A importância da relação entre família e escola para o desenvolvimento dos alunos
A relação entre família e escola mudou muito ao longo dos anos. Antes, a aprendizagem era vista como um processo limitado às salas de aula. Agora, mais do que nunca, essa parceria pode ser considerada um dos pilares da educação e do desenvolvimento do aluno.
Isso porque o desenvolvimento do aluno não acontece somente dentro dos limites da escola, e sim a partir de diferentes aspectos da vida e da forma como nos relacionamos com o mundo.
Estudos comprovam que a eficácia do professor aumenta quando o aluno ingressa na escola com uma boa educação oferecida pelos pais e responsáveis. E isso não depende do nível socioeconômico da família e sim do comprometimento dos pais com a educação e vida escolar do filho.
Benefícios de estreitar a relação entre família e escola
Estreitar a relação entre família e escola traz diversos benefícios para alunos de diferentes níveis. E esses benefícios, hoje em dia, se tornaram fundamentais para o aprendizado e desenvolvimento escolar. Conheça alguns deles!
Acompanhamento mais eficiente
Toda criança necessita de suporte para as suas atividades do dia a dia. Na escola, essa ajuda se torna ainda mais relevante.
Para que se consiga ter um aprendizado efetivo em sala de aula, é preciso que haja um esforço conjunto, tanto da família quanto dos professores e educadores.
Assim, o acompanhamento dos alunos se torna muito mais eficiente se feito nos dois ambientes: em casa e na escola. A partir dessa relação mais próxima, do diálogo e do trabalho conjunto, será mais fácil estimular o desenvolvimento de habilidades e a ajudar a superar eventuais desafios.
Melhora do desempenho e dos resultados
Outra vantagem de uma boa relação entre família e escola é um maior comprometimento do filho com relação aos estudos.
Muitas vezes, a falta de motivação que alguns alunos apresentam em relação à escola pode ser causada pela falta de apoio ou de acompanhamento dos pais e responsáveis em casa. Por isso, o incentivo da família pode resultar em um maior esforço e melhor rendimento do aluno.
Quando o aluno percebe essa forte relação entre família e escola, ele tem mais chances de se interessar e se dedicar de verdade às atividades e ao aprendizado. Certamente, isso irá refletir de forma positiva no seu desempenho escolar.
Desenvolvimento cognitivo e social do aluno
O desenvolvimento cognitivo ocorre de maneira mais intensa na infância. Nesse período, o cérebro ainda está em desenvolvimento e evoluindo intensamente. E também é nessa fase da vida que a pessoa começa a desenvolver as habilidades sociais, como respeito, empatia e compaixão. Portanto, o estímulo a esses dois tipos de desenvolvimento é fundamental.
Em casa, isso pode ser feito em momentos de lazer e de atividades educativas, bem como durante as tarefas escolares. Crianças que são estimuladas a trabalhar essas questões apresentam melhores resultados em termos de aprendizado e nas relações com os colegas, os professores e a família.
Dicas para estreitar e manter uma boa relação entre família e escola
Agora, vamos mostrar como os pais e a escola podem estreitar essa relação.
Diálogos frequentes
Uma das principais formas dos pais participarem ativamente da vida escolar do filho é mantendo um diálogo aberto, tanto dos pais com os filhos quanto entre os pais e a escola.
A sala de aula é um espaço de aprimoramento de conhecimento e de habilidades. É
muito importante que o colégio e a família sejam aliados em prol do aprendizado do aluno.
Acompanhamento de desempenho
Outro ponto importante é a família reservar um momento do dia para conversar com o filho sobre assuntos da escola, perguntar o que foi aprendido, conferir se as tarefas diárias foram feitas e checar se a escola mandou algum recado. Esses pequenos feitos podem fazer toda a diferença na motivação e na responsabilidade do aluno, principalmente agora, com a implementação das aulas remotas.
É fundamental que a família participe de todo o processo, para que o filho perceba o interesse dos pais em sua vida escolar.
Reuniões de pais
Uma questão que ajuda, e muito, a fortalecer e manter uma relação mais próxima entre família e escola é a participação dos pais e responsáveis nas reuniões escolares.
Esse é um ponto importante para se fazer presente e demonstrar interesse na vida escolar do filho. Além disso, é primordial saber o que a escola tem a dizer sobre o seu filho e sobre como anda o desempenho dele.
Mesmo que não seja possível a presença dos responsáveis no momento das reuniões, seja por conta do compromisso com o trabalho ou outras ocupações, a escola deve estar disponível para recebê-los em outros horários.
Se informar sobre o comportamento do filho dentro do ambiente escolar significa poder acompanhar de perto o seu desenvolvimento. Assim, também é possível saber como ajudá-lo em caso de dificuldades ou, até mesmo, desentendimentos.
Período de provas
Os filhos também devem ter o seu momento de lazer, mas é preciso que os pais fiquem atentos ao período de provas, para incentivar a preparação e certificar que os estudos estão em dia. Isso ajuda na disciplina e responsabilidade do aluno. No entanto, a vida familiar também deve estar em ordem.
Para se cobrar organização e comprometimento do filho, os pais devem oferecer um ambiente adequado e demonstrar um comportamento condizente para que sirva de exemplo.
No caso dos alunos que têm mais dificuldades nos estudos, é interessante que o pai ou responsável converse com os professores para receberem orientações sobre como ajudar os filhos no período de provas e, se necessário, procure oferecer aulas particulares ou cursos específicos para complemento do aprendizado. Isso pode ajudar muito no desempenho do filho.
Eventos escolares
Participar de eventos escolares é uma outra maneira de fortalecer a relação entre família e escola.
Atividades culturais ou esportivas, festas, palestras e outros tipos de eventos são criados para promover a participação e a integração dos pais ao ambiente escolar. Com isso, os pais podem fortalecer o seu vínculo com a instituição e as famílias de outros alunos.
Nessas interações podem surgir boas ideias para a escola, bem como troca de experiências e contatos. Essa é outra maneira dos pais mostrarem ao filho que estão envolvidos com sua vida escolar.
Por fim, como você pôde perceber, a relação entre família e escola é a base do desenvolvimento do aluno. Essa colaboração proporcionará condições propícias para o aluno aproveitar ao máximo o ensino e a oportunidade de aprendizado oferecida, para que ele se torne adulto consciente e bem-sucedido no âmbito profissional e social.
A propósito do tema de hoje, se você está em busca de novas formas de ajudar no aprendizado de seus filhos, esse artigo pode ser de seu interesse: 8 Dicas para transformar as aulas online em aprendizado real.