Colégio Dona Clara: educação bilíngue para um mundo globalizado

Ser bilíngue nos dias de hoje é uma necessidade que se manifesta cada vez mais cedo, em um mundo globalizado e transfronteiriço. Com isso, pais e responsáveis que querem proporcionar a melhor educação para os filhos têm buscado alternativas para que a criança tenha a oportunidade de aprender um segundo idioma. No entanto, nem sempre os pais sabem qual é a forma mais eficiente de fazer isso. Nesse caso, é importante conhecer a proposta do Colégio Dona Clara.

O Colégio Dona Clara oferece uma educação bilíngue, que ensina os alunos de maneira eficiente e os auxiliam no desenvolvimento de competências linguísticas no idioma inglês.

Para compreender mais sobre a importância da educação bilíngue e conhecer a proposta do Colégio Dona Clara, continue a leitura.

Como a educação bilíngue pode auxiliar no processo de aquisição da linguagem e autonomia em um novo idioma?

A educação bilíngue é a forma mais assertiva de promover a aquisição de competências linguísticas em um segundo idioma desde cedo. Por meio dela, a criança tem contato de modo orgânico, imersivo e contextualizado com a língua estrangeira, o que potencializa ainda mais o seu aprendizado.

Dessa forma, com o intuito de auxiliar no processo de desenvolvimento das habilidades sociais, linguísticas e cognitivas, o ensino bilíngue tem sido cada vez mais procurado em escolas brasileiras.

A naturalidade que o bilinguismo oferece para a maneira como o indivíduo se comunica com o mundo é um dos maiores pontos positivos dessa abordagem. 

Assim, o processo de aquisição de linguagem torna-se muito mais simples e efetivo quando duas línguas são utilizadas de um jeito natural no cotidiano da criança, que se sentirá mais autônoma e segura na prática do novo idioma.

Por que é importante estimular o aprendizado de um segundo idioma desde cedo?

Estímulo desde cedo ao bilinguismo no Colégio Dona Clara

A educação bilíngue é uma maneira de promover o contato com uma segunda língua desde cedo. E isso traz diversos benefícios para a criança.

Um dos mais claros é a facilidade que as crianças têm de aprender e dominar um novo idioma. Entre os motivos para isso, está o fato de que as crianças que aprendem outro idioma antes dos cinco anos usam a mesma parte do cérebro utilizada para aprender a sua língua materna. Além disso, os alunos mais jovens também não são inibidos pelo medo de cometer erros, o que costuma ser um obstáculo para o aprendizado tardio de um novo idioma.

Outro ganho potencial é que aprender um segundo idioma pode aumentar a capacidade de resolução de problemas do aluno, seu pensamento crítico e compreensão auditiva, além de melhorar a memória e a sua capacidade de concentração. 

Crianças que são expostas desde cedo a outras línguas também desenvolvem com facilidade atitudes mais positivas em relação às culturas associadas a essas línguas. A experiência de aprender um idioma os apresentam ao mundo de maneiras que, caso contrário, não teriam experienciado.

Por que a educação bilíngue é um diferencial?

Educação bilíngue do Colégio Dona Clara em um mundo globalizado

No mundo globalizado de hoje, aprender a se comunicar de maneira eficaz com pessoas de diferentes origens culturais é extremamente importante. E isso deverá ser maximizado quando a criança crescer e iniciar sua jornada profissional.

A capacidade de falar vários idiomas será cada vez mais essencial para o sucesso na economia global. Por isso, a abordagem bilíngue na educação tem se mostrado extremamente benéfica para o futuro dos alunos.

À medida que as comunidades em todo o mundo se tornam mais interconectadas, a habilidade de falar idiomas estrangeiros assume uma importância crescente. O bilinguismo é cada vez mais central para se ter sucesso e atuar em um mundo no qual as barreiras linguísticas tornaram-se mais tênues.

Dessa forma, profissionais bilíngues elevam a sua empregabilidade e atratividade em um mercado de trabalho altamente globalizado. 

Como a educação bilíngue do Colégio Dona Clara prepara o aluno para o mundo globalizado?

Com um programa bilíngue desenvolvido em parceria com a Cambridge University Press, o Colégio Dona Clara entende que preparar o aluno para atuar ativamente em um mundo que busca por profissionais cada vez mais capacitados — inclusive linguisticamente, é fundamental.

Dessa maneira, o Colégio Dona Clara oferece a oportunidade de desenvolver, desde cedo, as quatro habilidades linguísticas essenciais (leitura e compreensão de texto; produção escrita, compreensão auditiva e produção oral) para um futuro brilhante no qual cada aluno consiga comunicar-se de maneira efetiva em dois idiomas, com naturalidade, assertividade e segurança.

Por esse motivo, a metodologia de ensino do Colégio Dona Clara proporciona um processo de aprendizado ideal a cada fase do aluno, garantindo que ele consiga absorver os conteúdos e imergir em uma nova cultura. Além disso, as abordagens pedagógicas, compatíveis com cada faixa etária, despertam um interesse maior e facilitam o aprendizado de forma integral.

Com isso, a educação bilíngue do Colégio Dona Clara oferece a oportunidade de a criança falar e compreender duas línguas: a sua língua materna (L1) e uma segunda língua (L2): o inglês.

Isso se dá desde o início dos estudos até a conclusão do Ensino Médio, em uma carga horária adequada para o aprendizado, da seguinte forma:

  • Educação Infantil: duas aulas semanais;
  • Fundamental 1 e Fundamental 2: três aulas semanais;
  • Ensino Médio 1ª e 2ª Série: três aulas semanais;
  • Ensino Médio 3ª Série: duas aulas semanais (com foco no Enem).

Para saber mais sobre a educação bilíngue e a proposta do Colégio Dona Clara, entre em contato conosco e conheça a nossa abordagem desenvolvida para promover uma formação integral e preparar efetivamente os alunos para os desafios do século XXI.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp