Lição de casa: como os pais podem ajudar os filhos

A hora de fazer a lição de casa pode ser um momento de muito estresse para a família. Isso porque, além de ser um importante processo para o aprendizado, pois é quando é colocado à prova o que foi aprendido em sala de aula, algumas crianças podem se mostrar relutantes em concluí-la.

O motivo desse comportamento é que, para a criança, esse momento pode gerar algumas dúvidas e dificuldades, e isso a faz encarar a atividade como algo muito frustrante. 

Nesses momentos, podem ocorrer impasses, como: a invenção de desculpas para adiar a lição de casa, embates para não fazê-la ou, até mesmo, uma demora excessiva na execução da tarefa. Por isso, alguns pais acabam perdendo a paciência e se envolvendo demais, o que pode prejudicar o filho. 

Para evitar que o seu filho encare esse momento como um sacrifício e garantir um melhor processo de aprendizado para ele, continue a leitura deste texto. Vamos dar algumas dicas de como você pode ajudá-lo com a lição de casa.

Dicas de como ajudar o seu filho com a lição de casa

Confira as recomendações de como você pode auxiliar o seu filho nesse momento, para que ele reconheça a real importância de fazer a lição de casa e potencialize o seu aprendizado.

Ajude o filho a organizar a sua rotina

A melhor maneira de se organizar é preparando uma rotina. Por isso, junto ao seu filho, estabeleça uma lista de seus afazeres, separando um horário específico para que a lição de casa seja feita. 

Você pode estabelecer o horário em que é preciso começar, o número de horas necessárias, e qual a ordem de prioridade das matérias. Assim, esse momento se tornará tranquilo e proveitoso tanto para você quanto para o seu filho.

Evite controlar a situação e escute a opinião da criança. Só assim ela perceberá a importância da lição de casa e essa tarefa será efetiva.

Evite distrações

O ambiente reservado para fazer a lição de casa deve ser tranquilo e livre de distrações. Sendo assim, escolha um local da casa onde não haja barulho ou fluxo constante de pessoas. 

Além disso, certifique-se de que no local não tenha eletrônicos que desviem a atenção, como televisão e celular. Explique à criança que aquele é o momento de fazer a lição de casa e que ela pode se divertir depois que acabar suas tarefas. E no ambiente, deixe apenas o que for ser usado para fazer o para casa.

Prepare um ambiente livre de distrações para o seu filho fazer a lição de casa

Esteja presente para tirar dúvidas

É importante não deixar que as dúvidas sejam tiradas apenas em sala de aula. Pois, nesses casos, a criança pode esquecer o questionamento ou deixar de fazer a atividade proposta. 

Por isso, esteja disponível para responder a perguntas à medida que elas forem surgindo. Mostre ao seu filho que ele pode contar com você, sem broncas e sem julgamentos.

Para garantir que ele não fique com dúvidas, faça uma pequena revisão dos exercícios quando ele acabar de fazê-los.

Caso o seu filho esteja tendo dificuldades em excesso sobre algum assunto, entre em contato com a escola e busque ajuda. Converse com o professor sobre esses bloqueios e veja como melhorar o rendimento escolar da criança.

Tenha paciência

Tenha em mente que cada criança possui o seu próprio ritmo de aprendizagem e que alguns conteúdos serão mais difíceis para ela assimilar do que outros. 

Por isso, não perca a paciência ao ajudá-la. Isso pode ter o efeito contrário e fazer com que o bloqueio de aprendizado aumente.

Além disso, use reforço positivo e elogie o seu filho sempre que ele acertar uma questão. Isso vai incentivá-lo a fazer a lição de casa e melhorar o seu rendimento. 

Mas não o critique se não encontrar a resposta correta. Entenda a sua dificuldade e tente outras maneiras de fazê-lo aprender o conteúdo com mais facilidade.

Procure ajuda da escola caso o seu filho tenha grandes dificuldades ao fazer a lição de casa

Agora ficou muito mais fácil ajudar o seu filho a fazer a lição de casa, não é mesmo? Porém, o momento em que vivemos nos impôs um novo desafio: o ensino a distância. Para saber como apoiar o seu filho neste momento, confira 8 dicas para transformar as aulas online em aprendizado real.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp