Raciocínio lógico infantil: como os pais podem ajudar a criança a desenvolver

A experiência é a catalisadora que permite o desenvolvimento do raciocínio lógico infantil. As crianças, por meio da experiência, aprendem a pensar logicamente, a examinar observações, a analisar informações e a resolver problemas.

Por esse motivo, é fundamental desenvolvê-lo desde cedo nas crianças. Os pais têm um papel vital nesse processo, sendo recomendado que ajudem de forma ativa nesse desenvolvimento. 

Mas como os pais podem auxiliar seus/suas filhos(as) a desenvolverem o raciocínio lógico infantil? Qual é a importância disso? Continue a leitura e descubra mais sobre este tema.

Por que é importante desenvolver o raciocínio lógico infantil?

Tratando-se de uma das competências cognitivas de todos os seres humanos, este tipo de raciocínio pode ser treinado, estimulado e incentivado.

Ao se fazer isso na infância, uma série de vantagens podem começar a ser percebidas no dia a dia da criança.

Entre essas vantagens, destaca-se o fato de que a criança com o raciocínio lógico desenvolvido passa a ter uma capacidade maior no processo de tomada de decisões, sejam elas grandes ou pequenas.

Ainda, desenvolver o raciocínio lógico infantil pode trazer benefícios para que a criança apresente melhor saúde mental e estabilidade emocional.

Além disso, o desenvolvimento deste tipo de raciocínio ajuda na socialização, pois possibilita aperfeiçoar habilidades que beneficiam os relacionamentos interpessoais e melhorar o pensamento crítico sobre os mais diversos temas.

Aprender a pensar criticamente pode ser uma das habilidades mais importantes de que as crianças de hoje precisarão no futuro. Em um mundo em constante transformação, elas precisam ser capazes de fazer muito mais do que memorizar e repetir uma lista decorada de fatos. É necessário que sejam pensadoras críticas que consigam dar sentido às informações, analisar, comparar, contrastar, fazer inferências e gerar habilidades de pensamento de ordem superior.

Raciocínio lógico infantil: dicas simples para os pais ajudarem as crianças a desenvolvê-lo

Como vimos, os pais têm um papel fundamental e ativo no sentido de ajudar a desenvolver o raciocínio lógico infantil.

Para isso, de acordo com cada criança, com sua idade e suas peculiaridades, os pais podem definir quais são as melhores estratégias para incentivar esse desenvolvimento.

A seguir, conheça algumas boas práticas que podem te ajudar nisso.

1. Ofereça materiais e brinquedos estimulantes para o raciocínio lógico infantil

Blocos para desenvolver o raciocínio lógico infantil

Os brinquedos podem divertir e ajudar as crianças a entender mais sobre o mundo, a aprender habilidades sociais e emocionais e, ainda, estimulam o desenvolvimento de capacidades cognitivas.

Alguns exemplos desse tipo de material são:

  • Brinquedos de seleção de formas: brinquedos com orifícios para blocos de diferentes formatos desafiam a coordenação da criança e as habilidades de resolução de problemas.
  • Blocos: este tipo de material pode ajudar no aprendizado de aritmética básica de uma forma lúdica, no desenvolvimento do pensamento espacial ao construir objetos bidimensionais e tridimensionais, e na resolução de problemas (Como impedir que uma torre de blocos caia? Como criar e montar determinado formato? etc.).
  • Massa de modelar: permite desenvolver habilidades motoras finas e coordenação visual-motora. Também estimula a criatividade, a imaginação e o pensamento crítico ao manusear e modelar o material.

2. Proponha jogos que ajudem no desenvolvimento de habilidades

Jogos de cartas e tabuleiro, como damas ou xadrez, por exemplo, ajudam a desenvolver e aprimorar habilidades estratégicas, de tomada de decisões, de negociação, cooperação e outras que têm relação com o raciocínio lógico infantil. 

3. Faça perguntas abertas

Ao invés de dar respostas automáticas às perguntas que a criança faz, ajude-a a pensar criticamente fazendo perguntas em troca: “Que ideias você tem sobre isso?”, “O que você acha que está acontecendo aqui?” e “Como você pode resolver essa situação?” são alguns exemplos disso.

É importante também respeitar suas respostas, quer você as considere corretas ou não. Assim, em vez de dizer “Isso está errado!”, experimente respostas mais estimulantes e apoiadoras como: “Que interessante. Por que você acha isso?”

4. Incentive a leitura

Incentivar a leitura para desenvolver o raciocínio lógico infantil

O hábito da leitura pode proporcionar diversos benefícios para a criança. Entre eles, está o desenvolvimento do raciocínio lógico infantil.

Para estimulá-lo ainda mais, busque maneiras de ajudar a criança a fazer conexões durante a leitura. Fazer perguntas permite a ela praticar suas habilidades de pensamento crítico.

Também possibilita que ela descubra como um parágrafo pode se relacionar com outro. A prática dessas habilidades pode ajudar a criança a prever como uma história irá terminar. Isso estimula sua capacidade de avaliar uma situação e fazer uma análise crítica dos resultados potenciais e das decisões, algo que será essencial ao longo da vida.

Como vimos, o raciocínio lógico infantil é fundamental para a resolução de problemas e o aprimoramento do pensamento crítico, habilidades essenciais para o futuro da criança.

Por isso, é vital ajudar a desenvolvê-lo desde cedo. É possível fazer isso adotando práticas simples de serem inseridas na rotina da criança e da família, como as que apresentamos aqui. 

Outra capacidade importante e que deve ser estimulada na infância é a educação financeira. Leia nosso artigo sobre como ensinar educação financeira para as crianças e ajude seu/sua filho(a) neste desenvolvimento.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp