Descubra como o Colégio Dona Clara prepara seus alunos para os desafios do século XXI

A escolha da escola certa é fundamental na preparação dos alunos para o futuro. Especialmente em um mundo globalizado, digitalizado, e passando por rápidas transformações, é essencial reservar tempo e dedicação para tomar essa decisão. E, para te ajudar neste processo, conheça mais sobre o Colégio Dona Clara.

A nossa proposta foi criada aliada às demandas e desafios do século XXI, que se refletem em nossos processos educacionais e práticas pedagógicas para uma educação integral e de qualidade.

Assim, nossos alunos tornam-se mais do que espectadores e ouvintes — são protagonistas ativos de seu aprendizado e futuro.

Continue a leitura para saber mais sobre nossos diferenciais e como o Colégio Dona Clara prepara os alunos para os desafios do século XXI. Acompanhe!

Quais são as habilidades essenciais para o futuro e como o Colégio Dona Clara prepara os alunos para desenvolvê-las?

Iniciativas do Colégio Dona Clara para estimular o desenvolvimento de habilidades essenciais

Com a tecnologia cada vez mais disponível e sendo aplicada na automatização de atividades repetitivas e manuais, e com uma estrutura social que lida com problemas cada vez mais dinâmicos e complexos, as habilidades fundamentais para o século XXI serão, sobretudo, as socioemocionais e comportamentais — chamadas de soft skills.

Essas habilidades serão indispensáveis para o aluno conviver bem em sociedade, seja no âmbito pessoal ou profissional, e atuar em um mundo que sobrepõe características que especialistas chamam de VUCA – Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade) e de BANI — Brittle (frágil), Anxious (ansioso), Nonlinear (não linear) e Incomprehensible (incompreensível).

Tudo isso faz com que seja importante trabalhar desde cedo com as crianças o estímulo de habilidades e competências como criatividade, autoconhecimento, autonomia, pensamento crítico, capacidade de resolver problemas, iniciativa, flexibilidade, empatia, liderança, entre outras. E isso deve ser ensinado também no ambiente escolar.

Por isso, o Colégio Dona Clara desenvolveu uma proposta consistente, para ajudar a preparar os alunos para os desafios futuros, oferecendo atividades que vão além do aspecto conteudista e contemplando uma perspectiva mais humanista.

A seguir, conheça mais sobre algumas iniciativas do Colégio Dona Clara para estimular o desenvolvimento das habilidades essenciais para o século XXI.

Formação integral

Os desafios do mundo real não são compartimentados — para resolver um problema, é necessário fazer uso de uma série de conhecimentos e habilidades. Assim, para que o aluno esteja preparado para essa interdisciplinaridade prática, a formação integral será muito vantajosa.

Afinal, por meio dela, busca-se o desenvolvimento completo do estudante, abrangendo aspectos como o cognitivo, físico, emocional, intelectual e social. 

Por isso, o Colégio Dona Clara tem a proposta de educação integral, que é posta em prática por meio de diversas iniciativas em sala de aula e extracurriculares, em metodologias modernas para apoiar os processos de ensino-aprendizagem e o fornecimento constante de oportunidades para que o aluno mobilize seus saberes de maneira mais integral na execução de suas atividades.

Projetos extracurriculares e parcerias do Colégio Dona Clara

Formação integral no Colégio Dona Clara

O Colégio Dona Clara também prepara os alunos para os desafios do século XXI a partir de variados projetos desenvolvidos pela equipe interna e/ou apoiados por grandes parceiros externos.

Esse é um diferencial relevante para ajudar a consolidar o aprendizado e para contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências vitais para o futuro dos estudantes. 

Fazem parte disso, projetos culturais, esportivos, competitivos, lúdicos e diversos outros que estimulam o crescimento integral do aluno e possibilitam situações práticas para ajudá-los a se tornarem cidadãos protagonistas, ativos e preparados para os mais variados desafios.

Entre as parcerias do Colégio Dona Clara, estão:  Lego Education, Cambridge University Press, Junior Achievement, Google for Education e O Líder em Mim.

Metodologias ativas e acolhedoras

O Colégio Dona Clara busca atender seus objetivos sempre respeitando as necessidades dos alunos. Isso parte de uma abordagem humanista, que integra e acolhe, de modo a fornecer um ambiente inclusivo, agradável, seguro, receptivo e atrativo para que os alunos sintam-se bem e estimulados a aprender.

Dessa forma, as metodologias adotadas pelo Colégio incluem as ativas, que são focadas em tornar o aluno protagonista de seu desenvolvimento. As abordagens são personalizadas, atuais e engajadoras, o que permite que eles se desenvolvam de modo ainda mais amplo e efetivo.

Educação bilíngue

Em um mundo cada vez mais globalizado, no qual as fronteiras tornaram-se menos limitadoras com a transformação digital, dominar um segundo idioma é absolutamente estratégico para ter sucesso diante dos desafios do século XXI.

Por isso, o Colégio Dona Clara oferece uma educação bilíngue, com atividades dinâmicas e imersivas, que promovem o aprendizado do idioma inglês de maneira natural e contínua.  

Se você gostou da nossa proposta e quer oferecer ao seu/sua filho(a) uma excelente preparação para o futuro, acesse nossa página de admissão de matrículas para 2022 e agende uma visita.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp