Meu filho não sabe o que quer ser quando crescer: dicas para ajudá-lo com essa situação

“O que você quer ser quando crescer?” Essa é a pergunta que a maioria dos pais fazem aos filhos, muitas vezes até mesmo antes deles terem noção para entender o real sentido da pergunta.

E, então, a imaginação se transforma em um sonho de uma carreira de sucesso. Alguns sonhos são idealizados desde a infância e se tornam realidade na vida adulta. Outros mudam completamente.

Apesar de ser um questionamento que deixa a criança com muitas dúvidas, o mesmo não acontece com os pais quando questionados sobre como eles enxergam a carreira dos filhos. Isso porque eles podem acabar espelhando sua própria realidade ou seus sonhos no futuro da criança, esquecendo de considerar a opinião dela sobre suas próprias aspirações para o futuro.

Mas é muito importante ressaltar que a escolha da carreira é uma decisão que deve ser tomada apenas pelos jovens, e não pelos pais e responsáveis.

Muitos pais criam expectativas em relação ao futuro de quem mais amam e desejam o melhor: seus filhos. Assim, eles anseiam que, ao crescer, os pequenos tenham uma vida profissional e pessoal bem-sucedidas.

Por isso, querem prepará-los para o futuro, garantindo que eles tenham as habilidades necessárias para o sucesso.

Entretanto, é necessário ter em mente a importância de não depositar no filho as suas próprias expectativas e metas de carreira e de vida, e sim ajudá-lo a perceber o que quer ser quando crescer e os seus interesses desde a infância. Assim, você poderá incentivá-lo a desenvolver as habilidades que são necessárias para atingir tal objetivo.

Mas como fazer isso? O conselho dos especialistas é que os pais não devem influenciar muito na escolha do filho, mas sim apoiar a decisão dele quando decidir o que quer ser quando crescer.

Essa discussão pode gerar ansiedade para a criança, pois ela quer e precisa sempre do apoio de seus responsáveis. Por isso, acompanhe a leitura e veja como ajudá-la com essa situação.

Como os pais podem ajudar seu filho no momento de decidir o que quer ser quando crescer?

Veja, agora, as principais formas dos pais ou responsáveis ajudarem seus filhos nesse difícil questionamento.

Oferecer uma boa educação em casa

É na família que aprendemos os primeiros passos. E é na escola que aprendemos as primeiras letras. Uma boa educação em casa, baseada no respeito e no amor, facilita a vida do estudante e faz com que ele possa se interessar mais pelo que aprende na escola e, consequentemente, pelo seu futuro.

Outra maneira de ajudá-lo é fazendo com que ele cresça confiante e independente, para que ele possa tomar decisões e descobrir quanto antes o que quer ser quando crescer.

Proporcionar a oportunidade de estudar em um bom colégio

O ponto mais importante para ajudar seu filho nesse processo de decisão é garantir que ele frequente um bom colégio, que preza pelos mesmos valores que a família e busca a formação integral do aluno.

É principalmente na escola que o jovem conhece um novo mundo, em que adquiri muitos conhecimentos que vai levar para toda a vida. Além disso, é o ambiente onde ele aprenderá as principais habilidades necessárias para alcançar o tão desejado sucesso profissional e pessoal.

Ajudar na descoberta de interesses e autoconhecimento

Nem todos os indivíduos têm facilidade para fazer uma escolha imediata. Para decidir a melhor profissão a ser seguida é preciso, antes de tudo, se conhecer melhor.

Qualquer atividade física ou divertida pela qual a criança se interessa pode se transformar em uma carreira no futuro. A maioria das pessoas constrói sua vida profissional com base nos seus interesses pessoais de infância ou da adolescência.

São inúmeras as possibilidades de profissões que podem surgir dos gostos que a criança apresenta. Afinal, a carreira precisa, também, proporcionar diversão. Por isso, sempre incentive seu filho a buscar o autoconhecimento.

Incentivar a dedicação aos estudos

Incentivar a dedicação aos estudos é um meio de ajudar seu filho que não sabe o que quer ser quando crescer

Mesmo sem ele ter decidido o que quer ser quando crescer, busque sempre incentivar o seu filho a estudar e a se dedicar ao colégio. Com tantas possibilidades de aprendizado que são oferecidas, ele pode desenvolver o interesse por alguma atividade em especial que o ajudará a escolher sua futura profissão.

Além disso, o que é aprendido no colégio será aproveitado pelo resto de sua vida, principalmente as competências que se adquirem por meio do convívio com os colegas e durante a prática de atividades extracurriculares. Essas habilidades ajudarão o seu filho em todos os tipos de profissões.

Estimular a disciplina para desenvolver as habilidades

Independentemente se seu filho já decidiu ou não o que quer ser quando crescer, uma coisa é certa: determinação, foco e disciplina são habilidades essenciais para realizar qualquer objetivo. São elas que vão definir se ele está disposto a se comprometer até o fim em busca do sonho da carreira profissional.

Explique para ele a importância da disciplina e da dedicação no dia a dia, mostrando histórias em que a perseverança fez a diferença. Assim, ele verá que, com o comprometimento necessário e a dedicação aos estudos, ele alcançará seus objetivos.

Apresentar novas experiências

Apresentar novas experiências é uma maneira de ajudar o seu filho que não sabe o que quer ser quando crescer

Para ajudar o seu filho a decidir o que quer ser quando crescer, busque apresentá-lo a diferentes culturas e novas experiências.

Tendo um contato maior com pessoas de diferentes origens, a criança irá ampliar sua visão de mundo e de sociedade. Se ela crescer em um ambiente limitado, ela pode não experienciar novas possibilidades e despertar interesses por coisas que poderão ajudá-la a se decidir sobre seus próprios sonhos e vontades.

Garantir o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, valores e relações interpessoais

A escola é o lugar ideal para desenvolver ainda mais os valores ensinados pela família, as competências socioemocionais e as relações interpessoais, principalmente se ela oferecer atividades extracurriculares. Isso porque ela possibilita um mundo de oportunidades e experiências intensas, diferentes do que a criança ou adolescente vivencia em casa.

Com programas de incentivo ao aprimoramento de diversas habilidades e garantia de boas vivências interpessoais, o colégio ajudará o aluno a criar e a desenvolver competências importantes para o futuro pessoal, acadêmico e profissional.

No conteúdo de hoje, mostramos que existem diversas maneiras de ajudar o seu filho com a ansiedade e indecisão de não saber o que quer ser quando crescer. Entender como orientá-lo nessa difícil escolha pode fazer toda a diferença. Para isso, confira nosso outro artigo: 6 Dicas para ajudar seu filho na escolha da profissão.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp