Culinária na escola: diversão e aprendizado para crianças

Entre as maneiras mais eficientes de se diversificar e estimular o desenvolvimento de crianças no processo pedagógico, estão as atividades incomuns, que fogem das abordagens padrão. Por isso, muitas escolas estão incluindo em sua grade soluções estimulantes, atrativas e mais ativas para desenvolver habilidades importantes. A culinária na escola é um exemplo disso. 

Cozinhar é uma atividade que possibilita aperfeiçoar diversas habilidades ao mesmo tempo. As crianças podem aprimorar matemática, ciências, linguagem, desenvolvimento motor, criatividade, raciocínio lógico e habilidades sociais por meio da culinária na escola. Além disso, esse tipo de tarefa é bastante divertida e acolhedora. 

Para saber mais sobre como a culinária na escola combina diversão com aprendizado, continue a leitura. A seguir, descubra mais sobre os ganhos possíveis para a criança a partir desse tipo de abordagem.

Quais são os benefícios da culinária na escola?

Por meio da culinária na escola, as crianças podem obter diversos benefícios em termos de desenvolvimento de habilidades essenciais e de aprendizado para a vida inteira.

Entre esses, estão:

Desenvolvimento de habilidades motoras e de consciência corporal

Cozinhar oferece às crianças amplas oportunidades para desenvolver a coordenação. Despejar ingredientes de um copo medidor em uma tigela e amassar a massa são apenas alguns dos exemplos de como se divertir com a culinária na escola promove a consciência corporal.

Além disso, preparar alimentos ajuda a desenvolver habilidades motoras por meio de atividades como quebrar ovos, picar, mexer, despejar, cortar, etc. 

Misturar os ingredientes e usar cortadores de biscoitos, por exemplo, são ótimas maneiras de aumentar a força e o controle na atividade motora fina, que é essencial para outras tarefas como escrever, recortar e colorir.

Aprendizado e reforço de conceitos básicos de diferentes áreas

Culinária na escola ajuda a ampliar o vocabulário da criança

A culinária na escola também ajuda a colocar conceitos em prática e a reforçar aprendizados. À medida que as crianças aprendem a quebrar ovos e mexer o molho, por exemplo, elas também adquirem novas habilidades em ciências, linguagem e matemática.

Habilidades matemáticas básicas (“de quantos ovos precisamos?”) e de sequenciamento (“o que vem primeiro … depois … por último?”) podem ajudar o(a) aluno(a) a compreender melhor, por exemplo, como trabalhar com frações (“isso é ¾ de um copo?”).

Cozinhar oferece a oportunidade de aprender também sobre grupos de alimentos e como os vegetais crescem, observar como esses mudam durante o cozimento e outras práticas que facilitam o aprendizado de ciências.

Ainda, contribui para ampliar o vocabulário, por meio de novas palavras em receitas, nomes de ingredientes, métodos de cozimento, etc. 

Com isso, é possível, também, obter melhora do rendimento escolar da criança.

Conscientização sobre desperdício

Com as atividades de culinária na escola, é possível compreender melhor a noção de desperdício. Afinal, o(a) aluno(a) conseguirá enxergar e se conscientizar, na prática, como isso ocorre e maneiras de evitá-lo.

Foco e atenção

Ao cozinhar, as crianças precisam manter o foco e prestar atenção a cada detalhe e etapa. Em uma atividade de culinária na escola, se houver desatenção, a receita poderá não sair conforme o esperado.

Ao perceber claramente essa relação entre causa e efeito, a tendência é de que o(a) aluno(a) se concentre para seguir à risca a receita para cozinhar algo que fique apetitoso. 

Aprendizado sobre alimentação saudável

A culinária na escola permite que as crianças aprendam sobre educação nutricional, como planejar refeições, fazer escolhas alimentares mais saudáveis e o que deve ser evitado (e o motivo para isso).

Autoconfiança

Quando a criança consegue completar uma receita e fazer uma refeição com sucesso, ela sente orgulho e confiança.

Além disso, conforme as crianças cozinham mais, seu nível de independência aumenta, o que, por sua vez, deve elevar sua autoconfiança e melhorar a autoestima.

Desenvolvimento de habilidades sociais

As crianças podem praticar uma quantidade surpreendente de habilidades sociais por meio da culinária na escola.

Colaborar em receitas, preparar e servir refeições, compartilhar utensílios, ajudar um colega, negociar o que será preparado – tudo isso envolve aprender e praticar habilidades essenciais para uma vida social plena.

Resolução de problemas

De certa maneira, as receitas são parecidas com quebra-cabeças. Cada ingrediente e processo se encaixa em uma sequência.

A preparação de alimentos exige que as crianças pensem sobre essa sequência, avaliem como está o progresso e percebam se há algo fora do resultado esperado.

Se algo der errado, ela precisará buscar uma solução para o problema (“será que adicionar mais leite ajuda a melhorar a receita que está com muita farinha?”), por exemplo. E isso proporciona o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas e pensamento crítico. 

Como vimos, a culinária na escola permite que os alunos se divirtam, relaxem, compartilhem bons momentos, melhorem a relação com colegas e professores e, ainda, desenvolvam e aprimorem uma série de conhecimentos e habilidades.

Por isso, é importante escolher um colégio que ofereça atividades fora do padrão, como as práticas de culinária – atividades que estimulam o aprendizado e desenvolvem o(a) aluno(a) de forma integral.

Para compreender mais sobre isso, leia também nosso artigo sobre os benefícios de atividades extracurriculares na escola.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp