5 razões para matricular seu filho em um colégio bilíngue

Considerando que as habilidades linguísticas são vitais para o mercado de trabalho e que o inglês é uma língua universal, aprender o idioma desde cedo é uma forma de preparar melhor seu/sua filho(a) para o futuro. E uma das maneiras mais práticas, eficientes e vantajosas de proporcionar isso é matriculá-lo(a) em um colégio bilíngue.

Aprender a língua inglesa é essencial para o desenvolvimento e o futuro da criança. Isso a ajudará, futuramente, a abrir portas para o sucesso e a explorar novas culturas. O inglês também cria muitas oportunidades transformadoras, como a possibilidade de fazer intercâmbio ou estudar no exterior. 

Dessa forma aprender o idioma em um ambiente já conhecido, de modo contextualizado e fluido na rotina escolar oferece excelentes condições de engajamento e retenção do conhecimento.

Por isso, se você está em dúvida se vale a pena matricular seu/sua filho(a) em um colégio bilíngue, acompanhe os tópicos a seguir. Apresentaremos alguns dos motivos que demonstram os benefícios de a criança ter uma formação em uma segunda língua, iniciando já na Educação Infantil.

1. Expande o vocabulário

Aprendizado no colégio bilíngue expande o vocabulário do aluno

Uma das principais razões para aprender a língua inglesa desde cedo em um colégio bilíngue é expandir o vocabulário da criança.

Isso começa com o aprendizado de palavras simples na Educação Infantil e, depois, expressões mais complexas, que otimizarão o vocabulário da criança na língua portuguesa. 

2. A experiência no colégio bilíngue contribui para aprimorar o aprendizado

Estudar novos idiomas torna o aprendizado de outras matérias e conceitos muito mais fácil na vida cotidiana, porque, quando aprendemos algo, nosso cérebro desenvolve novos caminhos neurais.

Esses caminhos neurais ajudarão a criança a entender e acelerar o aprendizado de outras coisas com as quais ela terá contato no colégio bilíngue, o que proporciona um incremento no seu desempenho geral.

3. Possibilita um aprendizado constante, divertido e prático

Se seu/sua filho(a) começar a estudar inglês cedo, absorverá o novo idioma de maneira mais simples. Quando somos crianças, aprendemos a linguagem de uma forma mais inata e natural, ou seja, não precisamos nos esforçar tanto para aprender.

Nessa fase, são geradas muitas conexões neurológicas. Durante este período de formação do cérebro, ele age como uma esponja, absorvendo uma grande quantidade de informação e conhecimento de modo prático e rápido. Portanto, este é o momento perfeito para possibilitar estímulo linguístico aos filhos os colocando em um colégio bilíngue.

Afinal, na instituição com essa proposta, o aluno não tem apenas contatos pontuais com a segunda língua, pois ela é inserida na rotina escolar de forma consistente. E isso permite um aprendizado mais prático e com ótimos resultados, além de uma experiência mais divertida junto a seus colegas.

4. Fomenta a diversidade e bagagem cultural

O colégio bilíngue contribui para aprimorar o aprendizado

Ao aprender inglês desde a infância, seu/sua filho(a) terá acesso a duas culturas. Isso é muito valioso para o desenvolvimento educacional, social e intelectual. 

Ainda, ao ter contato com um novo idioma e uma cultura diferente, a criança terá de desenvolver uma mentalidade mais aberta, que exercerá um impacto positivo em seus relacionamentos profissionais e pessoais no futuro.

Com isso, o estudante também desenvolverá uma excelente compreensão da diversidade cultural e, portanto, será capaz de se comunicar com pessoas de todo o mundo, independentemente da nacionalidade, cultura ou perfil.

5. Abre portas para oportunidades futuras

Se a criança começar a aprender inglês desde cedo no colégio bilíngue, ela será capaz de dominar o idioma e pronunciar tudo com mais naturalidade. E o mais importante é que seu/sua filho(a) será bilíngue no futuro, o que, por si só, já ajudará a abrir muitas portas para sua carreira.

É importante se lembrar de que vivemos em um mundo cada vez mais globalizado. Por isso, falar inglês, que é a língua do mundo dos negócios, será essencial para garantir um futuro melhor no mercado de trabalho, atuando de onde estiver.

Outro ponto importante é que, uma vez que seu/sua filho(a) tenha aprendido inglês, possivelmente será mais fácil aprender um terceiro idioma, elevando ainda mais seus diferenciais para um futuro bem-sucedido. 

Como vimos, o aprendizado constante da língua inglesa durante o ciclo escolar em um colégio bilíngue traz diversos ganhos e, ainda, dispensa os custos com cursos ou aulas de inglês contratados à parte, formando integralmente o aluno, e preparando-o para o ENEM e para o futuro profissional.

Para saber mais, descubra como funciona, na prática, uma escola bilíngue para crianças.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp