Alfabetização em casa: como incentivar seu filho

O processo de alfabetização e letramento desempenha um papel essencial para os indivíduos. Afinal, esse aprendizado tem impacto direto na vida social, à medida que possibilita a comunicação e as relações interpessoais. Apesar de termos consolidada a ideia de que esse processo se inicia nos primeiros anos escolares, na verdade, ele começa a ser preparado bem antes, por meio de hábitos que induzem as crianças a desenvolverem habilidades de escrita e leitura por meio da alfabetização em casa.

Sabemos que a primeira infância tem uma função muito importante no desenvolvimento infantil. É nessa fase que a criança tem mais facilidade para absorção do aprendizado.

Durante esse período, portanto, é fundamental estimular os pequenos para que criem novas formas de pensar e entender o mundo. Isso pode ser feito por meio da ludicidade, das brincadeiras e de diversas outras atividades que despertem a curiosidade. Esse é um momento de conexão, e é muito mais prazeroso e eficaz quando praticado em família.

Continue acompanhando este artigo, pois, a seguir, vamos apresentar algumas dicas para incentivar a alfabetização em casa.

Afinal, como incentivar a alfabetização em casa?

Muitos pais podem ficar inseguros nessa fase por sentirem que não possuem o conhecimento necessário para estimularem assertivamente a alfabetização dos filhos.

É importante salientar que essa tarefa será, também, naturalmente, trabalhada na escola, cabendo ao professor ensinar formalmente a criança a ler e escrever. Entretanto, a família também exerce um papel central para tornar o ambiente de convivência favorável para inserir os pequenos desde cedo no mundo das letras e promover atividades que facilitem o processo.

Para auxiliar nessa missão, separamos algumas dicas para incentivar a criança:

1. Ler com os pequenos desde cedo

Ler com as crianças na alfabetização em casa

A leitura possibilita que a criança tenha contato com um universo mágico, com diferentes cenários e uma grande quantidade de novas palavras. A contação de histórias, além de ser uma atividade divertida e prazerosa, constitui um momento para a criação de laços entre pais e filhos, muito benéfico para os primeiros passos da alfabetização em casa.

É durante esse tipo de atividade que a criança tem contato com a língua escrita, percebe a relação entre essa e a linguagem falada e começa a entender a diferença entre o que é texto e o que é ilustração.

2. Ensinar por meio de brincadeiras e jogos

A prática da alfabetização em casa não é feita apenas pela repetição de letras. O reconhecimento de números, palavras e símbolos pode ser feito por meio de atividades lúdicas, que irão manter o interesse da criança de forma mais natural e divertida.

Então, crie atividades que favoreçam esse processo e que estimulem diferentes habilidades para que os pequenos aprendam de forma prazerosa.

3. Propor um ambiente alfabetizador

Até mesmo as atividades mais simples do cotidiano podem tornar a presença das letras mais divertida e descomplicada para os pequenos.

Afinal, cada ambiente que frequentamos é rico em estímulos. Esses elementos podem – e devem – ser utilizados para auxiliar na alfabetização em casa.

Assim, listas de compras, letreiros da rua, placas, panfletos e encartes permitem que a criança tenha um contato mais contextualizado e prático com a língua, percebendo suas várias funções.

Além disso, é possível utilizar os produtos da despensa como facilitadores, afinal, alguns deles são recorrentes e os pequenos acabam se acostumando com a presença deles. De forma geral, os rótulos apresentam cores e formas convidativas, que ajudam a despertar o interesse das crianças.

Ademais, preparar a lista de compras também é uma atividade que pode auxiliar na alfabetização em casa. Então, experimente convidar a criança para preencher a lista com você, explicando que se anota no papel para consultar no mercado o que irá comprar, permitindo que ela relacione a linguagem oral com a escrita.

4. Ouvir e cantar músicas

Desde o período que passa na barriga da mãe, comumente a criança é apresentada a um universo de cantigas. Ao inseri-las na rotina, ouvindo e cantando, e exercitando o desenvolvimento da musicalidade, é possível assimilar as palavras mesmo antes da alfabetização formal ter início.

À medida que os pequenos prestam atenção na letra, eles podem aprendê-la e reproduzi-la, aprimorando a sua dicção, pronúncia e memória.

5. Ensinar os sons das sílabas e letras

Alfabetização em casa ensinando sonhos das sílabas e letras

Embora o ensino formal das letras seja feito na escola, você pode ajudar as crianças a aprenderem essa habilidade por meio de brinquedos, jogos e livros.

Estimular a consciência fonêmica é um importante passo para a alfabetização em casa. Os pequenos devem entender que as palavras têm sons que são formados a partir de diferentes sílabas.

Dessa forma, eles irão ouvi-los para perceber que são divididos em partes que, posteriormente, se unem para formar palavras. Para isso, jogos de linguagem podem ser uma boa alternativa, assim como repetir o nome da criança e de objetos do seu dia a dia, recitando sílaba por sílaba.

Como vimos, existem diferentes possibilidades para a família estimular as crianças desde cedo com a alfabetização em casa. Seguir essas dicas e matricular os pequenos em uma boa escola de Educação Infantil contribui para uma aprendizagem completa.

Por fim, lembre-se de que não há alfabetização precoce ou tardia, pois cada criança se desenvolve no seu tempo e, seguindo esses passos, o processo acontecerá de forma natural e prazerosa.

Para saber mais a respeito deste tema, confira nosso artigo sobre os principais benefícios da leitura na infância, que também contribui para a alfabetização das crianças.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp