Escola bilíngue para crianças: como funciona na prática

Mesmo sendo um tipo de aprendizado muito eficiente e cheio de benefícios para os alunos, o ensino bilíngue para crianças pode causar dúvidas em muitas pessoas, principalmente no que se refere a sua metodologia de ensino e como ela é aplicada em sala de aula.

É comum que essa abordagem seja confundida com o ensino tradicional, oferecido em escolas de idiomas, ou com o das escolas internacionais, por exemplo.

Em meio a tantos questionamentos sobre o ensino bilíngue para crianças, já que o aprendizado acontece simultaneamente por meio do idioma estrangeiro e do português, trouxemos este artigo para esclarecer como funciona esse método diferenciado de aprendizado.

Saber uma segunda língua deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade para quem deseja conquistar um lugar de destaque na sociedade e ter sucesso na carreira profissional, pois vivemos em um mundo cada vez mais globalizado.

Por esses motivos e pela importância do ensino bilíngue para crianças, essa metodologia se tornou uma das modalidades de ensino mais procuradas pelos pais e responsáveis que desejam oferecer um aprendizado diferenciado a seus filhos.

Benefícios do ensino bilíngue para crianças

Alunos conversando

Neste tópico, falaremos sobre os benefícios de oferecer o ensino bilíngue para crianças. Isso porque é muito importante a criança dar início ao aprendizado ainda nos primeiros anos de vida, já que quanto mais novo maior a facilidade para aprender e dominar um novo idioma.

O objetivo dessa metodologia de ensino é, por meio da imersão, fazer com que os
alunos aprendam a se comunicar em um novo idioma.

Assim, quando a criança aprende as disciplinas da grade curricular também em inglês, ela passa a ter mais contato com a prática da língua, durante muito mais horas. Desse modo, ela se torna mais capaz de desenvolver o vocabulário e expandir seus conhecimentos em relação à gramática do segundo idioma, com um engajamento muito maior no aprendizado.

Portanto, dentre os benefícios, podemos destacar o aumento da possibilidade de alcançar a fluência no inglês por meio do desenvolvimento da leitura e compreensão de texto (reading), produção escrita (writing), compreensão auditiva (listening) e produção oral (speaking).

Além de fazer com que o aluno aprenda uma língua estrangeira com mais naturalidade, esse contato prolongado com a língua também estimula o raciocínio lógico e a memória, pois essa alternância entre o português e o inglês traz os conceitos e a prática dos dois idiomas para o cotidiano.

Como revelam alguns estudos da psicologia, alunos que são expostos, desde cedo, a duas línguas, têm vantagem de pensamento sobre os demais. Além disso, crianças que estudam em uma escola bilíngue expandem sua visão de mundo, desenvolvem o seu pensamento cognitivo e antecipam a consciência metalinguística.

Outras das principais vantagens que podemos citar do ensino bilíngue para crianças, são, por exemplo, maior capacidade de concentração e organização, e melhor desenvolvimento de habilidades importantes, como criatividade, flexibilidade, comunicação e colaboração.

Como funciona o ensino bilíngue para crianças

A interdisciplinaridade guia o ensino bilíngue para crianças

Agora, para você entender melhor sobre o assunto, confira como funciona na prática o método de ensino bilíngue para crianças.

A interdisciplinaridade é um dos conceitos que guiam o ensino bilíngue. Ela significa uma mistura ou um contato entre diferentes disciplinas, que acontece de forma orgânica, por meio da língua inglesa.

Nas escolas bilíngues, as aulas no idioma estrangeiro ultrapassam as barreiras e passam a se juntar às outras matérias. Então, disciplinas do currículo acadêmico, como matemática e geografia, são ministradas também em inglês.

Como o intuito dessa metodologia de ensino é inserir o aluno no universo do novo idioma, é comum que a escola utilize os recursos de comunicação a favor do incentivo aos estudantes. Isso faz com que eles se sintam envolvidos ao máximo na cultura e na língua inglesa.

Assim, a carga horária do ensino de uma língua estrangeira passou a ser mais intensa no caso do ensino bilíngue, para que o aluno adquira fluência enquanto utiliza o idioma como ferramenta de aprendizado da proposta pedagógica da instituição de ensino. Por isso, é recomendado que pelo menos três horas do dia sejam dedicadas à segunda língua.

Essa é a principal diferença entre o modelo de ensino bilíngue e o tradicional, já que escolas que não contam com essa proposta possibilitam o aprendizado do idioma estrangeiro, como o inglês, em apenas uma disciplina, em que o foco é o ensino da materialidade linguística dele.

O Colégio Dona Clara possui excelentes projetos para a Educação Infantil. Além do ensino bilíngue, que é oferecido em parceria com a Cambridge University Press, o Dona Clara oferece a musicalização como ferramenta pedagógica. Você pode saber mais sobre esse projeto no artigo: Educação básica e a música: conheça os benefícios para o desenvolvimento da criança.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp