Mercado de trabalho: como os pais podem preparar os filhos?

O mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico e competitivo. Por isso, é importante que os pais, desde cedo, ajudem a preparar os filhos para as vivências como futuros profissionais.

Isso porque, quando o jovem estudante é estimulado a desenvolver habilidades, competências, atitudes e valores, ele terá uma base mais consistente e sólida para conquistar, por exemplo, oportunidades de trabalhar nas empresas desejadas e ter sucesso na carreira profissional.

Dessa forma, assim como a escola precisa agir ativamente nesse processo, os pais e responsáveis também devem apoiar o estudante neste desenvolvimento. Quando a parceria entre os pais e a instituição de ensino é eficiente e constante, otimiza-se ainda mais o aperfeiçoamento do aluno.

Nesse contexto, o cenário ideal é que o ensino escolar seja favorável à formação integral dos alunos, enquanto os pais incentivam e estimulam o aprendizado de forma prática, complementar, acolhedora e abrangente, fornecendo-se, assim, um apoio e preparo mais completo para a atuação em sociedade e para o mundo laboral.

Acompanhe a leitura e veja dicas de como ajudar a preparar seus filhos para o mercado de trabalho.

5 Dicas para preparar os filhos para o mercado de trabalho

Estamos diante de uma revolução tecnológica que mudará nosso mundo tanto quanto a revolução industrial transformou os séculos XVIII e XIX. Essas transformações impactarão tudo, desde questões sociais e geopolíticas até o mercado de trabalho. 

Já há uma série de tecnologias contemporâneas que têm nos possibilitado novas oportunidades e desafios. Isso inclui robótica, computação em nuvem, Inteligência Artificial (IA), blockchain, Internet das Coisas (IoT), impressão 3D, dentre muitas outras…

A maior velocidade e conectividade no futuro mudarão as exigências de como as próximas gerações de profissionais atuarão, irão se relacionar, colaborar, aprender e viver, além dos empregos que terão.  

Devido a isso, além da preparação proporcionada pela escola, é muito importante que pais e responsáveis apoiem e estimulem os filhos para estarem prontos para atuarem neste cenário futuro. Entre as iniciativas para isso, podemos destacar:

1. Estimule seu/sua filho(a) a ter gosto pelo aprendizado contínuo

alunas aprendendo habilidades para o mercado de trabalho

Uma das maiores lições que os pais podem ensinar aos jovens é que aprender é uma atividade para toda a vida. Encorajá-los a seguir suas paixões, ter curiosidade, experimentar a criatividade e encontrar prazer na exploração de novos interesses e conhecimentos é uma ótima maneira de começar.

Lembre-se de que, no passado, boa parte dos empregos eram estáticos, com requisitos fixos de habilidades e um caminho claro para se progredir na carreira. Isso está mudando.

As carreiras estão se tornando fluidas e formadas por diferentes projetos e experiências. No futuro, os profissionais terão que se reinventar continuamente e precisarão estar preparados e abertos para, inclusive, mudar totalmente de área ou função.

Para fazerem isso, será preciso que eles tenham gosto pelo aprendizado e saibam como adquirir continuamente novos conhecimentos e habilidades.

Assim, para ajudar a preparar os jovens para essa realidade do mercado de trabalho, oriente seus filhos e dê-lhes espaço para explorar, criar e inovar, incentivando seus projetos. Quanto mais inspirados e motivados eles estiverem, mais o potencial cresce e o aprendizado torna-se algo natural e desejado. 

2. Auxilie o jovem a ampliar seus horizontes

As empresas estão aderindo cada vez mais a modelos de trabalho remoto ou híbrido e a formas de atuação colaborativas e transfronteiriças, com membros de suas equipes espalhados pelo mundo. 

Assim, é bastante provável que seu/sua filho(a) acabe trabalhando com pessoas de diferentes origens e culturas.

Para prepará-lo(a) para isso, é importante oferecer oportunidades para aprender a respeitar e apreciar diferentes culturas, além de falar outros idiomas, sobretudo o inglês. Matriculá-lo(a) em uma escola que forneça educação bilíngue pode ser uma ótima forma de atingir esse objetivo.

3. Fomente as habilidades de liderança

Habilidades relacionadas à liderança, como tomada de decisões, estabelecimento de metas, comunicação confiante, negociação e planejamento são cada vez mais requeridas no mercado de trabalho.

Em casa, pais e responsáveis podem atribuir pequenas responsabilidades, promover atividades, jogos e esportes, e incentivar hobbies que ajudem na aquisição e no aprimoramento dessas habilidades. 

4. Incentive o trabalho em equipe

jovem aprimorando suas habilidades

No futuro, o trabalho se tornará ainda mais multidisciplinar e envolverá novas formas de atuação em equipe. Por isso, para os filhos terem sucesso neste mercado de trabalho futuro, é preciso incentivá-los a praticar atividades que desenvolvam suas habilidades de atuar colaborativamente.

Tais atividades incluem participação em uma equipe esportiva, voluntariado na comunidade, prática de atividades extracurriculares na escola e tantas outras que permitam uma experiência conjunta com outros jovens, em busca de um objetivo em comum e do desenvolvimento de habilidades importantes para performar bem em times e grupos.

5. Apoie as escolhas dos filhos

Desde cedo, é essencial proporcionar uma autonomia crescente e responsável ao processo de tomada de decisões de seu/sua filho(a). Entretanto, isso não significa manter-se distante das escolhas que ele(a) fizer, especialmente na adolescência.

Desde a opção pelas áreas de conhecimento do Novo Ensino Médio até a realização de atividades extracurriculares, demonstre que você está disponível para ajudar a tomar a melhor decisão.

Para isso, é preciso considerar, por exemplo, a interseção de três elementos: coisas nas quais o filho é bom, o que ele gosta de fazer e oportunidades profissionais do mercado de trabalho.

Ao longo deste artigo mostramos diversas maneiras de ajudar na preparação dos jovens para o futuro.

Além das abordagens apresentadas, é importante apoiar o desenvolvimento de competências socioemocionais. Elas devem ser trabalhadas em conjunto entre a escola e a família, pois impactam o futuro profissional do jovem e o ajudará a superar os desafios do mercado de trabalho.

Para compreender mais a respeito desse tema, leia nosso conteúdo sobre como as competências socioemocionais impactam o futuro profissional

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp