Veja como se preparar para ter um melhor desempenho nos estudos

Engana-se quem pensa que a maior dificuldade dos estudantes são as provas e os testes. Há, na verdade, um desafio ainda maior do que esse, ao qual os alunos são colocados à prova diariamente: a concentração para garantir um melhor desempenho nos estudos.

Manter o foco, nem sempre, é uma tarefa fácil, visto que requer mais do que atenção e entusiasmo do estudante. É preciso, também, muita disciplina. Afinal, o acúmulo de matérias e os conteúdos extensos podem ser exaustivos para o cérebro, sendo mais um pretexto para as distrações e a falta de motivação.

Estudar, no entanto, é fundamental para adquirir conhecimento e cultura, traçar objetivos e, principalmente, construir uma vida profissional promissora e bem-sucedida. Neste caso, é necessário adotar estratégias que facilitem a concentração e ajudem a prender a atenção por mais tempo nos conteúdos.

Por essa razão, separamos seis dicas para auxiliar você a melhorar seu desempenho nos estudos e a conquistar notas cada vez mais altas. Acompanhe!

1. Para ter melhor desempenho nos estudos, monte uma agenda ou cronograma

Um fator comum para todos os alunos que anseiam melhorar o desempenho nos estudos chama-se organização. As agendas e cronogramas, portanto, são excelentes aliados para essa finalidade. Neles, é possível dividir o período de estudos para cada disciplina e separar um tempo para realizar os exercícios.

Além disso, seguir uma rotina de estudos é crucial para respeitar o seu tempo e auxiliar o seu cérebro a focar nos conteúdos com maior facilidade.

2. Crie mapas mentais e resumos das matérias 

Embora estejamos na era do digital, criar resumos escritos à mão pode ser uma estratégia interessante para favorecer o processo de aprendizagem das matérias.

Cientistas da Noruega constataram, em uma pesquisa, que esta prática é mais eficaz do que digitar. O motivo é simples: a escrita demanda maior esforço e concentração do seu cérebro, potencializando a absorção do conteúdo.

No entanto, para que essa metodologia funcione e proporcione melhor desempenho nos estudos, você deve otimizar as informações para facilitar o entendimento.

Os mapas mentais são uma boa opção para isso! Elabore as informações de forma sucinta, interligue-as com outros conteúdos e destaque o material com marca-textos e cores diferentes. Isso te ajudará a direcionar o foco e a entender a matéria.

3. Tenha um ambiente de estudos adequado

Organização de ambiente para melhorar desempenho nos estudos

Antes de iniciar a maratona de estudos, é preciso escolher um espaço que seja tranquilo e adequado para suas atividades. Isso significa deixar todos os materiais que você irá precisar separados e organizados: livros, cadernos, canetas, marca-textos, computador e o que mais for necessário. Além, é claro, de escolher uma cadeira confortável.

Pode parecer simples, mas a escolha do ambiente de estudos somada à organização do material forma um poderoso estimulante para a concentração.

4. Estude por diferentes meios

Para que o processo de aprendizagem seja motivador e o seu cérebro permaneça estimulado, uma boa alternativa é variar os formatos nos quais você consome as informações.

Leia os livros das disciplinas, assista às videoaulas, ouça podcasts, participe de grupos de estudo e monitorias, troque ideias com professores e colegas, faça resumos, entre outras coisas mais. O dinamismo pode ajudar a aumentar o seu desempenho nos estudos e facilitar o entendimento dos conteúdos.

5. Livre-se das distrações para aumentar seu desempenho nos estudos

Para uma geração que vive conectada, manter distância das redes sociais, mesmo que por algumas horas, pode ser desafiador. Ainda assim, evitar esse tipo de distração durante os momentos dedicados ao estudo é essencial para quem busca melhorar a concentração e adquirir uma performance mais eficiente e produtiva.

A dica para esses casos é deixar os aparelhos eletrônicos em outro cômodo da casa para impedir a perda do foco. Se mesmo assim você não conseguir manter o autocontrole, existem alguns aplicativos que limitam o uso do dispositivo por períodos determinados. 

6. Faça pequenos intervalos

O descanso também precisa acontecer para você melhorar o seu desempenho nos estudos. Mente e corpo relaxados funcionam muito melhor e com maior eficiência se comparados a um momento de exaustão.

Por isso, saber administrar o seu tempo, respeitando seus horários de alimentação e cansaço, além de intercalar os períodos de esforço com os de relaxamento, é importante para manter uma boa disposição.

Há uma técnica, chamada Pomodoro, que ajuda a organizar isso. Assim, por exemplo: ao definir 40 minutos de estudos, você deve se dedicar 100% a isso neste período. Após, você receberá uma recompensa de 10 minutos de pausa pelo seu esforço, e assim sucessivamente.

Esperamos que estas dicas tenham ajudado você a entender a importância de adotar medidas que facilitem o seu processo de aprendizagem e garantam maior concentração e melhor desempenho nos estudos.

Ao adotar essas boas práticas, o estudo transforma-se em uma atividade mais simples e produtiva, contribuindo para melhorar suas notas e preparando você para exames importantes, como vestibulares e o ENEM.

Para saber mais sobre a preparação para o ingresso no ensino superior, leia também nosso artigo: “Preparação para o vestibular: como o Colégio Dona Clara prepara os alunos”.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp