Desenvolvimento cognitivo infantil: o que é e como estimulá-lo

O desenvolvimento cognitivo é um dos termos mais utilizados nas discussões sobre Educação Infantil da atualidade. Ainda que o assunto seja recorrente, as dúvidas sobre o seu significado e melhores formas de estimulá-lo são comuns tanto entre educadores quanto entre os pais.

A capacidade cognitiva está relacionada com a forma como aprendemos, adquirimos e consolidamos o conhecimento e interagimos com o ambiente.

Ainda que esse processo evolua e seja refinado ao longo dos anos, toda a sua base é estabelecida na infância e, embora ocorra de forma orgânica – já que acontece sempre que os pequenos têm contato com informações do todo no qual estão inseridos, observando e aprendendo –, a falta de estímulos das funções de cognição pode comprometer o desenvolvimento futuro.

Usar recursos cotidianos para estimular o desenvolvimento infantil é, portanto, fundamental para que a criança possa aprender a interagir com o mundo e as pessoas que a cercam, absorva e assimile informações e aprenda sobre os indivíduos ao seu redor e sobre ela mesma, ficando mais atenta, feliz e preparada para as próximas fases da vida.

Dessa forma, é essencial que os pais usem diariamente incentivos que ajudem a despertar competências importantes para a evolução dos pequenos.

Neste artigo, você saberá mais sobre o conceito de desenvolvimento cognitivo infantil. Também irá conhecer as principais formas de estimulá-lo para contribuir para o aprendizado da criança. Confira!

Afinal, o que é desenvolvimento cognitivo infantil?

O que é desenvolvimento cognitivo infantil

A parte do sistema cerebral que determina o modo como a pessoa aprende, armazena e aplica o conhecimento é nomeada como área cognitiva.

Este processo de aprendizagem é composto por vários eixos e etapas que contribuem para o aprimoramento de diversas habilidades, como:

  • • poder de memorização;
  • • aquisição da linguagem;
  • • resolução de problemas;
  • raciocínio lógico;
  • • capacidade de prestar atenção;
  • • imaginação e criatividade;
  • • coordenação motora;
  • • compreensão da relação entre causa e efeito.

Desde o seu nascimento, o indivíduo é afetado por um turbilhão de informações e estímulos. Nos primeiros anos de vida, o cérebro forma infinitas ligações que resultam no desenvolvimento de habilidades. Ou seja, o impacto daquilo que é vivido e aprendido durante a infância, é sentido no futuro.

Assim, as crianças devem evoluir suas habilidades mentais para desenvolver sua cognição, otimizando o conhecimento adquirido e processando e absorvendo informações a partir de estímulos advindos de diferentes fontes.

Como estimular o desenvolvimento cognitivo infantil?

Como estimular o desenvolvimento cognitivo infantil

O desenvolvimento cognitivo está diretamente relacionado aos estímulos que envolvem a psicomotricidade, o pensamento, a coordenação, a adaptação e a linguagem.

Para que as crianças passem por esse processo de forma natural e leve, é preciso que recebam doses de incentivo. A seguir, conheça algumas formas de estimular diversas habilidades.

Adequação de ambientes para que favoreçam a aprendizagem

A personalização do ambiente tem peso significativo na construção da identidade pessoal da criança, ao mesmo tempo que possibilita o desenvolvimento da sua autonomia e independência.

Nesse contexto, é preciso organizar os espaços, para que eles representem um lugar acolhedor e prazeroso e, simultaneamente, desafiem a criança no campo cognitivo e estimulem os seus sentidos.

Prática de atividades que exercitem e despertem habilidades

Um dos hábitos em casa que garante estímulos constantes para o desenvolvimento pleno da criança é a prática de atividades que permitem que ela experimente, explore e se expresse.

Dançar, por exemplo, envolve a capacidade motora e as atividades mentais. Afinal, para mexer o corpo no compasso do som escutado, é preciso aguçar sentidos, resultando em novos estímulos e sensações.

Além disso, as atividades realizadas ao ar livre proporcionam momentos de autonomia, criatividade, concentração e socialização, à medida que desenvolvem habilidades mentais relacionadas à aprendizagem adquirida em ambientes nos quais a criança está inserida.

Uso de brinquedos adequados à faixa etária

As brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento das funções cognitivas, estimulando um aprendizado prático, intuitivo e lúdico.

Portanto, ofereça brinquedos que sejam adequados à faixa etária dos pequenos e que possuam algum desafio que corrobore para o estímulo da curiosidade, da atenção, da coordenação motora e do raciocínio.

Leitura

A leitura de obras que possuam a linguagem adequada para a idade da criança é importante para o desenvolvimento da imaginação e para a melhora da capacidade de interpretar narrativas.

Ademais, a literatura é essencial para estimular a criatividade, aprimorar o pensamento crítico e ampliar o repertório de palavras conhecidas. Os livros sensoriais, interativos, educativos e lúdicos tornam a experiência ainda mais engajadora.

Ao longo do artigo, mostramos que incentivar o desenvolvimento cognitivo infantil é essencial para proporcionar um aprendizado lúdico, divertido e valioso. Nesse processo, os momentos de lazer são poderosos aliados. Quer saber outras formas de estimular seus/suas filhos(as)? Entenda a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil e conheça algumas atividades que podem ser propostas pelos pais nos momentos de interação em casa.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp