Adolescência na escola: 4 problemas que podem afetar seu filho

A adolescência é, para a maioria das pessoas, um período da vida que está sujeito a muitas tensões. É uma fase suscetível ao estresse e ao desenvolvimento de problemas da adolescência, tanto emocionais quanto comportamentais. 

Marcada por importantes alterações físicas, cognitivas, psicológicas e sociais, segundo estudiosos, a adolescência é uma fase em que os jovens procuram vivenciar novas experiências, como um relacionamento amoroso, a busca de novos amigos e, até mesmo, metas acadêmicas, que podem se tornar uma fonte de estresse.

Por isso, continue a leitura e saiba quais são os principais problemas da adolescência e como ajudar o seu filho a resolvê-los.

Problemas da adolescência: por que ocorrem?

A adolescência é o momento em que o indivíduo começa a formar sua própria opinião, questionar as verdades que foram apresentadas ao longo da infância e criar sua própria identidade. Todos esses questionamentos, juntamente com as inúmeras transformações que ocorrem, podem causar muita ansiedade e uma sensação de vulnerabilidade. 

Além disso, o adolescente passa por uma necessidade de aceitação, de se enquadrar nos padrões impostos pela mídia e ser aceito nos grupos sociais que deseja. 

Tudo isso pode fazer com que o jovem desenvolva baixa autoestima, falta de autoconfiança, e crise de identidade. Esses também são alguns exemplos dos problemas da adolescência.

Principais problemas da adolescência

A seguir, veja quais são os principais problemas da adolescência, que ocorrem nesse período complicado da vida do indivíduo.

1. Falta de amigos

Esse é o principal dos problemas da adolescência. Muitos jovens têm dificuldade para fazer amigos e se sentem solitários, e isso pode, eventualmente, causar transtornos emocionais e mentais, além de afetar a autoestima.

Sendo assim, para que os pais o ajude a fazer amizades, é preciso auxiliar o filho a descobrir seus próprios hobbies e interesses e, então, incentivá-lo a frequentar locais que o possibilite se envolver em atividades de seu gosto e conhecer pessoas com os mesmos interesses. 

Assim, você vai ajudá-lo a encontrar outros jovens, de forma natural, e que podem ter muitas coisas em comum com ele, além de estimular a prática de atividades e hábitos saudáveis. 

O bullying é um dos principais problemas da adolescência

2. Bullying

Segundo pesquisa do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), divulgada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), duas das principais queixas dos estudantes brasileiros no ambiente escolar são o bullying e a solidão. Em 2018, quase um terço (29%) dos alunos do país que participaram da pesquisa disseram sofrer ou cometer agressões físicas ou morais – mais conhecidas como bullying – no ambiente escolar

O bullying é, também, um dos maiores problemas da adolescência. Isso porque ele pode causar consequências mentais, emocionais e físicas graves nos jovens. 

Ao perceber a presença dessa prática tão negativa, a escola e a família devem agir em conjunto para combater esse mal

Para os pais, é necessário começar falando abertamente sobre esse tema com o jovem. É importante que ele entenda as consequências desses atos e aprenda a aceitar as diferenças, para conviver e respeitar o próximo.

3. Pressões na escola

Um dos maiores fatores de estresse na vida de um adolescente é o seu desempenho na escola.

Devido a todos os problemas que são enfrentados na adolescência, os estudos podem acabar sendo deixados de lado. Além disso, com a internet e o acesso excessivo ao uso de eletrônicos, os jovens podem ter mais dificuldades na hora de estudar.

Com tantas transformações biológicas e sociais acontecendo ao mesmo tempo nessa fase da vida, o desempenho na escola e as notas podem ser dois dos primeiros quesitos a serem afetados.

Esse problema pode ter repercussões ainda maiores, já que o adolescente vai se sentir frustrado com as notas baixas e ainda mais pressionado para melhorar seu desempenho escolar. Isso pode levá-lo a ter noites mal dormidas, desenvolver ansiedade e, em casos mais graves, depressão.

4. Depressão

Um dos problemas da adolescência que podem causar mais consequências negativas é a depressão. O primeiro sinal desse mal é o afastamento súbito dos filhos. 

Devido à busca pela individualidade e pela posição social entre os grupos de adolescentes, eles acabam evitando tudo que lembre dependência e infantilidade.

Como são muitas transformações nessa fase, uma mudança radical de atitude é esperada. Mas oscilações rápidas de humor podem ser sinal de alguma condição psicológica.

Sendo assim, todos esses questionamentos podem deixar o jovem mais suscetível a ter depressão, especialmente se ele já demonstrava uma tendência a ser negativo ou ansioso na infância.

Por isso, ao identificar os primeiros sinais dessa doença, como mudanças de comportamento, queda no rendimento escolar, e desinteresse pelo futuro, a indicação é entrar em contato com um psicólogo para o diagnóstico correto e tentar abordar essa questão com o adolescente, de maneira que ele aceite o tratamento e esteja aberto a melhorar.

Alunos do colégio interagindo e sorrindo sentados à mesa

Como ajudar o filho a lidar com os problemas da adolescência

A melhor maneira de ajudar o filho adolescente a lidar com os problemas dessa fase é manter um relacionamento próximo com ele. Esteja sempre disposto a ajudá-lo, e aberto a uma conversa saudável e madura. Dessa maneira, será possível se inteirar e fazer parte da vida do filho.

Outra maneira é incentivar o filho a se abrir. Fazer exercícios e brincadeiras que estimulem a expressão de sentimentos são uma boa maneira de criar confiança e alcançar esse objetivo.

E não se esqueça de demonstrar compreensão e empatia com ele. Afinal, a adolescência é uma fase muito importante do desenvolvimento humano e o apoio dos pais e responsáveis é essencial. 

Os problemas da adolescência são comuns e tratáveis, se reconhecidos logo cedo. O mais importante é ter muita paciência com o jovem, para que ele não se sinta acuado, pois isso pode acabar afastando-o ainda mais da família, e estar disposto a ajudá-lo sempre que necessário. 

Neste texto você conheceu alguns dos principais problemas que podem ocorrer durante a adolescência. Mas, uma das grandes mudanças da vida do jovem é a transição para a fase adulta, pois, com ela, surge uma das maiores dúvidas do indivíduo, que é qual carreira seguir. Por isso, confira nosso outro artigo: 6 Dicas para ajudar seu filho na escolha da profissão.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp