Educação Infantil: como ajudar o seu filho na transição escolar

A etapa de transição escolar da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é um momento repleto de desafios e descobertas na vida da criança.

É nessa importante fase que as brincadeiras e dinâmicas da Educação Infantil vão gradativamente dando espaço para a inserção de uma rotina de estudos mais estruturada, com novos objetivos de aprendizado e avaliações periódicas.

Por tudo isso, essa passagem é, sem dúvidas, desafiadora para os alunos. E o apoio dos pais é essencial para que a adaptação ocorra de forma rápida e assertiva.

Acompanhe a leitura para saber como auxiliar seus filhos nesse momento tão importante.

4 maneiras de ajudar os filhos na transição escolar

Maneiras de ajudar na transição escolar da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

Começar o Ensino Fundamental é dar um passo decisivo na vida de estudante. O aluno que vem da Educação Infantil irá encontrar um espaço físico diferente, será apresentado a novos regulamentos e dinâmicas na rotina escolar, e precisará aprender a ter um comprometimento cada vez maior com a sua própria educação.

As relações interpessoais passam por mudanças nessa fase, com novos colegas e mais professores com os quais o aluno irá interagir diariamente. É o momento também para aprendizados novos, que serão importantes marcos na vida escolar, como a alfabetização. 

Com todas essas mudanças, é essencial que o aluno aprenda que desafios fazem parte da sua rotina e que é possível superá-los com tranquilidade.

Os pais e responsáveis ocupam um papel essencial nesse momento. Eles são o principal apoio diante das dificuldades que os pequenos encontram nessa transição escolar.

A seguir estão algumas dicas do que os pais podem fazer para tornar essa adaptação ao Ensino Fundamental mais fácil e menos estressante para as crianças.

1 – Converse rotineiramente com seu/sua filho(a)

Encoraje a criança a falar sobre a transição escolar, passando confiança, fazendo perguntas e sempre tentando trazer respostas positivas, que acalmem possíveis medos que venham a surgir.

Fazer do diálogo sobre a escola uma parte da rotina familiar é essencial e abre espaço para que a criança também busque iniciar conversas com o adulto sobre os seus sentimentos, dúvidas e inquietações a respeito do que está ocorrendo no colégio.

2 – Faça uma visita à escola

Visita para ajudar na transição escolar

Preferencialmente, antes mesmo do começo das aulas, procure fazer uma visita à instituição acompanhado(a) de seu/sua filho(a).

Se isso não for possível, avalie realizar o tour no contraturno, de modo que a criança se sinta mais à vontade para conhecer e explorar os novos ambientes e vocês possam transitar por eles com mais tranquilidade.

Assim, será possível ter mais segurança e confiança sobre como será a nova rotina quando as aulas iniciarem.

3 – Ajude com as novas exigências acadêmicas

A transição escolar do Ensino Infantil para os anos iniciais da Educação Fundamental é repleta de novos compromissos e responsabilidades. 

Por exemplo, na Educação Infantil, possivelmente a criança não convivia em sua rotina com tantas disciplinas diferentes e outros tipos de avaliações e, ainda, havia mais espaço para brincadeiras.

É importante, portanto, ajudar seu/sua filho(a) a compreender e a lidar com essas novas exigências e mudanças no dia a dia escolar. Isso pode abranger, inclusive, mudanças em casa, como estipular um espaço tranquilo para estudos, um horário para fazer os trabalhos da escola, etc.

4 – Fortaleça a parceria com a escola

A instituição de ensino deve ser uma grande parceira para facilitar a transição escolar. A partir dessa relação, a criança terá um suporte mais sólido para lidar da melhor maneira com as mudanças.

Por isso, é importante buscar uma aproximação com os professores, participar de reuniões e outras atividades na escola, e procurar maneiras de acompanhar o desempenho da criança, fornecendo auxílio no que ela mais precisar.

Assim, junto ao apoio dos pais, a escola deve proporcionar todo o acolhimento necessário nesse momento de transição escolar.

Conheça a proposta do Colégio Dona Clara para o Ensino Fundamental e descubra como podemos proporcionar segurança, acolhimento, confiança e uma transição mais fácil nessa etapa tão importante na vida de seu filho ou filha.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp