Skip to content

Blog Colégio Dona Clara

  • Ir para o Site
  • Fale Conosco
  • Agende sua Visita
  • Ir para o Site
  • Fale Conosco
  • Agende sua Visita

Blog Colégio Dona Clara

  • Notícias Gerais

Bullying na escola: como lidar com esse problema

por donaclara · Published 14 de dezembro de 2020 · Updated 14 de dezembro de 2020

Temas relacionados ao bullying na escola estão se tornando cada vez mais recorrentes. Isso porque esse problema deixou de ser visto como uma brincadeira entre crianças e passou a ser tratado como um assunto sério, que pode trazer graves consequências e deve ser tratado com seriedade.

Considerado um problema de saúde pública, a prática do bullying na escola provoca desentendimentos entre alunos de diferentes idades e níveis escolares. Assim, o desenvolvimento das atividades em sala de aula e o desempenho dos alunos podem ser prejudicados, além de causar danos físicos e psicológicos à vítima.

Segundo dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), no Brasil, a proporção de estudantes que sofrem as diferentes formas de bullying é maior que a média. Cerca de três a cada dez alunos afirmam sofrer algum tipo de agressão, exclusão ou boatos maldosos no ambiente escolar.

Por isso, preparamos este artigo para te ajudar a saber como lidar com a situação, caso seu filho passe por esse problema. Acompanhe a leitura e entenda mais sobre o bullying na escola e quais são as medidas e cuidados que você deve tomar.

O que é o bullying na escola?

Bullying é uma palavra de origem da língua inglesa, que significa ameaçar, agredir ou intimidar uma outra pessoa. Alunos, professores ou outros profissionais da instituição podem ser alvos de bullying na escola.

Essa agressão intencional e recorrente pode ser física, psicológica, verbal, sexual e virtual (Cyberbullying), e causa danos psicológicos e, em alguns casos, físicos, que podem ser, até mesmo, permanentes.

As práticas mais comuns de bullying na escola são brigas frequentes, apelidos pejorativos, xingamentos, intimidações, agressões e exposições da vítima em situações desagradáveis diante de outras pessoas.

Assim, como consequência, as vítimas podem desenvolver algum tipo de problema emocional, como dificuldade de aprendizagem ou de concentração, insegurança e, até mesmo, quadros de estresse, depressão e/ou ansiedade.

Medidas que os pais devem tomar para lidar com o problema

Agora, veja os cuidados que a família deve tomar para evitar e enfrentar o problema do bullying na escola.

Manter uma relação próxima e participar da vida escolar do filho

É de extrema importância que os pais mantenham uma relação próxima com os filhos. Assim, fica mais fácil perceber se está acontecendo algo de errado, ou se há alguma mudança no comportamento, enquanto os filhos se sentirão mais confortáveis para contar sobre a rotina e os problemas que enfrentam na escola.

Além disso, a participação em eventos como as reuniões de pais e professores, por exemplo, pode mostrar a eles que a família se interessa pela vida escolar. Com os pais presentes e acompanhando de perto o desenvolvimento escolar do filho, suas habilidades sociais e autoestima são reforçadas, e ele terá menos chances de desenvolver problemas comportamentais.

Identificar a origem do bullying na escola

Muitos alunos não entendem a gravidade e a consequência de suas ações. Por isso, os pais precisam buscar entender qual foi a origem de todo o problema para, então, procurar uma solução.

E, caso o seu filho seja o bully, o agressor, tenha uma postura acolhedora, pois toda violência tem suas causas e pode ser tratada. Não o repreenda com agressão. Isso pode incentivar ainda mais esse comportamento.

Ensinar o filho a se expressar e a respeitar as diferenças

Todos unidos contra o bullying na escola

O número de casos desse tipo de intimidação sistemática tende a diminuir quando os alunos trabalham o desenvolvimento socioemocional e aprendem sobre tolerância e ética. Isso ocorre porque eles passam a respeitar mais as diferenças dentro e fora do ambiente escolar.

Por isso, ensine o seu filho a se expressar sem que suas opiniões ofendam os outros e o ajude a entender que ele não precisa ser amigo de todos, mas precisa haver uma relação mútua de respeito.

Ajudar o filho a lidar com os sentimentos e emoções

Para o seu crescimento como cidadão, o indivíduo deve, além de tudo, desenvolver competências emocionais.

Portanto, trabalhe habilidades como empatia, respeito, autoconfiança, autocontrole, comunicação e resolução de conflitos a todo momento dentro do ambiente familiar. Ensinar o filho a se colocar no lugar do outro é fundamental e precisa ser feito desde a infância.

Assim, seu filho não se sentirá culpado ou será profundamente abalado, caso tenha que lidar com o bullying na escola. Pelo contrário, ele saberá resolver ou, até mesmo, evitar esse tipo de conflito, sem que cause ainda mais danos a ele ou aos colegas.

Adolescentes discutindo sobre o bullying na escola

Como apresentamos ao longo do artigo, a família tem um papel fundamental na vida escolar do filho, não só na resolução de conflitos, como o bullying, como também no aprendizado e rendimento escolar.

Se você quer saber mais sobre como você pode se fazer presente na vida escolar de seu filho ou filha e estreitar a relação com a escola, este outro artigo de nosso blog pode te interessar: A importância da relação entre família e escola para o desenvolvimento dos alunos.

Você pode gostar...

  • Como escolher o colégio ideal para meu filho?

    18 de setembro de 2020

     por donaclara · Published 18 de setembro de 2020 · Last modified 2 de fevereiro de 2021

  • Saiba como um Programa Bilíngue prepara seu filho para um mundo globalizado

    23 de agosto de 2023

     por bricia nascimento · Published 23 de agosto de 2023 · Last modified 9 de junho de 2024

  • Colégio particular em Belo Horizonte: o que preciso saber?

    17 de setembro de 2023

     por bricia nascimento · Published 17 de setembro de 2023 · Last modified 9 de junho de 2024

Nos Siga:

  • Próximo história Experiência para a vida toda: conheça os projetos do Colégio Dona Clara para alunos do Ensino Médio
  • História anterior A importância da Educação Infantil no desenvolvimento da criança

Segmentos Educacionais

Educação Infantil: Espaço Planejado Para Despertar Sonhos
Fundamental Anos Iniciais: Aprender de Forma Prazerosa e Eficiente
Fundamental Anos Finais: Transformação Pelo Conhecimento
Conheça o Novo Ensino Médio do Colégio Dona Clara!

Blog Colégio Dona Clara © 2025. Todos Direitos Reservados.