Aluno do futuro: quais habilidades é importante desenvolver?

As habilidades e exigências necessárias para conviver em sociedade em um mundo globalizado e atuar no mercado de trabalho estão mudando continuamente. Isso faz com que surja um novo perfil de aluno do futuro.

Para suprir suas necessidades, a escola exerce um importante papel na formação do cidadão que ele se tornará. Isso vai além da preparação para as provas e o vestibular – envolve, também, o desenvolvimento e o aprimoramento de habilidades essenciais para que os jovens se tornem adultos capacitados para o mercado de trabalho e para contribuírem com sua comunidade.

Para saber mais sobre o tema, continue a leitura. A seguir, você conhecerá mais sobre as habilidades que o aluno do futuro deve desenvolver.

5 habilidades fundamentais para o aluno do futuro

Embora seja importante que a escola proporcione o ensino de um conjunto de conhecimentos básicos, cada vez mais ela tem também o papel de ajudar os estudantes a desenvolverem competências e habilidades mais abrangentes e que desempenham um papel vitalmente significativo no sucesso do aluno na escola e na vida.

Portanto, é primordial optar por uma escola que ajude a preparar o aluno para atuar no “mundo real”, para ter uma vida e um futuro profissional produtivos e bem-sucedidos.

Entre essas habilidades essenciais para o aluno do futuro, destacamos: 

1. Comunicação

No mundo em rápida transformação, as habilidades de comunicação são cada vez mais importantes para o profissional se manter competitivo no mercado de trabalho de hoje e de amanhã.

Embora todos tenhamos algum nível dessa habilidade, as necessidades atuais e futuras são mais abrangentes, e estar pronto para elas pode ser algo crucial para aumentar significativamente o sucesso do aluno do futuro.

De acordo com o grande investidor e empresário americano, Warren Buffett, aprender habilidades de comunicação, como falar em público, está entre as principais competências para o sucesso – não apenas no mundo dos negócios, como, também, em todos os outros âmbitos da vida.

2. Habilidade digital

aluna mexendo no computador

As habilidades digitais avançadas são essenciais para o aluno do futuro. À medida que a tecnologia se torna mais integrada à nossa vida e indispensável no mundo dos negócios, dominá-la será primordial para o sucesso profissional do estudante.

Nesse contexto, não basta apenas ter habilidades básicas em informática. Os empregadores exigirão que os candidatos tenham amplo conhecimento sobre diversas tecnologias e suas aplicações, utilizando-as de modo criativo e produtivo para agregarem valor ao negócio.

3. Inteligência emocional

sala de aula para desenvolver habilidades

Ao mesmo tempo que o mundo se torna mais high tech, a tendência é que ele seja, ainda, mais high touch – isto é, que o toque humano e a atuação mais humanizada também norteiem a vida em sociedade e o mercado de trabalho.

Portanto, para o aluno do futuro, será essencial desenvolver a inteligência emocional e capacidade de lidar de modo eficaz com as emoções e gerenciá-las, e criar relações apropriadas e ter empatia pelo próximo.

4. Pensamento crítico e resolução de problemas

O aluno do futuro deverá ter a habilidade de resolução de problemas bem desenvolvida, sendo capaz de analisar situações de diferentes ângulos e formular suas próprias soluções para elas, de modo crítico e deliberativo.

Independentemente da área, profissão ou carreira, a capacidade de pensar criticamente e agir rapidamente será indispensável para o sucesso no mercado de trabalho.

5. Habilidade de adaptação

Pense em como o mundo mudou nos últimos anos e em como as transformações ocorrem de maneira cada vez mais acelerada. Futuramente, isso deverá ser algo ainda mais acentuado.

Assim, será exigido que o aluno do futuro apresente adaptabilidade, sendo flexível e aberto a novos aprendizados e desafios.

Muitas das profissões de hoje não existirão daqui a alguns anos. De fato, estima-se que aproximadamente 65% das crianças iniciando a educação básica estarão empregadas em posições que ainda não existem atualmente.

Portanto, a rápida capacidade de adaptação será importante para que o aluno garanta sua empregabilidade e progresso de carreira diante das mudanças frequentes de cenário e exigências do mercado de trabalho.

Como vimos, há diversas habilidades importantes para o aluno do futuro. Entre elas, as competências socioemocionais mostram-se cada vez mais essenciais na formação de um cidadão responsável e capaz de exercer um papel ativo e positivo na sociedade. Para saber mais sobre esse assunto, confira também o conteúdo: “Competências socioemocionais: como elas impactam o futuro profissional?”.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp