Matrículas 2022: por que o Colégio Dona Clara é a escolha certa?

O futuro do seu filho dependerá, em boa medida, da escola em que ele fará parte durante o seu desenvolvimento acadêmico. Afinal, a instituição de ensino tem influência direta na formação integral do aluno. Por essa razão, a escolha do colégio da criança pode gerar diversas dúvidas nos pais, pois é um processo demorado e de decisão extremamente criteriosa. Pensando nisso, hoje falaremos sobre o Colégio Dona Clara.

Ao longo deste artigo, conheça alguns pontos que devem ser considerados pelos pais na hora de escolher a escola do(a) filho(a). Também descubra mais sobre os diferenciais oferecidos pelo Colégio Dona Clara. Acompanhe a seguir.

O que considerar na hora de escolher uma instituição de ensino?

Há alguns critérios relevantes para orientar essa escolha. Entre eles, podemos citar:

Ensino a distância

A pandemia impactou diversos âmbitos da sociedade, inclusive a educação. As aulas presenciais foram suspensas e, como alternativa, diversas escolas passaram a ofertar o ensino a distância.

Esta é uma nova proposta que requer auxílio dos profissionais de educação para que o processo de aprendizagem do estudante não seja prejudicado.

Ademais, mesmo com o retorno das atividades, o cenário segue imprevisível, portanto, investir em uma instituição que oferece a possibilidade de o aluno dar continuidade ao seu aprendizado de forma online é fundamental para contribuir com o seu desenvolvimento.

Metodologia de ensino

Outro fator importante a ser considerado pelos pais e responsáveis é a metodologia de ensino da escola. Afinal, o segmento de educação está em constante evolução, sendo necessário que as instituições acompanhem estas transformações.

Priorizar modelos nos quais o aluno é colocado em um papel de protagonista, participando ativamente da sua aprendizagem, além de garantir que a tecnologia esteja presente no seu processo de desenvolvimento são pontos fundamentais para estimular suas competências e habilidades, preparando o estudante para o mercado de trabalho.

Protocolos de segurança e cuidados durante a pandemia de Covid-19

Para um retorno seguro às aulas presenciais, os pais devem avaliar o planejamento de segurança contra a Covid-19 e os protocolos estipulados pela instituição. O uso obrigatório de máscaras, a disponibilização de álcool em gel 70% e o distanciamento entre os alunos são alguns exemplos a serem observados.

Além disso, é interessante que a escola adicione ao seu planejamento pedagógico as orientações sobre a pandemia, transmitindo informações sobre o contexto social no qual os alunos estão inseridos e estimulando seu entendimento sobre a nova realidade.

Por que o Colégio Dona Clara é a melhor opção?

O Colégio Dona Clara se posiciona neste contexto como uma instituição completa e acolhedora, que prioriza uma educação integral e de qualidade, com propostas diferenciadas e que preparam os alunos para os desafios do século XXI.

Se você quer conhecer mais sobre o Colégio Dona Clara e entender os motivos pelos quais a nossa instituição é a escolha certa para o desenvolvimento de seu/sua filho(a), confira alguns de nossos diferenciais.

Estrutura do Colégio Dona Clara

Estrutura do Colégio Dona Clara com biblioteca

O Colégio Dona Clara possui uma estrutura planejada, que possibilita o aproveitamento dos ambientes da escola para um desenvolvimento acadêmico mais eficiente, favorecendo as experiências lúdicas e holísticas do aluno.

Para isso, estamos divididos atualmente em três unidades, sendo a Unidade I voltada para o Ensino Fundamental Anos Iniciais, a Unidade II para o Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, e a Unidade III para a Educação Infantil.

Nossa estrutura conta com ambientes propícios para a evolução do estudante, como bibliotecas, laboratório de informática, espaço maker, quadras poliesportivas, salas climatizadas, espaços lúdicos, laboratório de Robótica, entre outros.  Além disso, são constantemente realizadas melhorias nos espaços comuns da escola, visando o conforto, a segurança e o desenvolvimento do aluno.

Projetos extracurriculares do Colégio Dona Clara

O compromisso do Colégio Dona Clara é garantir que os alunos desenvolvam suas competências e habilidades com confiança e responsabilidade. Por isso, oferecemos em nosso plano pedagógico diversos projetos extracurriculares que auxiliam o estudante a conhecer suas paixões e fortalecer seus talentos.

O aluno matriculado em nossa escola poderá escolher entre programas como: EMA (Equipe de Matemática Avançada); Capoeira; Música; Literatura Artística; Futsal; Xadrez; Tênis de Mesa e Voleibol.

Ensino em tempo integral

Mais do que um diferencial, o ensino em tempo integral se mostra uma opção que possibilita uma aprendizagem mais completa, enriquecendo o desenvolvimento do aluno.

Entre os benefícios que podemos destacar desta modalidade de ensino, estão: 

  • ● melhor aproveitamento do tempo;
  • ● desenvolvimento social;
  • ● mais tempo para praticar esportes;
  • ● lazer e cultura;
  • ● educação digital e tecnológica; e muito mais.

Educação bilíngue

Buscando capacitar os nossos alunos a se posicionarem com autonomia e protagonismo no século XXI, priorizando o ensino de línguas em um ambiente acadêmico, o Colégio Dona Clara desenvolveu uma parceria com a Cambridge University Press, adquirindo o selo Cambridge University Press Educacional Partner.

O objetivo desta parceria é garantir que os nossos alunos, do 1º Período até o Ensino Médio, tenham contato com a língua inglesa durante toda a educação básica, favorecendo a preparação para o ENEM e os vestibulares. Dessa forma, atuamos no desenvolvimento de profissionais mais capacitados para um mundo cada vez mais globalizado.

Projetos sociais do Colégio Dona Clara

Por meio dos projetos sociais promovidos pelo Colégio Dona Clara, a instituição aproxima seus alunos a diferentes aspectos comunitários, visando transmitir conhecimento sobre adversidades e estimular a empatia, compaixão e o comprometimento do indivíduo com o contexto em que está inserido.

Entre as iniciativas incentivadas pela instituição, destacamos a campanha do agasalho, a arrecadação de alimentos, a disponibilização de ração e água para animais de rua; a educação ambiental — estimulando o plantio de sementes e ensinando sobre a conscientização a respeito do meio ambiente — entre outras.

Propostas de ensino

Colégio Dona Clara com parcerias para uma proposta de ensino inovadora

Para cada nível de ensino, o Colégio Dona Clara dispõe de metodologias específicas para o desenvolvimento adequado de seus alunos, além de contar com parcerias eficientes nesse processo de aprendizagem.

Na Educação Infantil, por exemplo, a instituição investe em um espaço planejado para despertar sonhos. Em ambientes lúdicos, nos quais a criança é estimulada a desenvolver sua imaginação, os alunos fazem parte de iniciativas como O Líder em Mim — projeto de habilidade socioemocional que visa incentivar o espírito de liderança do aluno — e parcerias de sucesso com grandes entidades, como: educação bilíngue, em colaboração com a Cambridge University Press, tecnologia aliada ao aprendizado, por meio do Google For Education, musicalização e cozinha experimental.

O Ensino Fundamental, por sua vez, é dividido em I (Anos Iniciais) e II (Anos Finais). Sendo assim, eles apresentam propostas distintas, mas complementam o processo de aprendizagem do aluno. Os Anos Iniciais são focados em oferecer um ensino prazeroso e eficiente, estimulando o pensamento crítico e sua capacidade de perguntar, questionar, argumentar, interagir, etc.

O projeto O Líder em Mim e a Educação Bilíngue fazem parte do plano, além do ensino de robótica em parceria com a Lego Education, e da tecnologia aliada ao aprendizado por meio do Google For Education e da Estação N — feira de ciências da Netflix.

Já os Anos Finais visam a transformação pelo conhecimento, oferecendo espaços inovadores e diferenciados de aprendizagem. Além dos programas citados acima, o Ensino Fundamental Anos Finais também conta com jogos de integração, educação financeira (a partir do 9º ano), parceria com a Junior Achievement — projeto miniempresa — e a Calma Mente — iniciativa do serviço de Psicologia Escolar do Colégio Dona Clara.

Para finalizar, temos o Ensino Médio, imerso em inovações para o futuro, fazendo com que os alunos aprendam a conhecer, refletir e atuar sobre a realidade.

Além dos projetos citados, os adolescentes também contam com iniciativas como o ENEM Talks — idealizado pela instituição para oferecer uma oportunidade de estudar os conteúdos para o ENEM de forma inovadora e diferenciada — e Live das Profissões — criada com a finalidade de garantir que os estudantes conheçam as profissões por meio de lives com profissionais atuantes do mercado de trabalho.

Acolhimento e relação próxima com a família

Um dos principais motivos para escolher o Colégio Dona Clara é a proposta acolhedora e a relação com a família dos alunos. A partir de uma educação humanista, a instituição acompanha de perto o desenvolvimento do estudante e colabora com a sua formação integral, além de aproximar a família do ambiente escolar.

Para isso, a comunicação aberta e direta dos educadores com os familiares é um ponto defendido pela nossa instituição e colocado em prática em todas as unidades do Colégio Dona Clara. 

Agora que você já conhece os motivos para matricular seu/sua filho(a) no Colégio Dona Clara, que tal agendar uma conversa e garantir a sua vaga? Acesse a nossa página de admissão de matrículas de 2022 e registre o seu interesse!

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp