Metodologias ativas: como funcionam e por que são importantes?

O advento da informatização provocou diversas mudanças na maneira como interagimos com o mundo, alterando aspectos como relações políticas, econômicas e sociais. Devido a este cenário, acompanhar o desenvolvimento das novas gerações, que já nasceram imersas na era da tecnologia, se tornou um desafio para o setor da educação, que se viu obrigado a reformular o plano de ensino para atender às novas necessidades dos estudantes. É neste contexto que as metodologias ativas vêm ganhando espaço nas salas de aula.

Isso se dá, especialmente, por serem um conjunto de processos de aprendizagem dinâmicos e participativos. Para entender melhor sobre o assunto, continue lendo o artigo. Vamos explicar, a seguir, o que são as metodologias ativas, como elas funcionam e qual é a sua importância para a educação. Acompanhe!

O que são as metodologias ativas?

O que são as metodologias ativas

As metodologias ativas são ferramentas de aprendizagem que colocam o aluno como protagonista na construção do seu conhecimento, enquanto o professor assume um importante papel de mediação.

Ou seja, este modelo contrasta com o método de ensino tradicional á medida que o estudante deixa de ser um receptor passivo e passa a ter um papel ativo na construção do seu conhecimento.

Com isso, os alunos se tornam mais autônomos e participativos, envolvendo-se em novas e interessantes formas de estimular o seu aprimoramento e o desenvolvimento  de novas competências e habilidades. 

Como as metodologias ativas funcionam?

A melhor maneira de entender o que são as metodologias ativas e como elas funcionam na prática é conhecendo os exemplos de aplicação. Confira!

Sala de aula invertida

Esta abordagem trata-se basicamente de inverter a ordem de ensino. Com isso, ao invés de o professor apresentar o conteúdo e propor um exercício de fixação aos alunos, por exemplo, o educador solicita aos estudantes que eles pesquisem sobre determinado tema e o apresentem em sala de aula aos demais colegas.

Assim, o professor consegue otimizar o aprendizado (especialmente de disciplinas com pouco tempo na grade curricular), além de proporcionar mais autonomia aos estudantes, que precisam buscar informações sobre o assunto e tirar dúvidas durante as aulas.

Ensino híbrido

Se o ensino híbrido já soava como uma tendência para os tempos modernos, com a pandemia, não teve outro jeito: o conceito se fortaleceu e precisou ser implementado no modelo de diversas instituições de ensino. Por essa razão, esta é uma das metodologias ativas mais promissoras atualmente.

Como as tecnologias se tornaram importantes aliadas da aprendizagem, a aposta é a educação híbrida que, além de unir aulas online e presenciais, possibilita o aperfeiçoamento para a futura vida profissional e amplia os conhecimentos do estudante no ambiente digital.

Aprendizagem baseada em projetos

Esta metodologia é uma das ferramentas de ensino mais eficientes do século XXI, pois o modelo oferece aos alunos a oportunidade de identificar problemas reais e pensar, de maneira ativa e colaborativa, em soluções assertivas e viáveis.

A aprendizagem baseada em projetos é desenvolvida por meio de trabalhos que partem da teoria à prática, buscando proporcionar aos estudantes uma experiência completa sobre os conceitos aprendidos em sala de aula.

Dessa forma, eles são submetidos a uma questão norteadora (geralmente alinhada ao seu universo) e devem investigar, debater e propor um produto que resolva o problema em questão. A atividade, além de promover o espírito de equipe, garante uma aprendizagem coletiva e colaborativa, algo que será essencial para a carreira profissional do aluno.

Gamificação

Este conceito pode ser definido como o uso de técnicas de design de jogos no ambiente escolar, visando aumentar o envolvimento dos alunos nas atividades em sala de aula. Isso porque alguns conceitos e competências são aflorados durante competições, como a conquista, completude, status, altruísmo e colaboração.

Ainda assim, é preciso entender que, embora a gamificação alie o lúdico ao cotidiano, ela deve ser aplicada com cautela no modelo de ensino. Por isso, não é recomendado transformar tudo em um jogo. Os alunos precisam ser estimulados com coerência para que o interesse, o foco e a persistência aumentem.

Qual é a importância das metodologias ativas para a educação?

 Importância das metodologias ativas para a educação

A principal vantagem de utilizar metodologias ativas em sala de aula é estimular o desenvolvimento de cada aluno como pessoa, cidadão e profissional, além de aperfeiçoar suas competências, habilidades e a maneira como os alunos enxergam o mundo ao seu redor.

Há, porém, outros benefícios oferecidos por este modelo de ensino. Entre os quais, vale destacar:

  • ● desenvolvimento da autonomia e confiança;
  • ● aprender a resolver problemas;
  • ● desenvolvimento do raciocínio lógico;
  • ● aprimoramento da capacidade analítica;
  • ● fortalecimento da colaboração e das relações interpessoais;
  • ● profissionais mais qualificados no futuro;
  • ● enxergar o aprendizado como algo tranquilo;
  • ● mais satisfação dos alunos em sala de aula.

Assim, para oferecer uma educação de qualidade e que promove o envolvimento dos estudantes em sala de aula, é necessário investir não só em bons conteúdos, mas, principalmente, em metodologias de ensino mais modernas e dinâmicas, visando suprir as necessidades dos alunos e romper barreiras que possam existir entre a instituição e a comunidade acadêmica.

Para saber como você pode atuar para facilitar todo esse processo, leia, também, nosso artigo: “Desempenho escolar: por que e como os pais devem acompanhar”.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp