4 Hábitos para melhorar a redação para os vestibulares

As provas do ENEM e os vestibulares são o momento mais esperado de todo o ciclo básico de educação. Para se dar bem nessa etapa, os alunos precisam se dedicar por anos, iniciando sua preparação quanto antes. Melhorar a redação, por exemplo, é determinante para o sucesso nas provas.

Quer aprender algumas práticas para alcançar melhores resultados na redação dos vestibulares? Confira a seguir!

A importância da redação nos vestibulares

A redação é uma das partes mais importantes das provas. É, na verdade, um componente eliminatório no ENEM e nos vestibulares. No Exame Nacional, corresponde a 20% do resultado final. Em provas específicas, é preciso consultar o edital para saber qual o peso da etapa. 

Em qualquer caso, o ideal é conseguir uma alta pontuação para assegurar a aprovação. Mas esta etapa escrita da prova traz uma particularidade, que é a imprevisibilidade. É impossível saber qual tema será tratado.

Diante disso, como ter sucesso nesta etapa? Com domínio do português e de produção textual e com aprendizado amplo sobre diversos assuntos. Também é fundamental treinar bastante para melhorar a redação.

Por fim, não se esqueça de verificar o edital da prova. Conforme site oficial do Enem, a redação é um texto dissertativo-argumentativo que envolve uma situação-problema (política, social ou cultural). Você deve escrever o texto em prosa de, no máximo, 30 linhas.

Agora, vamos mostrar 4 hábitos para melhorar a redação para os vestibulares.

4 hábitos para melhorar a redação para os vestibulares

1. Ler diariamente conteúdos de diversos temas

Se você não costuma ler conteúdo jornalístico e artigos de opinião sobre vários assuntos, insira essa atividade em sua rotina quanto antes. 

Para escrever bem, a leitura é um hábito essencial. Afinal, quando estamos em contato com a linguagem escrita, conseguimos perceber seu funcionamento. O aprendizado de gramática e gêneros textuais será mais eficiente.

Mas o principal motivo de ler muito é estar por dentro do que acontece no Brasil e no mundo. Lembra que falamos que não há como saber o tema da redação das provas? Realmente, é impossível prever, mas pode ter certeza que será um tema atual. 

2. Estudar o português

Alunos em sala de aula estudando para melhorar a redação

Melhorar a redação para os vestibulares depende do domínio da norma técnica. E não estamos falando somente de gramática, mas também da organização das ideias.

Por este motivo, você deve estudar o português profundamente em todos os seus aspectos. Grafia e tempo verbal, coerência e coesão textual, gêneros e outras questões devem estar na sua rotina de estudos.

3. Escrever sem corretor ortográfico

Seguindo a linha do hábito anterior que recomendamos desenvolver, sugerimos abandonar o corretor ortográfico. Essa incrível ferramenta é útil, sem dúvidas. Mas se você quer melhorar a redação precisa saber viver sem ela.

Inclusive, ela não estará presente na hora da prova. Por isso, ao estudar português, consulte o dicionário sempre que estiver com dúvidas sobre a grafia ou a conjugação verbal. 

4. Escrever em diferentes gêneros de texto

Enquanto o ENEM costuma cobrar na redação um texto dissertativo argumentativo, alguns vestibulares adotam outras propostas. Para não ser pego(a) de surpresa, é importante conhecer os principais gêneros textuais. São seis:

  • Narrativo: apresenta personagens em determinado tempo e espaço. Sua estrutura se constitui como apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho. Conto, crônica, romance e novela são exemplos.
  • Descritivo: gênero textual que realiza a apresentação de objetos, fatos, lugares ou pessoas de forma a descrevê-los. Currículo, biografia, cardápio, anúncio de classificados são textos descritivos.
  • Dissertativo explicativo (expositivo): visa expor um tema ou informação, sem a necessidade de persuadir o leitor. Apenas explica os fatos, como trabalhos acadêmicos e matérias jornalísticas.
  • Dissertativo argumentativo: basicamente, é o texto que possui introdução, desenvolvimento e conclusão. Artigo, carta de opinião, dissertação e ensaio são bons exemplos.
  • Injuntivo: visa orientar, persuadir ou instruir o leitor. Costuma apresentar verbos no imperativo. Propagandas, prescrições médicas e manuais de instrução são algumas referências.
  • Informativo: semelhante ao expositivo, apresenta determinado fato ao leitor, mas de forma breve. Verbete de dicionário e notícias jornalísticas são textos informativos.

Outras dicas para melhorar a redação

Biblioteca silenciosa é um bom lugar para estudar para melhorar a redação

Quer mais dicas de como melhorar a redação para os vestibulares? Separamos algumas boas práticas, veja:

  • ● Aprender sinônimos, hiperônimos e hipônimos (elementos para retomar temas já abordados no texto, com o fim de evitar a repetição de ideias e expressões);
  • Reescrever redações corrigidas, mesmo aquelas que receberam nota boa;
  • Redigir períodos curtos, o que facilita a compreensão pelo leitor;
  • Aumentar seu vocabulário;
  • Ler o texto em voz alta.

Melhorar a redação é uma maneira de se preparar ainda mais para os vestibulares e para a vida adulta. Além da produção textual, o aprendizado do inglês também é essencial para ser bem-sucedido.

Que tal aprender 5 maneiras de treinar o inglês no dia a dia e se preparar para o futuro profissional?

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp