Educação básica e a música: conheça os benefícios para o desenvolvimento da criança

As atividades lúdicas utilizadas em sala de aula contribuem para desenvolver diversas habilidades. Para ajudar a aumentar o interesse e a curiosidade dos alunos no aprendizado, uma prática muito eficaz é a musicalização.

A música não é apenas uma combinação de sons. Ela nos acompanha ao longo de toda a vida, faz parte de nossa cultura e, juntamente com a forma de dançar, de se vestir e de gesticular, é, também, uma expressão de linguagem. A partir dela, é possível interagir com o meio, com a memória e com as emoções.

Conheça, agora, alguns dos benefícios da música na educação.

A música na educação

Por si só, a música, de um modo geral, em seus mais variados gêneros, encanta pessoas de todas as idades. Além de ser algo agradável, ela pode ser mais do que apenas um passatempo e tem um papel essencial no desenvolvimento de competências em crianças.

Por isso, a música na educação é uma ferramenta ludopedagógica que auxilia no desenvolvimento criativo, cognitivo e emotivo do ser humano. Ela serve como incentivo para os alunos expandirem seu universo, combina expressão de sentimentos, ideias e valores culturais, e auxilia na comunicação do indivíduo com o mundo exterior e seu próprio interior.

Na sala de aula, a música pode ser uma atividade divertida que, ao mesmo tempo, ajuda na construção do caráter, da consciência e da inteligência da criança.

Acompanhe a leitura e veja os benefícios que ela proporciona aos alunos durante a formação básica.

Benefícios da música na educação

A música na educação básica é muito benéfica para o desenvolvimento da criança. Conheça alguns dos benefícios.

Habilidades de linguagem

Um dos principais benefícios da música na educação básica é que ela ajuda a trabalhar a linguagem, tanto durante a alfabetização quanto no desenvolvimento das habilidades de comunicação. Isso porque ela auxilia no aprendizado de palavras e expressões, no exercício de interpretação de texto e na melhora da dicção. Ao interpretar as letras das músicas, as crianças adquirem novos conhecimentos e expandem o vocabulário.

Raciocínio lógico

Segundo estudos, o aprendizado de habilidades musicais estimula o raciocínio, já que as composições são feitas por meio de cifras e partituras, que possuem elementos como padrões, escalas e repetições.

Ter contato com essas estruturas desde cedo ajuda a desenvolver o pensamento lógico e matemático.

Concentração e disciplina

A música na educação estimula diferentes padrões de desenvolvimento do cérebro, aumentando a capacidade do aluno de se dedicar, prestar atenção e se concentrar no que está sendo ensinado.

Além de melhorar o foco, ela estimula a criatividade, a habilidade de memorização, disciplina, pensamento e inteligência espacial.

Benefícios físicos

A música na educação traz benefícios físicos

A capacidade de tocar um instrumento, seja ele de percussão ou de corda, e de seguir os ritmos de uma música desenvolvem nas crianças a coordenação motora geral, específica e fina. Além disso, a dança é uma ótima atividade física para ajudá-las a extravasar, gastar energia e se expressar.

Habilidades socioemocionais

A criação de canções desperta nos alunos habilidades socioemocionais, como autocontrole, empatia, autoestima e confiança, e combate a timidez e a insegurança. Essas competências são muito importantes e são para toda a vida.

Ao praticar esse tipo de atividade, as crianças aprendem, também, a encontrar e expressar seus gostos pessoais e sua personalidade, por meio da escolha de instrumentos e de gêneros musicais preferidos. Esse aprendizado incentiva a autonomia e o autoconhecimento dos alunos.

Socialização

Por fim, ter contato com a música logo nos primeiros anos da educação básica ajuda na socialização e inclusão das crianças. A partir da necessidade de colaboração nas produções musicais, elas logo aprendem a trabalhar em equipe, a aguardar sua vez e encorajar os colegas.

Quando as crianças se envolvem por meio da música em torno de interesses em comum, elas acabam fazendo amigos e criando grupos. Esse trabalho em equipe auxilia, principalmente, os alunos mais tímidos, mas também traz benefícios a todos os envolvidos.

A música na educação promove habilidades socioemocionais

Graças aos muitos benefícios para o desenvolvimento das crianças, a música também está presente no programa pedagógico da Educação Básica do Colégio Dona Clara. Nosso Projeto de Música possibilita aos alunos aulas individuais e/ou em grupo de musicalização, de canto, vivência em conjunto, e acesso a instrumentos com estudos direcionados à prática.

Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre a proposta do Dona Clara, confira 9 benefícios que só os nossos alunos têm.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp