestibulares e Enem, isso se torna ainda mais visível. Portanto, pense que o dia da prova é, sim, importante, mas não decidirá o resto da sua vida. Existe uma outra chance logo ali.

Controlar a ansiedade em provas é um desafio que pode ser superado com práticas simples. A combinação de uma rotina saudável e preparação eficaz é o ponto de partida, pois deixa o(a) estudante pronto(a) para o dia do exame. 

E para otimizar ainda mais seus estudos, que tal aprender alguns hábitos para melhorar a redação para os vestibulares?

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp