A importância da amizade para o desenvolvimento das crianças

Quando falamos do desenvolvimento das crianças, é fundamental ressaltar a importância da amizade na infância. Afinal, nesta fase, as habilidades socioemocionais estão surgindo, sendo centrais para que, no futuro, a criança tenha relações saudáveis e consiga conviver bem em sociedade.

A família representa os primeiros laços afetivos na vida das crianças, seguida pela escola, que ajuda a ampliar a visão de mundo e a expandir as oportunidades e os tipos de interações interpessoais.

Continue a leitura para descobrir mais sobre a importância da amizade na infância e confira dicas para incentivar seu/sua filho(a) a fazer novos amigos.

Qual é a importância da amizade na infância para o desenvolvimento das crianças?

Importância da amizade na infância

As amizades desenvolvidas durante a pré-escola e nos primeiros anos de escola fornecem às crianças contextos valiosos para aprenderem e praticarem habilidades relacionadas ao seu desenvolvimento social, cognitivo, comunicativo e emocional.

Mas a importância da amizade nesse período é ainda mais abrangente, podendo representar diversos benefícios para a criança. 

Ganhos para a saúde mental das crianças e para seu aprendizado

As amizades beneficiam as crianças criando sentimentos de pertencimento e de segurança, que contribuem para reduzir o estresse e a ansiedade que podem surgir nas primeiras interações sociais.

E, com isso, quando as crianças estabelecem amizades fortes, elas tendem a desenvolver uma autoestima mais alta, reduzindo sentimentos como solidão e tristeza, o que favorece sua capacidade de comunicação, atenção e concentração na escola.

Amizades são sistemas de apoio

Há momentos em que as crianças precisam de um suporte além daquele fornecido pelos pais e responsáveis, especialmente a partir da interação com pessoas fora do núcleo familiar. 

Assim, seus amigos se tornarão um ótimo sistema de apoio para a criança se sentir amparada, querida, tirar dúvidas e compartilhar suas ideias e inquietações.

E ter essa rede ajudará a criança a lidar com as novidades e transições típicas dessa etapa da vida, algo essencial para o desenvolvimento de mecanismos de enfrentamento saudáveis.

Estímulo ao desenvolvimento socioemocional

Para as crianças, fazer amigos é uma parte vital do crescimento e essencial para o seu desenvolvimento social e emocional.

Atributos como competência social, altruísmo, negociação, empatia, habilidade para lidar com conflitos e divergências de opiniões estão todos positivamente correlacionados a ter amigos.

Desenvolvimento da personalidade da criança

Estudos mostram que as amizades permitem que as crianças aprendam mais sobre si mesmas e desenvolvam sua própria identidade, demonstrando a importância da amizade para estimular o autoconhecimento da criança.

Como os pais podem incentivar as amizades das crianças?

Importância da amizade e como pais podem incentivar

É importante que os pais e responsáveis também auxiliem de modo saudável seu/sua filho(a) a criar e manter boas relações de amizade na infância.

Para isso, você pode:

Incentivar amizades que sejam importantes para a criança

Se a criança estabelecer um relacionamento importante que traz alegria, apoie-a, mesmo que seu amigo frequente uma escola diferente. Por exemplo, se seu/sua filho(a) tem amigos da pré-escola que agora estão matriculados em uma outra instituição, converse com os pais para agendar um horário para eles brincarem em casa.

Mesmo que esses encontros não sejam tão frequentes, isso ajuda as crianças a manterem a amizade, a se sentirem conectadas e ampliarem seu círculo de amizades.

Ajudar a criança a desenvolver habilidades sociais positivas desde cedo

Auxilie seu/sua filho(a), desde cedo, a compreender a importância de socializar, levando em consideração os sentimentos dos outros e ouvindo desejos e opiniões diferentes das suas.

Isso ajudará a criança a fazer amizades, a lidar com desafios em suas interações e a desenvolver competências sociais.

Respeitar a personalidade da criança

Falamos sobre a importância da amizade para o desenvolvimento dos indivíduos, entretanto, essas relações devem ser incentivadas e construídas de forma positiva, deixando a criança ser ela mesma.

Assim, busque não comparar, por exemplo, as habilidades e o número de amigos dos irmãos ou de outras crianças que você conhece. O importante é celebrar a personalidade única de seu/sua filho(a) e ajudá-lo(a) a vencer suas questões internas, sem sobrecarregar ou tornar o processo de formação de novas amizades mais desgastante.

Para ajudar, leve a criança a locais que sejam de interesse dela, como parques, museus e shoppings, e estimule a prática de atividades extracurriculares, que proporcionam um cenário favorável para que ela encontre amigos que compartilham dos mesmos interesses.

Ouvir a criança

Estar disponível para ouvir e amparar é fundamental. A infância é um dos estágios de desenvolvimento mais desafiadores.

Por isso, apoie seu/sua filho(a) e converse sobre situações difíceis à medida que elas surgem. Seja gentil, ofereça sempre apoio e orientação, e demonstre que a criança pode contar com você também para tirar dúvidas e obter suporte para fazer e manter suas amizades. 

Agora que você sabe mais sobre a importância da amizade para as crianças, descubra, também, como as brincadeiras são positivas para o desenvolvimento infantil

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp