Escola de Educação Infantil: o que analisar antes de fazer a escolha?

Ser pai ou mãe envolve escolhas desde antes mesmo de os filhos virem ao mundo, e quem tem a alegria de ser chamado assim entende bem o que estamos falando, não é mesmo? E na escolha do melhor lugar para seu pequeno iniciar a vida escolar, não é diferente. Afinal, a escola de Educação Infantil é a primeira oportunidade para eles terem um convívio social mais amplo, aberto a novas experiências e desafios.

Assim, é fundamental tomar uma decisão cuidadosa e bem informada. Para ajudar nisso, preparamos este artigo. Confira dicas do que levar em consideração na hora de escolher a escola de Educação Infantil para matricular seu/sua filho(a).

6 pontos importantes na escolha de uma escola de Educação Infantil

Pontos importantes para escolher uma Escola de Educação Infantil

Há diversos fatores relevantes que ajudarão a guiar o seu processo decisório para fazer a melhor escolha. Entre eles, destacam-se:

1 – Espaço para brincar

Nesta fase educacional, as crianças precisam de espaço para pular, correr e se divertir. Por isso, os pais devem dar preferência a instituições que prezam o brincar — como modo de promover momentos lúdicos e, também, como recurso para estimular o desenvolvimento da criança em outras áreas, como as de psicomotricidade, habilidades sociais, entre outras.

2 – Alimentação

Na primeira infância, a base da alimentação também é formada. Assim como é importante dar o exemplo em casa, é fundamental que a escola de Educação Infantil ofereça uma alimentação equilibrada aos alunos, ajudando a criar hábitos saudáveis desde cedo.

Afinal, muitas vezes a criança ficará o dia inteiro na escola, demandando café da manhã, almoço e lanche da tarde. 

Então, para a sua escolha, é válido conhecer a cozinha da instituição, seu cardápio e diretrizes alimentares, desde o preparo até o momento de servir os lanches para os alunos.

3 – Relação e parceria entre escola e família

Outro critério relevante para a escolha da escola de Educação Infantil dos filhos é considerar como é a relação e a comunicação entre a escola e as famílias.

Isso porque os resultados e o desenvolvimento da criança são potencializados quando há um alinhamento entre essas duas partes. É importante avaliar, por exemplo:

  • Quais canais são utilizados para comunicação?
  • Como as dúvidas e sugestões são tratadas?
  • De que maneira o desempenho do aluno é comunicado à família?
  • Há oportunidades para a família participar ativamente da rotina escolar das crianças?

4 – Atividades oferecidas

Infraestrutura e segurança da Escola de Educação Infantil

Cada criança tem seu próprio estilo e suas preferências de aprendizado. Algumas respondem melhor a estímulos visuais, enquanto outras se engajam mais com tarefas práticas.

Assim, na escolha da escola de Educação Infantil, é relevante também considerar a variedade de abordagens e atividades pedagógicas ofertadas pela instituição de ensino.

Ainda, é recomendado checar quais são as atividades extracurriculares propostas aos alunos. Essas práticas também são muito importantes para promover o desenvolvimento integral da criança em áreas como as cultural, intelectual, física, ética, linguística, cognitiva, afetiva e social.

5 – Infraestrutura e segurança

Uma boa escola de Educação Infantil deve oferecer uma infraestrutura completa, segura e acolhedora para estimular o desenvolvimento dos seus alunos.

Para essa faixa etária, é importante priorizar instituições que contem com espaços como:

  • Brinquedoteca;
  • Parquinho;
  • Quadras poliesportivas;
  • Espaço de leitura;
  • Cozinha experimental;
  • Entre outros.

6 – Projetos pedagógicos e abordagens de ensino

Outro ponto essencial para identificar a escola de Educação Infantil ideal para seus filhos é solicitar informações sobre os projetos pedagógicos da instituição. Também é vital conhecer as abordagens e metodologias utilizadas.

A área da educação evoluiu bastante nos últimos anos, especialmente com as metodologias ativas, o apoio das tecnologias educacionais e com as novas diretrizes, como as trazidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Dessa forma, é indicado considerar se essa modernização e alinhamento às normativas estão bem implementados e presentes nos projetos educacionais da escola em questão.

Sendo assim, como visto, é preciso se atentar a diversos pontos para que a primeira infância da criança aconteça em um ambiente adequado e acolhedor, visto que ela passará muitas horas do dia na escola, responsável por cuidar do desenvolvimento dos pequenos como um todo.

Agora que você já sabe quais são alguns dos principais critérios para ajudar nessa escolha, conheça a proposta do Colégio Dona Clara para a Educação Infantil.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp