Como criar e manter uma rotina de estudos?

Foco, priorização e dedicação são fatores essenciais para otimizar o aprendizado e seus resultados. É por isso que criar e manter uma rotina de estudos eficiente pode ser algo tão benéfico.

Entre os ganhos potenciais de se seguir uma rotina de estudos consistente, estão um desempenho cada vez melhor no colégio e uma preparação eficiente para o vestibular ou provas como o ENEM, contribuindo de forma geral para o sucesso do estudante.

Veja agora dicas essenciais para estipular e manter uma rotina de estudos e obter esses benefícios.

7 dicas para desenvolver e seguir uma boa rotina de estudos

Conheça algumas práticas simples e eficientes para criar uma rotina de estudos e prosseguir com o que foi planejado.

1. Monte um cronograma de estudos

Um cronograma de estudos é um planejamento estruturado de seus horários de estudo, aulas, atividades extracurriculares – equilibrando tudo com os demais afazeres, como momentos de descanso, lazer, atividades em família, etc. 

Há um ditado que diz que quem falha em se preparar está se preparando para falhar. Ao fazer e seguir um cronograma de estudos, você estará se planejando para o sucesso em seu desenvolvimento e aprendizado, garantindo que você consiga cobrir todas as matérias e conceitos necessários e nenhuma atividade ou avaliação futura seja esquecida.

2. Defina metas SMART

Para que sua rotina de estudos facilite a obtenção dos melhores resultados, torne suas metas SMART: 

  • • S (específicas);
  • • M (mensuráveis);
  • • A (alcançáveis);
  • • R (relevantes);
  • • T (temporais, ou seja, com prazos definidos).

Isso ajudará a garantir a sua motivação ao seguir a rotina de estudos e a buscar metas que se alinhem aos seus prazos, necessidades e objetivos de aprendizado.

3. Comece a priorizar suas atividades

alunos estudando para manter a rotina de estudos

Com as metas SMART estabelecidas, busque priorizar suas tarefas para atingir o que foi definido. 

Você pode utilizar uma escala de classificação de 1 a 5, em que 1 é “nada importante” e 5 é “muito importante” para categorizar seus compromissos e prazos. 

É essencial ser realista e objetivo(a) nessa hora. Por exemplo, se você está aprendendo um novo assunto em Física e essa disciplina não é seu forte, porém, é prioritária para as suas metas, reforços e exercícios sobre essa matéria podem ser priorizados em sua rotina de estudos.

4. Utilize uma forma de organização eficiente para você

Uma rotina de estudos fixada no armário e detalhada em um aplicativo ou, mesmo, em um planner: há diversas maneiras de formalizar e manter visível o que precisará ser seguido.

Portanto, escolha uma ou mais soluções que funcionem melhor para você e que facilitem a continuidade das tarefas propostas.

5. Escolha um local ideal para estudar em casa

aluna mantendo a rotina de estudos

Seguir sua rotina de estudos será mais fácil se você tiver um espaço próprio para isso. Busque não utilizar ambientes voltados ao lazer ou que tenham estímulos que possam ser convites à procrastinação e às distrações.

Além disso, certifique-se de ter uma mesa, cadeira e equipamentos adequados para os seus momentos e atividades de estudo.

6. Estruture seu tempo de estudo

Se você costuma se sentir esgotado(a) após estudar por um tempo e simplesmente não consegue se motivar a continuar com sua rotina de estudo, talvez precise reestruturar a maneira como exerce essa atividade.

Para isso, você pode adotar pausas entre as tarefas, utilizando métodos como a Técnica Pomodoro, por meio da qual você deve estudar por períodos como 25 minutos e, então, fazer uma pausa de 5 minutos, e depois retomar o que foi planejado, e assim por diante.

7. Cuide da sua saúde física e mental

Nenhuma rotina de estudos será benéfica e proveitosa se ela levar ao esgotamento. Por isso, lembre-se de tomar cuidados que permitam manter o equilíbrio em seu dia a dia, a sua saúde física e o bem-estar mental e emocional.

Praticar atividades físicas, socializar, adotar uma alimentação nutritiva e ter boas noites de sono são alguns hábitos que podem ajudar nisso. Nesse sentido, é importante entender que as pausas e os momentos de lazer são essenciais para manter-se motivado(a).

Ao longo do texto, mostramos que criar e seguir uma rotina de estudos pode trazer excelentes resultados. Há algumas iniciativas e práticas que são aliadas para isso e que ajudarão a promover a motivação e a disciplina para cumprir o que foi estabelecido.

No entanto, essa rotina pode sempre ser repensada, de modo a se alinhar continuamente aos seus objetivos, estilo de aprendizado e dia a dia. 

Para você continuar se aprimorando, confira este outro artigo: “Plano de estudos: 5 passos para criar o seu”. 

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp