A importância da Lego Education para alunos do Ensino Fundamental I

A escola possui o papel de formar cidadãos completos, capazes de impactar positivamente o meio em que vivem. E uma das maneiras de alcançar esse objetivo é por meio de recursos educativos, como a Lego Education, uma das parceiras do Colégio Dona Clara.

Com esse tipo de parceria, a instituição de ensino enriquece o processo de ensino e promove experiências lúdicas de aprendizagem, combinadas a conteúdos curriculares, proporcionando ainda mais oportunidades para o aluno adquirir conhecimento e desenvolver as competências necessárias para a vida.

Para você saber como isso funciona na prática, preparamos esse conteúdo em que mostramos o que é, como funciona e qual a importância da Lego Education para os alunos do Ensino Fundamental I.

As competências e habilidades da Educação Básica

A chamada Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que delimita os direitos de aprendizagem de todos os estudantes da Educação Básica no Brasil.

Ela estabelece 10 competências que devem ser desenvolvidas nos alunos durante a formação básica. Por isso, nela são descritas as diretrizes dos componentes curriculares, das habilidades e das aprendizagens essenciais para a vida escolar. 

Sendo assim, a Lego Education é uma excelente parceira para garantir algumas das diversas competências que são necessárias, segundo preconiza a Base Nacional Comum Curricular. 

Por meio de sua abordagem, o programa auxilia os professores e educadores a formar alunos bem-sucedidos, que absorvem melhor os conteúdos curriculares e desenvolvem mais facilmente as competências essenciais, tornando-se, assim, mais preparados para os desafios do século XXI.

Sobre a Lego Education

A Lego Education é uma empresa líder no fornecimento de soluções inovadoras, que estabeleceu uma parceria com educadores há mais de 35 anos, visando a oferecer soluções lúdicas de aprendizagem para ajudar o aluno a ser bem-sucedido.

Atualmente distribuída pela MCassab, a solução utiliza o sistema de blocos LEGO, conteúdos curriculares comuns e materiais didáticos físicos e digitais, que possuem foco na Educação Infantil e no Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais.  

O objetivo da Lego Education é desenvolver nos estudantes importantes habilidades que serão úteis tanto para a formação escolar, como ao longo de toda a vida. Além disso, ela acredita que, dessa maneira, serão ampliados os conhecimentos e a motivação das crianças e dos jovens para que cresçam e se tornem eternos aprendizes.

As iniciativas da empresa partem do princípio de que, quando as crianças utilizam múltiplos sentidos durante o processo de aprendizagem, elas têm uma chance muito maior de compreender plenamente o que foi ensinado.

Juntamente com a oportunidade para explorar, experimentar e ser desafiado, as soluções da Lego Education também incentivam os alunos a compartilharem seu conhecimento, auxiliando no desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe e de cooperar.

Como a Lego Education funciona?

O desenvolvimento do raciocínio lógico é um dos benefícios da Lego Education

O primeiro passo para o início da aprendizagem inovadora oferecida pela Lego Education, é a orientação dos professores. 

A empresa começa por buscar compreender os professores em cada instituição de ensino para, então, atender diretamente às suas necessidades. Assim, ela oferece aos professores um treinamento por meio de recursos práticos, integrados e digitais, de uma forma fácil de entender. Com isso, é possível ajudá-los a obter o máximo de impacto nos alunos, com cada peça LEGO.

Além de todo o material e as soluções de aprendizagem, a MCassab conta com uma equipe pedagógica de profissionais capacitados que abrange todo o país, para ministrar os treinamentos e dar o suporte necessário aos educadores que já utilizam ou pretendem iniciar o trabalho com os conjuntos Lego Education.

A empresa oferece todo o apoio e as informações necessárias para o colégio e sua equipe de professores, para mantê-los sempre atualizados sobre o sistema de aprendizagem lúdica, garantindo, assim, o desenvolvimento dos alunos por meio da metodologia de aprender fazendo.

Principais benefícios

Os benefícios das soluções da Lego Education são muitos. Alguns exemplos são: 

• Melhoria em suas habilidades de colaboração;

• Comunicação;

• Criatividade;

• Raciocínio lógico;

• Resolução de problemas. 

Por meio de uma ampla gama de recursos educacionais físicos e digitais, atividades e materiais didáticos oferecidos pela Lego Education, os alunos podem explorar e aprender sobre emoções e relações sociais. 

Além disso, as crianças são estimuladas a desenvolver a habilidade da linguagem, bem como a capacidade de compreender como funciona o mundo real. Elas melhoram a sua autoconfiança e dão vida às ideias, o que faz com que aprendam a resolver problemas, que é uma competência muito importante para os dias de hoje.

Especificamente para o Ensino Fundamental I, as soluções da Lego Education são focadas em oferecer meios práticos que possibilitam experiências lúdicas e eficazes de aprendizagem para as áreas da Linguagem, das Ciências, da Tecnologia, da Engenharia e da resolução de problemas lógicos e matemáticos.

Esse tipo de aprendizado possibilita ao aluno desenvolver habilidades diferenciadas, por meio do ensino interdisciplinar, facilita a compreensão, estimula o pensamento crítico avançado e o desenvolvimento cognitivo, formando futuros líderes pensadores, capazes de solucionar problemas, e mais bem preparados para os desafios da vida adulta.

As soluções da Lego Education possuem o objetivo de aumentar a motivação dos alunos

Como funciona a metodologia

As soluções Lego Education foram criadas com pilares baseados nos 4 Cs, que representam as diferentes etapas do conhecimento. São eles:

Conectar (Connect): Essa é a primeira etapa do conhecimento. Nela, os alunos recebem uma atividade para fazer. Esse exercício servirá como base para que eles possam dar asas à imaginação.

Construir (Construct): Nessa etapa, os alunos começam a construir com os blocos LEGO, que serão usados nas etapas seguintes. As crianças devem ser incentivadas a usarem a criatividade.

Analisar (Contemplate): Nesse momento, tudo o que foi montado com os blocos é compartilhado. Assim, o professor incentiva os alunos a aprenderem uns com os outros, questionando e dando espaço para eles exporem suas opiniões e pensamentos.

Continuar (Continue): Por fim, depois de adquirir novos conhecimentos, outras atividades são propostas para dar continuidade ao processo de aprendizado. Aqui, o professor deve estimular o pensamento crítico e analítico, baseado no que foi aprendido.

Neste conteúdo, mostramos o que é, como funciona e qual a importância da parceria com a Lego Education. Agora, confira mais um artigo para conhecer a proposta de outro parceiro do Colégio Dona Clara: O Líder em Mim: aprendizagem socioemocional para Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp