A importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil

Engana-se quem pensa que as brincadeiras não passam de momentos de distração e diversão para as crianças. Na verdade, o ato de brincar é uma sólida manifestação humana, que consiste no desprender da realidade para o mundo da imaginação e da criatividade, contribuindo para o desenvolvimento infantil.

Além disso, é por meio dessas ocasiões lúdicas que os pequenos começam a adquirir diversas habilidades e características próprias que, inclusive, auxiliam na formação da sua personalidade. 

A brincadeira é, também, um direito garantido pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela Constituição brasileira.

Esta prática, portanto, é uma forma das crianças se desenvolverem integralmente e explorarem o mundo, abrangendo ganhos importantes nos âmbitos sociais, afetivos, culturais, cognitivos, emocionais e físicos.

Neste artigo, você saberá mais sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil. Também irá conhecer seus principais benefícios e exemplos de brincadeiras que contribuem para o aprimoramento de competências que serão importantes para toda a vida da criança. Confira!

Quais são os principais benefícios da brincadeira para o desenvolvimento infantil?

Há muitos estudos que indicam que a brincadeira é essencial para o desenvolvimento infantil. Um deles, mais contemporâneo, foi conduzido pelo psiquiatra e pesquisador, Dr. Stuart Brown, o fundador do The National Institute for Play. Nesse estudo, Brown apontou que a prática de brincar na infância irá impactar, também, na vida adulta da pessoa. 

Afinal, é ainda com as primeiras brincadeiras que as crianças começam a aprender a expressar sentimentos, a lidar com emoções e a criar novas soluções.

E uma série de habilidades importantes para o convívio social e para atuação profissional futura também podem ser estimuladas a partir das brincadeiras – como cooperação, negociação, liderança, empatia, entre outras. 

A seguir, descubra mais sobre os diversos benefícios proporcionados pelas brincadeiras para o desenvolvimento infantil.

Desenvolvimento de habilidades comportamentais (soft skills)

Sejam brincadeiras individuais ou coletivas, a importância de reservar momentos diários para que as crianças se divirtam é fundamental para um crescimento saudável. Isso porque é também por meio de elementos lúdicos que os pequenos começam a estabelecer conexões e a conviver em sociedade.

Quando interagem com outras pessoas (crianças ou adultos), elas aprendem a cooperar, dividir tarefas e papéis, compartilhar o mesmo espaço, respeitar o limite do outro, além de estimular sua capacidade de raciocínio lógico. Com isso, habilidades como pensar, criar, concentrar, comunicar e colaborar são amplificadas.

Aprimoramento da função motora

A ludicidade tem papel determinante também na evolução motora. Quando as brincadeiras envolvem atividades físicas, é possível adquirir maior consciência sobre seu próprio corpo, suas capacidades e entendimento sobre autocontrole.

As brincadeiras que envolvem o corpo também podem facilitar os aspectos da inteligência, sociabilidade, coordenação, o espírito de liderança, iniciativa, autonomia e poder de decisão.

Estímulo do desenvolvimento cognitivo

O desenvolvimento cognitivo refere-se ao processo pelo qual o cérebro passa para atingir sua maturidade. Ele é influenciado especialmente pelos estímulos, e envolve a linguagem, a coordenação motora, a adaptação, a psicomotricidade e o pensamento.

Com essas características bem estruturadas, o ser humano consegue organizar seu mundo interno e externo. As crianças passam por esse mesmo processo. No entanto, elas precisam receber doses de incentivo para que as habilidades sejam desenvolvidas da maneira correta.

As brincadeiras têm influência positiva nesse desenvolvimento, garantindo que as crianças aprendam brincando e se divertindo.

Relacionamento social

Trabalhar as relações é indispensável para o convívio em sociedade. Por isso, quando estimuladas logo na primeira infância, período em que experiências, descobertas e o afeto são levados para o resto da vida, os pequenos conseguem construir ao longo do seu crescimento uma melhor compreensão sobre a importância da coletividade, da empatia, do trabalho em equipe, do respeito ao próximo e das diferenças.

Promoção da alegria e diversão

A brincadeira também contribui para que a criança comece a associar o processo de aprendizagem a algo divertido e prazeroso. Ainda, ao brincar, os estímulos da alegria são acionados, manifestando-se no futuro por meio das boas lembranças e sentimentos.

Dicas de brincadeiras para estimular o desenvolvimento infantil

Muitas atividades têm o potencial de promover o desenvolvimento infantil e garantir a diversão das crianças, e podem ser propostas pelos pais nos momentos de interação em casa. A seguir, conheça alguns exemplos dessas brincadeiras.

Pega-pega

Uma das brincadeiras mais conhecidas, o pega-pega não necessita de nenhum material específico, apenas espaço e disposição. Essa é uma ótima atividade para desenvolver o senso de direção, agilidade, raciocínio e rapidez.

Estátua

Uma forma de brincar que contribui para o desenvolvimento do equilíbrio, atenção e paciência é a “estátua”. Nela, é colocada uma música para tocar e todos devem dançar.

Quando as crianças estiverem bem relaxadas e descontraídas, o som para. Neste momento, as crianças devem permanecer em uma única posição até que a música volte a tocar. Vence quem conseguir ficar imóvel por mais tempo.

Caixa sensorial

Esta é uma ótima opção para crianças de 3 a 6 anos. Em uma caixa de papelão, os adultos devem guardar alguns elementos com texturas distintas.

Através de uma pequena abertura, as crianças devem colocar a mão e tentar, acionando sua imaginação, adivinhar os objetos na caixa. A atividade ajuda a estimular a criatividade e a descrever sensações e elementos menos tangíveis para os pequenos.

Dança das cadeiras

A brincadeira pode ser divertida tanto para as crianças quanto para os adultos. Basta disponibilizar um número de cadeiras menor do que o número de participantes, soltar o som e a diversão é garantida.

Todos devem fazer um círculo ao redor das cadeiras e, enquanto a melodia toca, precisam se movimentar em sentido horário. Quando a música parar, aqueles que conseguirem sentar, permanecem na brincadeira. Quem sobrar, está fora! A ideia é testar a concentração e a agilidade dos participantes.

Fantasias

Qual criança não gosta de se vestir como seu personagem favorito? As fantasias ajudam a estimular a criatividade e a desenvolver a interação social.

Nesta atividade, você pode oferecer roupas e adereços para que os pequenos coloquem a imaginação em prática e se divirtam com a criação de novas histórias.

Ao longo do artigo, falamos sobre a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil, desde as habilidades sociais até a formação da personalidade da criança.

Além disso, as brincadeiras exercem um papel fundamental na construção da inteligência emocional dos pequenos. Que tal se aprofundar mais sobre esse assunto? Para isso, confira também nosso artigo sobre como ajudar a criança a desenvolver inteligência emocional.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp