Primeira infância: qual é a importância da escola?

Uma dúvida muito frequente dos pais é qual o momento ideal para ingressar o filho na vida escolar. Será que é realmente importante colocar o filho na escola na primeira infância?

Essa fase da vida da criança é uma das etapas mais importantes do indivíduo. Isso porque o desenvolvimento infantil é essencial para formar adultos autossuficientes, que irão se tornar agentes que contribuem positivamente para a sociedade. Por isso, a escola na primeira infância acaba por ser peça fundamental para esse crescimento. 

Foi pensando nisso que preparamos este artigo. Acompanhe a leitura e confira mais informações sobre a escola na primeira infância e sua importância para o desenvolvimento das crianças.

O que é a primeira infância?

A primeira infância engloba os primeiros seis anos de vida de uma criança, segundo o Marco Legal da Primeira Infância, lei de 2016 que garante os direitos relacionados a essa etapa da vida. 

Essa fase é um período fundamental no desenvolvimento cerebral.

É justamente na primeira infância que a criança começa a moldar seus comportamentos e acontecem as primeiras interações com o ambiente ao seu redor. Para se ter uma ideia da dimensão dessa fase, todos os estímulos recebidos surtem efeito até mesmo na vida adulta do indivíduo.

Há alguns anos, acreditava-se que o mais importante durante o período de 0 a 3 anos da criança era muito mais o cuidar do que o educar. 

Agora, pesquisas e estudos da neurociência mostram que os serviços de uma creche e a educação de qualidade podem ter uma influência positiva no desenvolvimento das crianças e na sua preparação para a escola, oferecendo a elas experiências educacionais e sociais preciosas.

Os estudos comprovam que frequentar a escola na primeira infância proporciona diversas vantagens para o crescimento, pois o cuidado não parental de alta qualidade está associado com ganhos em desenvolvimento cognitivo, linguístico e socioemocional das crianças, que são habilidades que contribuirão para o sucesso na vida.

Qual a importância da escola na primeira infância?

A socialização é uma das vantagens da escola na primeira infância

Quanto melhores forem as condições para o desenvolvimento do seu filho durante a primeira infância, maiores serão as chances da criança alcançar seu potencial máximo ao longo da vida.

Por isso, a escola, nessa fase, se apresenta como um diferencial que vai ajudar a proporcionar essas oportunidades de crescimento.

Confira, agora, os principais benefícios da escola na primeira infância.

Socialização

A primeira experiência de socialização da criança acontece no ambiente familiar. É nesse momento que algumas das principais habilidades da infância, em contato com os pais, irmãos e demais integrantes da família, começam a ser desenvolvidas.

Mas, além do cuidado recebido em casa, é muito importante que a criança também tenha contato com outras pessoas, fora do seu círculo familiar, para se socializar. 

A escola se encarrega de utilizar os métodos pedagógicos adequados para cada idade, garantindo à criança um desenvolvimento pleno.

Por ser um ambiente coletivo, é onde a segunda socialização acontece, e as interações são mediadas pelo professor que, além de ensinar, possui especialização para lidar com diversas situações do dia a dia dos pequenos. Assim, são desenvolvidas suas principais habilidades cognitivas e comportamentais.

Por ser o primeiro momento de convivência com pessoas diferentes, a escola na primeira infância possibilita desenvolver tolerância, responsabilidade, respeito, dentre outras habilidades positivas para as crianças.

Tais habilidades garantem que o indivíduo desenvolva uma facilidade maior para se comunicar, trabalhar em equipe e enfrentar suas dificuldades com segurança.

Tolerância

Uma das competências que são desenvolvidas quando se convive em sociedade é a tolerância. Isso porque a diversidade social faz com que convivamos diariamente com pessoas de variados gêneros, crenças e etnias. 

Por isso, é muito importante ser tolerante, aceitar as diferenças e promover a paz, bem como a construção de uma sociedade mais inclusiva.

O ato de frequentar a escola na primeira infância e ter contato com pessoas diferentes, sem dúvida, ajudam a criança a desenvolver essa habilidade desde cedo e criar valores sociais para conviver em harmonia.

Por outro lado, se a criança tem contato apenas com a família, ela experiencia poucas oportunidades para desenvolver a tolerância, respeitar as diferenças e o próximo.

Desenvolvimento da linguagem

Frequentar a escola na primeira infância garante aos alunos um desenvolvimento maior da linguagem

A linguagem, em suas diversas formas, é uma das capacidades mais fundamentais do ser humano. Saber utilizá-la da melhor maneira possível proporciona grandes vantagens.

O estímulo para o desenvolvimento dessa ação deve ser feito desde cedo. Essa é, também, uma das vantagens da escola na primeira infância. 

Na escola, o trabalho com a linguagem é intenso. Estímulos como a escrita, o contato com a música, com a poesia e com a dança garantem uma melhor compreensão e um ganho na maneira de se expressar. Essa habilidade traz benefícios que serão usufruídos pelo resto da vida.

Por isso, é importante escolher uma instituição de ensino com boas propostas pedagógicas, que incentive a criança a se tornar fluente nas mais diversas linguagens, seja em sua língua materna ou em um idioma estrangeiro, em jogos, brincadeiras, música, informática, teatro, matemática, dentre as infinitas áreas do conhecimento.

Organização e rotina

Quando uma criança não tem a oportunidade de frequentar a escola na primeira infância, ela pode apresentar dificuldades de adaptação, principalmente em relação ao comportamento dentro da sala de aula, à organização pessoal e ao cumprimento da rotina.

Ao entrar na escola em idade mais avançada, o aluno sofre um grande choque entre a liberdade que tinha em casa e as regras que existem no ambiente escolar. 

Por esse motivo, a criança passa a relacionar a escola a algo ruim ou chato, o que afeta a sua experiência com o estudo e o aprendizado.

Em contrapartida, se a criança começa desde cedo a ter que dividir o seu tempo entre o ambiente escolar e o familiar, a transição é mais tranquila e ela vai se adaptar aos poucos às responsabilidades, exigências e regras do colégio, sem que isso afete sua relação com os estudos. 

Essas são as vantagens da criança frequentar a escola na primeira infância. Mas, para aproveitar de todos esses benefícios, é necessário escolher um colégio que possua uma boa proposta pedagógica e ofereça aprendizados diversos ao aluno. 

Atualmente, uma das competências mais importantes para o estudante é a fluência no idioma inglês. Para crianças, em especial, esse é um diferencial que deve ser desenvolvido a partir dos primeiros anos de vida. Para você entender melhor sobre o assunto, confira este outro artigo: Escola bilíngue para crianças: como funciona na prática.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp