Escola ou família: quem educa?
Existem muitos questionamentos gerados em torno do real papel da família e da instituição de ensino na educação e na formação do aluno como cidadão e indivíduo da sociedade. Essas dúvidas afligem muitos pais, e esse é um debate muito recorrente, pois envolve as limitações da educação na escola.
Sempre escutamos que “a escola ensina, mas a educação vem de casa”. Mas quais são os limites de cada um? Para esclarecer as diferenças entre as responsabilidades da família e da escola, trouxemos este texto para falar sobre cada uma delas. Acompanhe!
Como a educação é formada
Antes de falar sobre as diferenças entre as responsabilidades da educação no contexto da escola e da família, é importante entender que a educação é formada por diversos aspectos de nossa vida.
Desse modo, pensando na relação família-escola, a educação é resultado de um trabalho coletivo. Ambas são fundamentais e indispensáveis no processo de desenvolvimento da pessoa e contribuem de forma complementar, e é um equívoco contar apenas com a educação na escola.
A formação de caráter, de personalidade e de valores em uma pessoa acontece a partir de todas as experiências e vivências adquiridas ao longo da vida. Juntamente com as influências pessoais, é por meio de interações que ocorre a troca de conhecimentos e
de referências que nos formam como indivíduos. Sendo a família e a escola os principais meios de contato social de uma criança, os dois são igualmente responsáveis por seu desenvolvimento educacional.
Além disso, cada instituição de ensino tem o seu papel definido a partir de sua proposta pedagógica e é muito importante que haja uma sintonia entre a educação ensinada na escola e a oferecida pela família.
A diferença entre a educação em casa e a educação na escola
Como vimos até aqui, a educação do aluno se dá por meio de um trabalho conjunto entre a escola e a família. Entretanto, cada uma das partes possui um papel distinto.
A educação em casa
A família é a primeira educadora da criança. Isso porque, na maioria das vezes, o primeiro contato social que ela tem é com os pais, irmãos e familiares mais próximos.
É por meio da família que a criança aprende sobre valores e as noções de como se relacionar em sociedade. E então, tais ensinamentos adquiridos no núcleo familiar serão aplicados e vivenciados na vida cotidiana e escolar.
Por isso, para oferecer uma boa educação aos filhos, a família deve buscar uma instituição de ensino que esteja alinhada com o que é ensinado em casa. Ela também deve fazer um acompanhamento de perto, sempre que possível, para avaliar se a educação na escola está correspondendo às expectativas.
Sobretudo, é de grande importância que os pais estejam atentos aos aspectos sociais das interações do filho com os professores, colegas e funcionários da escola. Essa convivência, na prática, deve ser condizente com a oferecida pela família.
A educação na escola
O papel da escola é ensinar às crianças diversas competências, desde as acadêmicas até as sociais. Para isso acontecer, é preciso que esse desenvolvimento seja uma continuação do que já é ensinado em casa.
Ensinar, informar, instruir e disciplinar são as principais funções da escola e, acima de tudo, ela deverá mostrar ao aluno como aplicar na prática o que aprenderam.
Assim, é importante para as escolas que os pais eduquem o filho, de maneira que, ao ingressar no ensino formal, ele esteja preparado para absorver todos os ensinamentos e conhecimentos de forma integral.
Certamente, é muito mais fácil, para a criança, aprender um conhecimento adquirido na escola se ele for reforçado no dia a dia de sua casa. E o mesmo vale para o que a criança aprende com a família. Ou seja, se um ensinamento dado em casa é estimulado também na escola, ele certamente será incorporado naturalmente em sua vida.
A parceria família e escola
É preciso que os pais entendam a importância do papel da família na escola, e que exista essa parceria, pois o aprendizado adquirido por meio dessa colaboração vai além dos limites da escola e do lar, e influencia de forma direta no desenvolvimento integral da criança.
Portanto, um dos fatores primordiais na educação do filho é a escolha de um colégio que possua a mesma linguagem da família, e que seja coerente com seus valores e princípios, além da participação ativa dos pais na vida escolar da criança.
Por fim, ressaltamos a importância da escola e da família estarem alinhadas e comprometidas com suas respectivas responsabilidades. Por isso, antes de mais nada, busque entender melhor as propostas educacionais, valores e metodologias da instituição de ensino.
Agora que você sabe as diferenças entre a educação na escola e em casa, achamos que esse conteúdo pode ser útil para a sua família: 6 Dicas para ajudar seu filho na escolha da profissão.