Como escolher o melhor colégio para meu filho adolescente: que características devo considerar para não errar

Devido à complexidade da fase da adolescência, muitos pais têm dúvidas ao escolher um colégio para os filhos que estão passando por essa etapa da vida. Se você se encontra nesse momento de indecisão, acompanhe a leitura e saiba como definir a melhor instituição para o seu filho adolescente e oferecer o melhor para ele.

A importância de se escolher um bom colégio para adolescentes

Essa é uma etapa de muita relevância para o desenvolvimento do filho como indivíduo e como aluno, devido às grandes mudanças do período de transição da infância para a idade adulta. Além disso, a partir dessa fase, as responsabilidades passam a aumentar cada vez mais. Inclusive, alguns jovens podem enfrentar muitas dificuldades em relação à escola.

Portanto, ao escolher um colégio para adolescentes, devem ser priorizados, além da educação de qualidade, outros fatores que também são relevantes. Como exemplos, podemos citar as atividades extracurriculares, a infraestrutura e uma proposta pedagógica acolhedora. Afinal, a instituição de ensino irá preparar o aluno para a vida adulta e, consequentemente, para a vida profissional.

Sendo assim, para te ajudar a escolher um colégio para seu filho adolescente, apresentaremos algumas características que devem ser consideradas durante esse processo de decisão. Confira!

Um bom colégio para adolescentes deve visar a formação integral do aluno

As características que um colégio para adolescentes deve ter

Veja quais são os pontos essenciais que o melhor colégio para adolescentes deve ter.

Formação integral do aluno

Um colégio para adolescentes que garante uma formação integral é aquele que reconhece e desenvolve o aluno como um todo, trabalhando, também, os aspectos sociais, psicológicos, pedagógicos e afetivos.

Isso é de extrema importância para o jovem, pois o possibilita trabalhar as relações humanas de forma ampla, ou seja, vai além dos aspectos racionais e cognitivos.

Proposta pedagógica acolhedora

Como a adolescência é uma fase complexa e especial na vida do indivíduo, faz-se necessário que o colégio ofereça um acompanhamento individualizado voltado para as necessidades do aluno, com uma proposta pedagógica acolhedora e próxima para ajudar em todas as etapas da vida do jovem.

Esse fator inclui, também, um contato mais frequente com a família, para que seja analisado o desenvolvimento e o bem-estar do aluno como um todo. Além disso, é
importante que o colégio ofereça apoio psicológico para ajudar o jovem com suas questões individuais.

Ensino bilíngue

Um fator que é essencial para os jovens no dia de hoje é saber se comunicar em uma segunda língua.

Falar inglês deixou de ser um diferencial e passou a ser uma competência básica no currículo do indivíduo. Por isso, um colégio para adolescentes que é considerado ideal deve incluir na sua grade o ensino de um segundo idioma.

Estudiosos afirmam que a melhor maneira de se aprender inglês é por meio do ensino bilíngue, já que ele possui maior carga horária, ou seja, o aprendizado é feito de forma imersiva, em que o aluno tem um maior contato com a língua estrangeira. Assim, os alunos passam a ter afinidade com o novo idioma e adquirem a fluência mais facilmente.

Atividades extracurriculares

Esportes são um fator importante em um colégio para adolescentes

Uma outra característica que um bom colégio para adolescentes deve ter é a estrutura necessária para oferecer atividades extracurriculares. Assim, os alunos podem colocar em prática o que é aprendido em sala de aula de uma maneira mais divertida e interativa.

Além disso, esse tipo de atividades desenvolve competências que são importantes para a vida adulta, tanto profissional quanto pessoal.

Preparação para a prova do ENEM

Como a adolescência é a fase preparatória para a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e outros vestibulares, um colégio ideal para jovens nessa idade precisa oferecer maneiras de estudar conteúdos atuais para essas provas decisivas, de forma que atraia o interesse dos alunos e vá além do que é proposto em sala de aula.

O colégio deve oferecer oportunidades de preparar o estudante e minimizar sua ansiedade, seja com simulados, aulas especiais, avaliações ou revisões.

Neste conteúdo mostramos que para escolher o melhor colégio para seu filho ou filha, é necessário conhecer de perto as propostas específicas da instituição de ensino. Agora que você já sabe o que avaliar, confira este outro conteúdo do nosso blog, em que falamos sobre o melhor colégio de Belo Horizonte: Conheça as propostas do Colégio Dona Clara para o ensino médio.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp