Atividades extracurriculares na escola: conheça 6 benefícios

Os conteúdos que são ensinados no currículo tradicional, como, por exemplo, matemática, português e geografia, são fundamentais para que os alunos saiam da escola com uma base de conhecimento importante para a vida pessoal, profissional e acadêmica. Mas, para um colégio que sempre busca oferecer uma formação integral para seus alunos, é imprescindível proporcionar o desenvolvimento de outros tipos de habilidades, como as cognitivas, motoras e socioemocionais, desde os primeiros anos da vida escolar. Para isso, existem as chamadas atividades extracurriculares.

O que são as atividades extracurriculares?

Consideradas um diferencial das melhores escolas, as atividades extracurriculares são definidas como as diferentes atividades ou aulas que são ministradas fora da grade obrigatória oferecida pela escola.

Ou seja, que preenchem o tempo livre dos alunos e são capazes de oferecer a eles a oportunidade de desenvolver e adquirir novas habilidades e conhecimentos.

Assim, são uma maneira de acrescentar práticas que irão proporcionar aos alunos experiências variadas.

Alguns exemplos de atividades extracurriculares são cursos para aprender novos idiomas (além das horas já inclusas no currículo tradicional); as oficinas e práticas nas mais diversas áreas, como dança, música, artes, culinária e literatura artística; jogos como futebol, futsal, vôlei, xadrez e capoeira, entre outros; projetos em laboratórios (informática ou robótica) ou, até mesmo, feiras culturais.

Quanto mais opções de atividades extracurriculares, mais os alunos podem adquirir autonomia, por meio de aprendizados inovadores e que tenham relação com seus gostos pessoais, para desenvolver novos talentos.

Atividades extracurriculares, como oficinas de culinária, estimulam a criatividade dos alunos

Quais são os benefícios das atividades extracurriculares para os alunos?

As atividades extracurriculares proporcionam diversos benefícios que enriquecem o desenvolvimento do indivíduo. Afinal, segundo a presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Quézia Bombonatto, todo projeto pré-elaborado possui o objetivo de garantir uma melhora tanto no desempenho acadêmico quanto na formação geral do indivíduo.

Dentre os benefícios, podemos citar:

1. Contribui para a melhora do desempenho em sala de aula

Uma instituição de ensino que oferece atividades extracurriculares consegue notar uma grande melhora no desempenho dos alunos em sala de aula.

Isso acontece porque os alunos aprendem outras habilidades diferentes e conseguem manter o foco e a motivação nas disciplinas da grade obrigatória.

Além disso, esse tipo de atividade incentiva a melhora das competências intelectuais e cognitivas do aluno, auxiliando no aprendizado dos conteúdos do currículo tradicional.

Atividades extracurriculares contribuem para a melhora do desempenho acadêmico

2. Desenvolve habilidades relacionais e afetivas

A educação socioemocional pode ser proporcionada por meio das atividades fora do currículo escolar, como exercícios em grupo ou esportes coletivos que permitem trabalhar as dificuldades e fragilidades do aluno.

Um indivíduo que sabe se expressar estabelece relacionamentos saudáveis e desenvolve traços importantes de sua personalidade. São habilidades como solidariedade, empatia, colaboração, espírito de equipe, resolução de conflitos, entre outros, que ajudam a desenvolver o convívio social do aluno.

3. Desperta a curiosidade

É muito importante oferecer atividades que estimulam a busca por algo novo, por algo diferente. Isso é uma das maneiras de ajudar o aluno a se motivar com o aprendizado.

Cursos de robótica ou informática, por exemplo, são ótimos para estimular a curiosidade, pois os alunos exploram as possibilidades de uso das ferramentas e de resolução de problemas, trazendo conhecimentos úteis para o aprendizado.

4. Proporciona a descoberta de talentos

Quando o aluno participa das atividades que são oferecidas, ele passa a explorar suas habilidades e tem a possibilidade de descobrir novos talentos. Essa descoberta pode ser importante para a autoestima e ajuda a manter a motivação.

Além disso, ele irá descobrir novos gostos, e poderá planejar seu futuro profissional para uma carreira em uma área que valoriza a habilidade desejada.

5. Estimula a disciplina

Alguns aspectos que já são abordados nas aulas regulares, podem ser reforçados nas atividades extracurriculares, como, por exemplo, a obediência e a disciplina.

Porém, nas atividades, é trabalhada uma abordagem mais agradável, como em jogos esportivos. Então, esse aprendizado ocorre de maneira mais rápida e natural.

6. Garante a saúde e o bem-estar

É fundamental que a escola busque melhorar sempre a saúde e contribuir para o bem-estar dos alunos.

Com as atividades extracurriculares, é possível proporcionar a vivência de momentos agradáveis entre amigos, incentivar novas amizades e estimular a autoconfiança.

Além disso, com a prática de exercícios, outra vantagem é combater o sedentarismo e garantir a saúde física.

São benefícios que, de modo geral, fazem com que o nosso corpo funcione melhor e que se tenha ainda mais disposição para os estudos.

Além de oferecer diversas atividades extracurriculares para todos os gostos e habilidades, o Colégio Dona Clara possui um outro diferencial importante para a formação completa do aluno: o ensino bilíngue. Confira em nosso outro artigo os mitos e verdades sobre colégios bilíngues.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp