Mitos e verdades sobre colégios bilíngues

O mundo em que vivemos é culturalmente e economicamente globalizado. Atualmente, as relações culturais, acadêmicas e profissionais ultrapassam limites de território. Isso significa que ser fluente em um segundo idioma, de modo geral, é sinônimo de ter mais oportunidades. Por isso, percebemos o crescimento dos colégios bilíngues no Brasil, já que essa metodologia deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade para os pais que desejam oferecer o melhor para seus filhos.

O intuito desse tipo de metodologia, que inclui duas línguas no currículo escolar, é desenvolver a habilidade do aluno de se comunicar na língua inglesa. Com isso, diversas escolas firmam parcerias para se tornarem colégios bilíngues. 

Estudos comprovam que é importante adquirir esse conhecimento, de preferência, ainda na primeira infância. Isso ajuda o aluno a absorver melhor o aprendizado e, além disso, impacta de forma positiva a capacidade cognitiva da criança.

Apesar de não serem, necessariamente, uma novidade, muitos pais ainda têm dúvidas sobre o modelo de aprendizagem e as práticas pedagógicas dos colégios bilíngues. Para esclarecer essas dúvidas, preparamos este conteúdo para desvendar alguns mitos e verdades sobre o assunto. Acompanhe!

Qual é a importância de aprender inglês como segunda língua?

No mundo todo, aproximadamente 1,5 bilhão de pessoas falam inglês. Isso representa o equivalente a 20% da população global. Porém, desse total, apenas 360 milhões são falantes nativos, oriundos de 53 países que possuem o inglês como língua oficial. Apesar disso, no Brasil, somente 5% da população fala inglês, enquanto apenas 1% é fluente na língua. 

Portanto, é extremamente importante oferecer a seus filhos a oportunidade de adquirir e desenvolver esse conhecimento. 

Especialistas relatam que a melhor idade para se aprender uma segunda língua é até os 10 anos, mas alunos de todas as idades possuem essa capacidade. Por isso, o número de colégios bilíngues tem crescido muito nos últimos anos. 

O que caracteriza os colégios bilíngues?

Um colégio, para ser considerado bilíngue, precisa oferecer uma vivência intensa nos dois idiomas, ou seja, também usar o segundo idioma como ferramenta de aprendizagem e de comunicação. Afinal, quanto mais aprofundada for a prática de inglês, melhor será o aprendizado do aluno. 

Para além disso, o colégio deve ter uma divisão no currículo: um grupo de matérias devem ser oferecidas em inglês, enquanto o restante deve ser ministrado em português.

Principais mitos e verdades sobre colégios bilíngues

Conheça agora alguns mitos e verdades sobre os colégios bilíngues, e entenda melhor os benefícios dessa metodologia de ensino.

O aluno aprende outras matérias no idioma inglês. 

Verdade! Muito além de focar no aprendizado de uma segunda língua, os colégios bilíngues ensinam e ajudam a desenvolver importantes habilidades acadêmicas, culturais e socioemocionais. Isso inclui ministrar aulas de outras matérias em inglês e, ainda, ensinar ao aluno sobre cultura, alimentação, costumes, e demais temas relevantes sobre outros países.

Aprender uma nova língua em um colégio bilíngue é mais eficaz do que em uma escola de idiomas.

Verdade! Colégios bilíngues oferecem uma espécie de imersão, em que os alunos são incentivados e estimulados, por meio de diversas atividades, a aprender um novo idioma. Assim, o aprendizado vem com mais naturalidade e eficácia. 

Escolas de idiomas não têm carga horária suficiente para tornar o processo de aprendizagem tão rápido como no ensino bilíngue. Além disso, elas são focadas no ensino da gramática, sem muita prática e aplicação da língua. Há uma grande diferença entre aprender inglês e aprender em inglês.

Quanto mais cedo a criança começar a aprender um idioma estrangeiro, melhor será o seu aprendizado.

Verdade! Quando se começa o aprendizado de uma língua desde cedo, a fluência vem naturalmente. Isso porque o aparelho fonador ainda não está acomodado apenas aos sons que produzimos na língua materna, o que ocorre quando ficamos mais velhos. Por isso, quanto mais cedo ela começar a aprender os sons, mais facilmente irá adquirir a fluência desejada.

criança pequena sorrindo

Outro ponto importante que deve ser mencionado é que a criança terá mais tempo para aprender a lógica da língua e estará mais segura para pronunciar as palavras que aprender.

Alunos de todas as idades podem se tornar bilíngues.

Verdade! Não há nada que impeça que crianças com idades mais avançadas sejam matriculadas em colégios bilíngues. As instituições de ensino devem estar bem preparadas para receber alunos de diferentes idades e níveis de conhecimento. Porém, como mencionamos anteriormente, quanto mais cedo a criança começar a aprender o novo idioma, mais fácil será o aprendizado.

Colégios bilíngues são indicados somente para alunos e famílias com dupla nacionalidade ou que vão morar em outro país.

Mito! Mesmo se os pais não forem fluentes em um idioma estrangeiro, é importante estimular o aprendizado do filho, independentemente de ter a intenção de morar em outro país. Aprender um segundo idioma é um investimento para o desenvolvimento acadêmico e profissional do aluno. O aprendizado proporciona um conhecimento e uma visão mais ampla e abrangente do mundo, essenciais para os profissionais do futuro.

alunos de colégios bilíngues

Professores nativos ensinam outro idioma melhor do que professores que o falam como segunda língua.

Mito! Infelizmente esse é um mito muito comum, mesmo com estudos que provam o contrário. 

Como os professores bilíngues possuem experiência no aprendizado de uma segunda língua, eles são capazes de antecipar as transferências linguísticas que o aluno pode ter. Dessa forma, eles ajudam o aluno a incorporar e a identificar as particularidades dos dois idiomas, e a perceber diferentes regras de pronúncia, gramática e ortografia. 

Além dessa vantagem, é claro, o diferencial do professor é a sua formação, experiência, proficiência e conhecimento da língua.

O ensino bilíngue confunde e atrapalha o aprendizado comum do aluno.

Mito! Especialistas afirmam que começar a escolaridade em colégios bilíngues não atrapalha em nada no aprendizado. Muito pelo contrário. O aluno, quando começa a ter contato com outra língua, passa a estimular áreas específicas do cérebro, responsáveis pelos aspectos cognitivo, social e criativo, que são determinantes para o desenvolvimento do aluno como indivíduo. 

Como você pôde acompanhar até aqui, os colégios bilíngues oferecem muitas vantagens para o aprendizado de um segundo idioma. Devemos reforçar que, para o melhor aproveitamento de seu filho, o mais indicado é oferecer a educação bilíngue no início da vida escolar da criança ou o mais cedo possível.

Se você está em busca de uma instituição bilíngue para matricular seu filho, confira este outro artigo de nosso blog, em que mostramos 9 Motivos que fazem do Colégio Dona Clara sua melhor escolha.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp