5 dicas para estudar para o vestibular sozinho

Estudar para o vestibular sozinho também pode ser uma alternativa muito eficiente. Com dedicação, uma rotina de estudos estruturada e o planejamento certo, é possível se preparar para obter a aprovação. 

No entanto, é claro, será preciso foco e disciplina para ter sucesso nesse desafio, aliados a algumas táticas de estudo para tornar a prática mais assertiva.

Para saber mais sobre como se organizar para essa preparação, acompanhe os tópicos a seguir. Apresentamos 5 dicas valiosas sobre como estudar para o vestibular ou Enem e elevar suas chances de sucesso nas provas.

1. Ao estudar para o vestibular, treine fazendo provas anteriores e simulados

A prática leva à perfeição. E, para ser perfeito, é importante construir uma base de dados relevante para os seus estudos. Por isso, aproveite para testar seus conhecimentos utilizando provas anteriores e realizando simulados.

Isso irá ajudar a entender em quais matérias e assuntos você tem mais dificuldade e  precisará se dedicar mais ao estudar para o vestibular. 

Sites como o Brasil Escola, por exemplo, oferecem gabaritos de provas do Enem e de concursos e vestibulares passados, de faculdades de todo o país.

Assim, treinando um pouco todo dia, você conseguirá identificar e melhorar o tempo que leva para resolver as questões, desenvolverá um entendimento maior sobre o estilo das perguntas que encontrará nas provas e se sentirá mais seguro(a) para respondê-las com mais tranquilidade.

2. Aproveite seu colégio ao máximo

Estrutura do colégio auxilia quem opta por estudar para o vestibular sozinho

Quando se fala em estudar para o vestibular sozinho, isso não significa que você não precisará de ajuda. Aliás, pelo contrário: é importante utilizar sua rede de apoio nessa preparação.

Por isso, converse com seus professores sobre a sua meta e como irá se organizar para esse desafio e busque suporte nessa jornada. 

Além disso, lembre-se de que você pode utilizar a biblioteca, os laboratórios de informática e outros espaços da infraestrutura do colégio para organizar a sua rotina de estudos, fazer pesquisas e ter um ambiente tranquilo para focar em sua preparação.

3. Crie um cronograma

Estudar sozinho demanda disciplina e, para isso, ter um cronograma diário de estudos é a solução ideal.

Avalie como são seus horários, em que momentos você apresenta mais atenção e produtividade, e em quais será mais benéfico descansar ou ter atividades de lazer para, então, planejar a sua rotina de estudos em casa.

Você pode se dedicar às matérias mais urgentes dando a elas maior destaque na sua programação. Dessa forma, você estuda para o vestibular com foco em suas reais necessidades.

Outra parte importante do seu cronograma está no tempo dedicado a praticar sua redação. Muitas das provas das universidades e do Enem colocam grande peso na avaliação da produção textual nos requisitos estabelecidos. Então, aproveite para conferir o que será exigido no seu vestibular e inclua esse treino em seu cronograma.

4. Utilize a internet a seu favor

Por vezes, a internet é vista como uma inimiga para quem precisa estudar para o vestibular. Afinal, para quem tem problema em focar, memes, vídeos de entretenimento e notificações em redes sociais se tornam grandes distrações. 

No entanto, a internet, se utilizada da maneira certa, pode ajudar muito nos seus estudos, pois existem diversos conteúdos disponíveis online sobre vestibular, muitos deles gratuitos.

Então, aproveite o acesso a toda essa informação e procure artigos, videoaulas e aplicativos que ajudem em sua preparação.

Outra dica é se conectar com comunidades de pessoas que estão vivenciando a mesma situação que você e trocar experiência com outros vestibulandos. Ter um grupo de estudos, por exemplo, te ajudará a obter mais motivação para seguir seu cronograma, além de ser uma rede de apoio para tirar dúvidas e compartilhar sentimentos

5. Estabeleça um local para estudar para o vestibular em casa

Reserve um espaço da casa para organizar todo o material que você precisa. Certifique-se de que o local seja confortável e livre de distrações.

Ter um ambiente específico para estudar para o vestibular é essencial para você conseguir manter sua rotina de preparação. 

Além das dicas que vimos, estudar em um bom colégio, que prepare efetivamente os estudantes para este momento e tenha uma proposta pedagógica voltada para o futuro dos alunos é outro diferencial importante na preparação para o vestibular.

Se você está em busca de um novo colégio para te ajudar nessa jornada, descubra como o Colégio Dona Clara prepara os alunos para o vestibular.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp