Áreas de conhecimento do Novo Ensino Médio: como ajudar seu filho a escolher?

O Novo Ensino Médio trouxe diversas mudanças para os estudantes, professores, pais e responsáveis. Com o objetivo de deixar os jovens mais preparados para a vida prática e a sua futura carreira, a proposta do Novo Ensino Médio resultou em significativas transformações estruturais nos currículos.

Naturalmente, as novidades podem deixar os estudantes inicialmente inseguros, já que as escolhas que terão de fazer agora podem impactar em diversas áreas de suas vidas, principalmente seu futuro profissional.

Neste momento, fornecer apoio aos jovens é fundamental para que eles se sintam tranquilos e confiantes para iniciarem esta nova etapa.

Para oferecer suporte aos filhos nesta fase de transição, é importante compreender mais sobre as principais mudanças que impactarão sua formação escolar. Um exemplo disso são as áreas de conhecimento do Novo Ensino Médio. Então, continue a leitura para entender mais sobre essa novidade.

Quais são as principais mudanças trazidas pelo Novo Ensino Médio?

Principais mudanças trazidas pelo Novo Ensino Médio

As mudanças ocasionadas pela implementação do Novo Ensino Médio têm como foco principal ajudar a preparar os jovens para seu futuro em sociedade e para o mercado de trabalho. Por isso, a proposta foi criada para trazer um caráter mais técnico e profissionalizante para esta etapa da educação básica.

Isso porque as alterações no novo currículo vão permitir que os estudantes aprofundem seu desenvolvimento não em matérias específicas, mas em quatro áreas de conhecimento, além de obterem uma formação técnica e profissional.

Dessa forma, após a conclusão do curso, além do seu diploma de formação, o aluno também receberá um certificado do curso técnico ou profissionalizante que escolheu realizar.

Outro ponto importante que os pais devem saber é que haverá uma ampliação da carga horária. Se, antes, ela era de 2.400 horas, agora, será de 3.000 horas.

Desse total, 1.800 horas serão destinadas para o estudo de matérias obrigatórias de quatro áreas de conhecimento, como Matemáticas e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. O restante, 1.200 horas, serão reservados para a Formação Técnica e Profissional. 

Como funcionarão as disciplinas em relação às áreas de conhecimento?

Como funcionarão as disciplinas no Novo Ensino Médio

Esta é uma dúvida bastante comum e que pode preocupar pais e alunos. Entretanto, saiba que as disciplinas básicas do Ensino Médio continuarão as mesmas: Português; Literatura; Inglês; História; Geografia; Filosofia; Sociologia; Artes; Biologia; Química; Física; e Matemática.

No entanto, no Novo Ensino Médio, elas não serão avaliadas isoladamente, mas de forma integral nas áreas de conhecimento, chamadas de cinco itinerários formativos: 

  • • Matemáticas e suas Tecnologias; 
  • • Linguagens e suas Tecnologias; 
  • • Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 
  • • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Os itinerários formativos podem ser escolhidos no momento da matrícula, com foco na área em que o estudante deseja se aprofundar.

Como ajudar o seu filho a escolher os itinerários formativos e as áreas de conhecimento?

Antes, os alunos eram obrigados a estudar as mesmas matérias do currículo base escolar. Agora, com as alterações, eles terão a oportunidade de cumprir o tempo de estudo mínimo comum de todas as áreas, porém com uma parte mais flexível, que são os itinerários formativos.

Para que o aluno tome a decisão correta, é fundamental contar com o apoio dos pais no momento de escolha, além de levar em consideração as orientações compartilhadas pela escola.

Entre as maneiras de ajudar os filhos nesta deliberação, destacamos:

Proponha um estudo conjunto sobre cada área de conhecimento

Como é normal os filhos terem dúvidas, uma iniciativa muito útil é propor a eles uma avaliação conjunta sobre o que compõe cada área de conhecimento, quais são as perspectivas profissionais associadas a elas e como identificar as preferências do(a) adolescente para você orientar qual a melhor decisão.

Explique sobre como é importante estar preparado para as mudanças

Converse com seu/sua filho(a) sobre como as mudanças podem contribuir para uma melhor escolha para o seu futuro profissional. Será uma oportunidade de saber qual área há mais interesse e como as competências do(a) adolescente poderão ser capacitadas e lapidadas.

Ofereça apoio e incentivo diante das preferências do jovem

A adolescência é uma fase desafiadora para os estudantes. Este é um período repleto de transformações e tomadas de decisões importantes.

Assim, uma das maneiras de apoiar os filhos nesta resolução é demonstrar que você está aberto ao diálogo e pronto para auxiliá-los com pesquisas e ponderações.

Ainda, à medida que o(a) jovem demonstrar suas preferências de áreas de conhecimento, cursos profissionalizantes e carreiras, apoie a sua escolha. Isso ajudará a fortalecer os laços entre vocês e irá fazer com que ele(a) sinta mais segurança e confiança para trilhar sua jornada e, quando precisar, contar com o seu amparo.

Além de preparar os filhos para as escolhas relevantes do Novo Ensino Médio, escolher um colégio que ofereça uma proposta inovadora e enriquecedora para o seu aprendizado também é essencial. Por isso, conheça a proposta do Colégio Dona Clara para o Novo Ensino Médio.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp