6 Livros que todo adolescente deve ler para estimular a reflexão

A leitura é um hábito muito rico que deve ser cultivado por toda a vida, e existem muitos livros para adolescentes para que ela esteja presente nesta fase da vida.

Esta prática exerce grande influência na formação pessoal e intelectual do indivíduo. De acordo com cada faixa etária, há obras mais indicadas para a etapa de desenvolvimento da pessoa.

Um bom livro para adolescentes, por exemplo, não traz histórias somente em gêneros de fantasias e jovens adultos. Ele também aborda dilemas e temas que ajudarão os leitores em sua formação.

Confira a seguir algumas indicações de livros para adolescentes!

6 livros para adolescentes que trazem inúmeros aprendizados

#1 – 1984

Um romance satírico do inglês George Orwell, 1984 foi publicado em agosto de 1945. Considerado um dos 100 melhores romances da língua inglesa pela revista americana Time, o livro traz provocações incríveis para qualquer pessoa acima de 15 anos.

A começar pela proposta da “Novilíngua”, um idioma criado pelo governo para eliminar o maior número possível de palavras. Na prática, as pessoas passam a não ter termos para criticar o próprio governo. 

É, assim, um livro que trata da verdade e da liberdade de expressão. Como diz Orwell, “num tempo de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário”. Parece atual, certo?

E se gostar do estilo do autor, já deixamos a recomendação do seu livro “A Revolução dos Bichos”. Basicamente, um grupo de animais toma o controle da fazenda onde vivem. O resto é história.

#2 – A Coragem de Ser Imperfeito

Cinco adolescentes pousam para a foto com uniforme no jardim da escola

Com um título desses, já é possível entender por que “A Coragem de Ser Imperfeito”, de Brené Brown, é uma excelente indicação de livro para adolescentes

Demonstrar medo, fracassos e vulnerabilidade é uma grande dificuldade para qualquer pessoa. No caso de adolescentes, que adotam comportamentos para se inserirem em grupos, isso se torna ainda mais grave.

É por isso que Brown traz neste livro os resultados de uma pesquisa pioneira que realizou sobre a vulnerabilidade. Ao final da obra, certamente os jovens estarão se questionando sobre suas emoções e seus sentimentos.

Uma ótima pedida para desenvolver habilidades socioemocionais!

#3 – A menina que roubava livros

A história escrita pelo australiano Markus Zusak fala de Liesel Meminger, uma garota sobrevivente do nazismo. Ao escapar da fatalidade que tirou a vida de seu irmão, a Morte passa a acompanhá-la entre 1939 e 1943. No obra, a Morte é uma narradora que traz um tom leve e divertido a um contexto de enorme violência humana. 

Liesel passa os anos roubando livros, apesar de não saber ler no início. Seu pai adotivo a ensina a ler e a escrever sob vistas grossas da madrasta. Suas urgências e seus medos são todos canalizados para a literatura. 

Enquanto isso, a vida ao redor é a pseudo-realidade do nazismo. 

#4 – Abaixo de Zero

Abaixo de Zero é um livro escrito por Bret Easton Ellis, o mesmo autor do perturbador “O Psicopata Americano”. Esse representante da Geração X descreve a decadência moral da sociedade norte-americana, abordando temas como drogas, álcool e perversões sexuais.

Apesar de trazer assuntos inquietantes, esse é um livro para adolescentes que trata da realidade atual, especialmente se considerarmos a exposição da vida privada nas redes sociais.

#5 – Admirável Mundo Novo

Admirável Mundo Novo é um romance de Aldous Huxley publicado em 1932. Apesar da data antiga da primeira publicação, é um livro sobre ficção científica e distopia. Os temas? Nada que os jovens não vejam em filmes: tecnologia reprodutiva e clonagem, manipulação psicológica e sociedade de castas.

É um livro para adolescentes bastante interessante para tratar costumes, organização social, autoritarismo e alienação.

#6 – O Poder do Hábito

Ambiente escolar com diversas mesas e cadeiras coloridas, com um painel preto com escritos brancos ao fundo

“O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg, não é um mero livro de autoajuda. Por isso, dê uma chance, porque ele pode trazer descobertas e modificar comportamentos. É um interessante livro para adolescentes que têm dificuldades em finalizar projetos, chegar no horário, ou largar um vício.

Basicamente, o livro de Duhigg analisa o que é um hábito, como iniciá-lo, modificá-lo ou abandoná-lo. Mas não são lições simples. É uma conversa sincera, que revela novas perspectivas sobre o comportamento.

Quais desses livros para adolescentes seu(a) filho(a) já leu? Seja qual for, são muito importantes para adquirir uma maior visão de mundo, uma das competências socioemocionais essenciais para o mercado de trabalho. 

Veja como essas competências impactam o futuro profissional!

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp