Meu filho não gosta de ler: como posso incentivá-lo?

A leitura é um hábito muito importante na vida de qualquer pessoa. E, para que a criança crie esse hábito, é essencial que os pais incentivem e proporcionem o contato com a leitura desde cedo, antes mesmo do processo de alfabetização. Por isso, a infância e a pré-adolescência são as melhores fases para criar esse costume. Se o seu filho não gosta de ler, este conteúdo foi feito para você. 

Acompanhe a leitura e saiba mais sobre como o contato com os livros na infância impacta positivamente no desenvolvimento da criança e veja as nossas dicas de como você pode incentivar esse hábito.

A importância da leitura na infância

Além de ser um hábito muito prazeroso, a leitura é muito importante e deve se tornar rotineira desde a infância. Isso porque as vantagens para a criança são muitas.

Agora, vamos falar da importância da leitura e citar os principais benefícios do hábito de ler para o desenvolvimento da criança. 

Aumenta a concentração

Acima de tudo, a leitura requer muita concentração. Sendo assim, uma criança que começa a ler desde cedo tende a trabalhar essa habilidade e, então, vai desenvolver a capacidade de se concentrar mais facilmente ao realizar outras tarefas, como trabalhos escolares e provas.

Desenvolve a compreensão

Por meio dos livros é a melhor maneira de se desenvolver a compreensão de textos. Quanto mais a criança pratica a leitura, mais fácil ela conseguirá compreender novos conteúdos e absorver o que é proposto no livro.

Incentiva a criatividade e a imaginação

Quando uma pessoa lê um livro de histórias, ela começa a imaginar lugares e pessoas que ela nunca viu. 

Pela compreensão do que se está lendo, se adquire a capacidade de criar cenários com riqueza de detalhes e novos rumos para a história. Assim, se estimula a criatividade, uma habilidade tão importante para a vida toda.

Aumenta o vocabulário

Os livros são as principais fontes para aumentar e melhorar o vocabulário. Por isso, quanto mais cedo a criança começar a ler, mais palavras ela vai assimilar e memorizar. 

Faça visitas a bibliotecas, se seu filho não gosta de ler

Como incentivar a leitura quando o filho não gosta de ler?

A seguir, vamos dar algumas dicas de como incentivar o seu filho que não gosta de ler a criar o hábito da leitura. 

Crie uma rotina

O primeiro passo para estimular esse hábito em um filho que não gosta de ler é criando uma rotina de leitura em conjunto. 

Além de estreitar os laços da família, essa atividade vai proporcionar um momento de diversão e de amor coletivo pela leitura. 

Para ter melhores resultados, você pode promover essa atividade em grupo pelo menos 3 vezes por semana.

Ofereça uma variedade de livros

Se o seu filho não gosta de ler, talvez o problema esteja nos gêneros que ele está lendo. Por isso, dê autonomia para ele escolher entre diversos tipos de livros, com diferentes histórias e ilustrações. 

Assim, será mais fácil para ele encontrar um tipo que o faça se apaixonar pela leitura. Com mais variedades para escolher, ele também poderá descobrir suas próprias preferências e interesses.

Mostre que ler é prazeroso

Ensine ao seu filho que não gosta de ler que a leitura não deve ser vista como um dever, ou algo meramente funcional, e, sim, uma atividade divertida e prazerosa. 

Você pode fazer isso criando uma espécie de clube de leitura, em que vocês leem os mesmos livros e se divertem discutindo sobre os temas abordados.

Sugira um diário

A troca após a leitura enriquece muito esse momento e ajuda na absorção do que foi lido. Portanto, sugira ao seu filho uma nova atividade: a criação de um diário de leitura. 

Depois que a criança terminar a leitura, converse atentamente com ela e ouça a impressão dela sobre a história. E, então, conte a ela também sobre algo que você leu. 

Esse hábito pode ajudá-la a se dedicar e se concentrar mais durante a atividade, aumentando, também, o seu gosto pela leitura.

Visite bibliotecas e livrarias

Um dos melhores incentivos quando o filho não gosta de ler, é visitar bibliotecas e livrarias. 

Nesses lugares, ele vai conhecer uma infinidade de livros diferentes, com belas capas e desenhos. Com tantas opções, será mais fácil encontrar obras que despertem o seu interesse.

Se o seu filho não gosta de ler, saiba como incentivá-lo

Além de estimular o hábito de ler, é muito importante também incentivar o seu filho a aprender um novo idioma desde cedo. Por isso, confira nosso artigo sobre um dos diferenciais do Colégio Dona Clara: Escola bilíngue para crianças: como funciona na prática.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp