Conheça as propostas do Colégio Dona Clara para o Ensino fundamental I e II

Crescer demanda responsabilidade, autonomia e o aprendizado de valores fundamentais para enfrentar os desafios e os problemas da adolescência e da vida adulta. Por isso, o Colégio Dona Clara possui diversas propostas para o Ensino Fundamental I e II, para proporcionar aos alunos uma educação que visa a excelência acadêmica e uma ampla formação humana.

Os alunos são estimulados a ter um pensamento crítico, uma maior curiosidade e capacidade de perguntar, argumentar e interagir, a fim de ampliar a sua compreensão do mundo.

A proposta pedagógica desenvolvida para os alunos dessa fase escolar do Colégio Dona Clara é focada em prepará-los para serem competentes na vida acadêmica, como seres humanos éticos, completos e com habilidades emocionais para saberem lidar com as adversidades durante toda a vida.

A importância do Ensino Fundamental I e II

Cada uma das etapas da vida escolar tem grande importância no desenvolvimento do aluno. Essa fase do Ensino Fundamental I e II é primordial, já que o estudante entra na primeira etapa como criança e termina o ciclo como adolescente, passando por diversas mudanças sociais e biológicas importantes para sua formação como indivíduo.

O Ensino Fundamental I pode ser visto como uma base para as outras etapas da formação educacional. Nele, a criança adquire vários conhecimentos tanto acadêmicos, quanto sociais e pessoais.

Nessa etapa, o aluno aprende conceitos que serão usados por toda a educação básica como, por exemplo, a alfabetização, momento em que ele aprende a ler e a escrever.

Já no Ensino Fundamental II, os conhecimentos adquiridos são aprofundados e o aluno é preparado para o Ensino Médio. Nessa fase, a principal mudança que os estudantes percebem é a variedade de professores. Com um professor para cada disciplina, o aluno aumenta seu senso de responsabilidade, independência e organização, além de ganhar maior autonomia nos seus estudos.

Depois dessas duas etapas na vida escolar, o aluno estará pronto para enfrentar os desafios do Ensino Médio, que é a última fase da educação básica oferecida no Brasil.

Proposta do Colégio Dona Clara para o Ensino Fundamental I

Alunos do Colégio Dona Clara

Agora, veja quais são as propostas específicas e projetos do Colégio Dona Clara para o Ensino Fundamental I, cujo objetivo é fazer com que cada criança aprenda de forma prazerosa e eficiente.

Musicalização

A música é uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento criativo, cognitivo e emotivo do ser humano.

Na educação, ela ajuda a ampliar o universo do aluno, que contribui para a expressão de sentimentos, ideias, valores e cultura, além de auxiliar na comunicação do indivíduo com o mundo.

Cozinha experimental

Essa é uma das oficinas oferecidas pelo Colégio Dona Clara. Trata-se de aulas de ciências que envolvem preparo de alimentos, como saladas de frutas, doces, bolos, biscoitos, pizzas e sucos. Nela, as crianças aprendem conceitos químicos, lógico-matemáticos e noções de proporção, com toda a segurança e supervisão de um corpo de colaboradores.

Educação socioemocional com “O Líder em Mim

Com esse parceiro do Colégio Dona Clara, o aluno se torna confiante e proativo para ser um agente transformador de um futuro melhor. Desse modo, ele aprende competências socioemocionais, como empatia, motivação, colaboração e autocontrole.

Assim, o Projeto visa desenvolver habilidades de autoconhecimento, organização, planejamento, comunicação, proatividade e regulação emocional.

Programa bilíngue

Desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, o Colégio Dona Clara oferece o ensino bilíngue por meio de uma parceria com a Cambridge University Press.
No currículo acadêmico, que é ensinado em duas línguas diferentes, o aluno tem um contato muito maior com o idioma estrangeiro e pode aprendê-lo de maneira mais natural e eficiente.

Aulas semanais de robótica

Com os materiais da Lego Education, o laboratório de robótica oferece uma aprendizagem prática e eficiente, desenvolvendo nos alunos habilidades como resolução de problemas, pensamento crítico, trabalho em equipe e lógica, em que os alunos têm a oportunidade de ver os conteúdos dados em sala de aula de uma forma diferente.

Aulas de informática

Laboratório de Informática do Colégio Dona Clara

No laboratório de informática do Colégio Dona Clara, os alunos participam das aulas com ajuda de supervisores e aprendem a fazer consultas, pesquisas e elaborar trabalhos da escola.

Proposta do Colégio Dona Clara para o Ensino Fundamental II

Conheça os projetos específicos para os alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Dona Clara.

Aulão

Esse é um projeto idealizado pelo Colégio Dona Clara que proporciona ao aluno a oportunidade de estudar os conteúdos atuais e se preparar para o ENEM de maneira inovadora e diferenciada.

O objetivo é diminuir a ansiedade dos alunos substituindo o ritmo das salas de aula por um ambiente diferente e dinâmico, com a apresentação de temas relevantes para a prova.

Educação Financeira (a partir do 9º ano)

A educação financeira faz com que os alunos sejam multiplicadores dos conceitos aprendidos, o que leva a melhoria do ambiente familiar, colaborando para uma maior harmonia e tranquilidade financeira das famílias. Cria-se uma cultura para que eles entendam o mercado atual e aprendam, de forma eficaz, a controlar seus gastos e rendimentos, aplicando o aprendizado no cotidiano.

Miniempresa – Junior Achievement

O projeto Miniempresa é uma parceria com a Junior Achievement, em que o objetivo é despertar nos estudantes o interesse em empreender.

O programa ensina aos jovens sobre o mundo empresarial, na prática, os conceitos de livre iniciativa, mercado, produção e comercialização, sempre acompanhados por profissionais voluntários das áreas de Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Produção.

Para ambas as etapas do Ensino Fundamental, existem as propostas: Treino de Questões Objetivas (TQO), participações em Olimpíadas Científicas, orientação nos estudos e avaliações externas de diagnóstico e desempenho. Além dos projetos relacionados ao esporte, que são oferecidos para todos os alunos do Colégio e garantem a saúde e o reconhecimento das capacidades físicas e cognitivas.

Para saber mais sobre as propostas pedagógicas, entre em contato ou agende a sua visita para conhecer de perto o Colégio Dona Clara.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp