Conheça as propostas do Colégio Dona Clara para o Ensino Médio

O Ensino Médio é uma fase extremamente importante na vida dos jovens. Por serem os últimos anos escolares, ou seja, a última etapa da Educação Básica no Brasil, o que eles aprendem e desenvolvem nesses três anos é determinante para o futuro. Por isso, conheça as propostas do Colégio Dona Clara: o colégio que potencializa as habilidades dos alunos que estão passando por esse ciclo.

A importância da educação na adolescência

A adolescência é uma fase difícil, que causa muitas mudanças fisiológicas, biológicas, psicológicas e sociais no indivíduo. E essas transformações afetam o ambiente familiar e escolar. Além disso, também é a etapa de transição para a vida adulta, em que o indivíduo dá o primeiro passo formal para sua jornada profissional.

Todo o conhecimento adquirido servirá como base para preparar o aluno que quer dar seguimento aos estudos de nível superior e, logo mais, à carreira e à profissão. Mais do que isso, é necessário que o estudante seja preparado, também, para a vida em sociedade.

Por isso, essa é a fase que exige um acompanhamento especial dos pais e da comunidade escolar. Também é igualmente importante a colaboração e a disciplina do aluno, que são competências formadas ao longo de todas as fases da educação básica.

Portanto, com o propósito de “inovar olhando para o futuro”, a proposta pedagógica desenvolvida pelo Colégio Dona Clara faz com que os alunos do Ensino Médio aprendam a conhecer, refletir e a atuar sobre a realidade.

Alguns dos eixos que norteiam os alunos durante essa importante etapa são a cidadania, a consciência ambiental, a formação cultural e acadêmica. Assim, é formada a identidade do jovem no mundo atual.

A proposta do Colégio Dona Clara para os alunos do Ensino Médio

Alunos praticam esportes no Colégio Dona Clara

Veja, a seguir, as principais propostas pedagógicas do Colégio Dona Clara específicas para os alunos do Ensino Médio.

Educação bilíngue

Em parceria com a Cambridge University Press, o Colégio Dona Clara oferece aos alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, o ensino bilíngue, que garante ao aluno o convívio constante e natural com a língua inglesa.

A carga horária estendida do ensino em dois idiomas faz com que os alunos tenham um contato maior com a língua estrangeira e aprendam de maneira mais efetiva.

A educação bilíngue proporciona a aprendizagem integral dos alunos, desenvolvendo a leitura e compreensão de texto (reading), produção escrita (writing), compreensão auditiva (listening) e produção oral (speaking).

Jogos de Integração

O esporte educacional visa aos princípios da totalidade, em que o estudante começa a conhecer suas capacidades físicas e cognitivas.

Visando a essas competências, o principal objetivo dos Jogos de Integração do Colégio Dona Clara é motivar e integrar os alunos, incentivando-os a participar das aulas de Educação Física, que contribuem para sua formação de maneira completa.

ENEM Talks – Aulão

Aulão aberto: Projeto promovido pelo Colégio Dona Clara

O projeto idealizado pelo Colégio Dona Clara tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma oportunidade de estudar conteúdos atuais para o Enem de uma forma inovadora e diferenciada.

O aulão do ENEM Talks busca minimizar a ansiedade dos alunos, substituindo o ritmo das salas de aula por um ambiente diferente e dinâmico com a apresentação de temas relevantes. Essa é uma oportunidade de debater assuntos atuais com abordagem em todas as disciplinas.

Educação Socioemocional – O Líder Em Mim

O Colégio Dona Clara atua para que o aluno se torne confiante, proativo e que seja um agente transformador de um futuro melhor.

Para alcançar o sucesso no mundo em que vivemos, é preciso desenvolver as competências socioemocionais necessárias para lidar com os desafios do século 21.

São elas:

  • Consciência;
  • Estabilidade emocional;
  • Abertura a novas experiências;
  • Amabilidade;
  • Extroversão.

O parceiro O Líder Em Mim possui um programa mundialmente conhecido que enxerga em cada aluno um líder em potencial, com suas habilidades e particularidades. Por isso, outras competências que são estimuladas pelo programa de educação socioemocional do Colégio Dona Clara são o autoconhecimento, a organização, o planejamento, a comunicação, a proatividade, a empatia e a regulação emocional.

Miniempresa – Junior Achievement

Em parceria com a Junior Achievement, o Colégio Dona Clara apresenta a proposta do Projeto Miniempresa para os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O objetivo é despertar nos estudantes o interesse em empreender.

Esse projeto ensina aos jovens sobre o mundo empresarial na prática e os alunos aprendem sobre os conceitos de livre iniciativa, mercado, produção e comercialização. Para isso, eles são sempre acompanhados e instruídos por voluntários das áreas de Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Produção.

Por meio da metodologia de “aprender fazendo”, essa iniciativa introduz aos alunos do Colégio Dona Clara os diversos conceitos de empresa, incentivando e desenvolvendo habilidades para o mercado de trabalho.

Assim, os estudantes contam com a ajuda de voluntários da classe empresarial, que dedicam parte do seu tempo para compartilhar suas experiências no Colégio. A iniciativa ensina aos alunos grandes lições sobre empreendedorismo.

Educação Financeira

Aluna estudando no Colégio Dona Clara

O objetivo do Colégio Dona Clara ao introduzir os conceitos de educação financeira no ambiente escolar é criar uma cultura em que eles possam entender o mercado financeiro atual e aprender, de forma eficaz, a controlar seus gastos e rendimentos. Assim, eles podem aplicar todo esse aprendizado no seu dia a dia.

O Colégio promove a educação financeira dos alunos fazendo com que eles aprendam a controlar as próprias finanças e promovam a melhoria da economia de sua família no ambiente doméstico, dando mais valor aos recursos.

Além dos projetos supracitados, o Colégio Dona Clara oferece, também, propostas como: avaliações externas para o ENEM; simulados, para melhor preparar os alunos; acolhimento individualizado, e as Olimpíadas Científicas, para incentivar o aprendizado.

Como vimos, é extremamente importante pesquisar e avaliar as melhores opções para a escolha do colégio em que seu filho passará essa fase tão primordial para seu desenvolvimento e futuro profissional. Mas, tenha sempre em mente que ele também deve ser consultado para tomarem juntos essa decisão.

Por isso, agende a sua visita e venha conhecer a estrutura e a proposta pedagógica do Colégio Dona Clara, o melhor de Belo Horizonte.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp