5 Maneiras de treinar o inglês no dia a dia e se preparar para o futuro profissional

Treinar inglês é essencial para os estudantes que desejam se destacar no futuro, tanto no mercado de trabalho brasileiro como no internacional.

Você sabia que pessoas que ocupam cargos executivos e de gestão pessoal possuem um maior nível de proficiência? É o que aponta o Índice de Proficiência em Inglês da EF de 2020, um ranking de 100 países e regiões classificadas por domínio da língua inglesa.

Uma interpretação simples dessa informação é: quem desenvolve habilidades neste idioma consegue melhores oportunidades. Mas não basta aprender o idioma universal, conseguir um certificado e pronto. É preciso treinar inglês com frequência para manter o conhecimento.

Por isso, trazemos 5 formas simples de treinar inglês no dia a dia!

A importância de aprender e treinar inglês

Antes mesmo de pensar na vida profissional, a importância do inglês aparece ainda na adolescência. Inúmeros filmes, séries, músicas e aplicativos têm como idioma original o inglês. 

Já pensou em realizar um intercâmbio acadêmico-cultural? Para viajar para a maioria dos países, você precisará saber o idioma para ser aprovado. Além do intercâmbio, o idioma também será essencial para o ENEM e para os vestibulares. 

No mercado de trabalho, ser fluente em inglês já não é mais um grande diferencial. O idioma se tornou um requisito obrigatório para quem deseja conquistar melhores vagas de estágio e empregos em muitas empresas. Em outras palavras, treinar inglês te levará ao sucesso profissional. 

E não só isso. Uma pessoa que sabe inglês consegue conversar com qualquer profissional do mundo. Isso será especialmente importante se seu desejo é trabalhar em uma multinacional ou em uma organização internacional.

Em suma, podemos dizer que aprender e treinar inglês traz diversas vantagens, pois permite a você:

● Aproveitar mais os hobbies que dependem do conhecimento do idioma;
● Facilitar sua vida em um intercâmbio acadêmico-cultural;
● Melhorar sua preparação para o ENEM e os vestibulares;
● Ser mais valorizado no mercado de trabalho;
● Trabalhar em qualquer lugar do mundo;
● Ter mais acesso à informação.

5 formas de treinar inglês no dia a dia

Agora que você já sabe da importância do idioma, listamos algumas formas de treinar inglês no dia a dia, fora da sala de aula. São práticas naturais, que não demandam muito esforço e que podem ser divertidas. Confira!

1. Assistir a séries e filmes em inglês

As séries e os filmes já fazem parte da sua rotina. São alguns dos hobbies preferidos de qualquer pessoa, e existem conteúdos para todo o gosto! Seja um filme de suspense ou uma dramédia, uma animação ou um musical, escolha algo que você gosta.

Comece colocando o áudio em inglês e a legenda em português, se for um conteúdo denso. Com o tempo, assista com as legendas em inglês. Isso ajudará no listening e no reading, aprimorando suas habilidades de escuta e leitura.

Se você gosta de notícias, pode fazer o mesmo com os noticiários de outros países!

2. Ler livros em inglês

Alunos sentados em mesa redonda dentro da biblioteca prontos para treinar inglês

Para aprofundar suas competências de leitura e interpretação, uma forma boa de treinar inglês é ler livros em inglês. Se você tem um livro ou uma coletânea preferida, procure a edição no idioma.

Você já conhece a história, mas poderá perceber se a tradução foi fiel ou não, por exemplo. Além disso, ampliará bastante seu vocabulário. Ler livros é sempre uma oportunidade de conhecer mais palavras.

Aproveite para ler alguns trechos em voz alta, o que ajudará, e muito, seu speaking. Muitas pessoas têm dificuldades em falar inglês, porque a pronúncia é muito diferente do português. A melhor maneira de melhorar essa competência é falar cada vez mais. Tente ler na frente do espelho.

3. Ouvir e cantar músicas em inglês

Sabe aquela música que não sai da sua cabeça? Se ela for em inglês, você terá múltiplas possibilidades para treinar o idioma. O primeiro é ouvir e tentar reproduzir (sem se preocupar se está certo ou não) o que você ouve. Escreva o que você entende. 

Em seguida, acesse a letra da música e veja o que escreveu/entendeu certo e errado. Por fim, coloque a música para tocar novamente e solte a voz junto!

Esse exercício simples trabalha todas as habilidades do inglês: writing, listening, reading e speaking. Excelente, não? 

4. Treinar o idioma com colegas e familiares

Dois alunos se encontram para treinar inglês em frente a uma parede de linhas coloridas

Seus pais sabem falar inglês? Se sim, é uma ótima oportunidade para todo mundo treinar inglês em casa. Vocês podem combinar que, durante o café da manhã, só é permitido falar no idioma. Podem também fazer vários programas de lazer juntos que envolvem o inglês, como assistir a séries e filmes.

E o mesmo se aplica a seus colegas. Sempre que os encontrar, combinem de contar as novidades em inglês, trocar músicas ou fazer jogos no idioma. Existem muitas brincadeiras que podem ser feitas em inglês, como o Stop! (também chamado de Adedanha ou Adedonha).

Esse jogo de conhecimentos gerais é ótimo para ampliar o vocabulário e treinar inglês!

5. Estudar em um colégio bilíngue 

Crianças e jovens que têm a oportunidade de estudar em um colégio bilíngue certamente atingem a fluência mais rapidamente. Se você não quer se esforçar para treinar inglês diariamente, o ensino bilíngue é sem dúvidas a melhor opção. 

Na educação bilíngue, diversas aulas são ministradas em inglês. Dessa forma, os alunos aprendem, além da disciplina lecionada, o idioma em si com suas regras gramaticais. Elas também têm a oportunidade de aplicar diariamente seus conhecimentos de inglês no dia a dia. Essa é mais uma maneira de treinar inglês de forma prática e natural.

Séries, livros, filmes, notícias e músicas fazem parte do nosso dia a dia. Você pode aproveitar esses momentos para treinar inglês e aprimorar seus conhecimentos. 

Como falamos anteriormente, há também outra maneira de atingir a fluência de forma natural, que é o ensino bilíngue. Na verdade, ele é a metodologia mais eficiente para se tornar fluente em um novo idioma. 

Você conhece as diferenças entre o inglês ensinado na escola normal e na educação bilíngue? Confira em nosso blog!

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp