“Não se pode falar de educação sem amor!”

Aos dezesseis anos, fui chamada pelo diretor da escola na qual estudava para auxiliar meus colegas em suas dificuldades. Então, vi minha vocação aflorar e descobri minha paixão em ensinar! Mas minha trajetória não foi fácil. Sem o apoio familiar para cursar pedagogia, formei-me primeiro em administração! Porém, esse curso não me realizava profissionalmente. Em 1987, casei-me. Meu marido incentivou-me a seguir meu sonho e, assim, aos 25 anos, ingressei-me no tão sonhado curso de pedagogia. E foi no promissor bairro Dona Clara que encontramos a oportunidade de adquirirmos um lote para a construção do meu sonho!

Em 1992, inaugurávamos o Instituto Educacional Dona Clara, atendendo crianças do maternal ao 3° período. Após 2 anos de atividades com apenas 20 alunos, a escola operava no vermelho. Foi quando meu marido me chamou, mostrou-me a planilha e me disse que estava inviável continuarmos, pois, o prejuízo persistia há 2 anos! Eu implorei para continuarmos, pelo menos por mais um ano, pois eu tinha a certeza de que com o trabalho maravilhoso que estávamos desenvolvendo e por estarmos em um bairro jovem, a probabilidade do sucesso era grande! Então, ele deu-me um voto de confiança. Ele era a razão; eu, a emoção!

Aos poucos, os pais foram chegando com elogios de outros pais e integrando- se à nossa escola. Em virtude do nosso atendimento individualizado e muito diferenciado, a escola começou a crescer e não parou mais, evoluindo para Colégio Dona Clara, atendendo às famílias e às crianças com muito carinho, dedicação e sempre muito próxima para resolver a todas as demandas que apareciam. A parceria família e escola sempre foi o nosso grande diferencial. Atendê-los a tempo e a hora!

No Colégio Dona Clara, os alunos não são apenas números. Aqui eles são incentivados a aprimorarem seus talentos e buscarem suas paixões! Cada qual à sua maneira. De modo que se sintam felizes e realizados. Hoje, após 28 anos, com três unidades, o Colégio Dona Clara se mantém como no início, acompanhando de perto a trajetória de cada aluno, junto às famílias. Sempre presentes e atuantes em todos os momentos que se fazem necessários. Agradeço a Deus por ter me proporcionado a oportunidade de fazer algo que sou apaixonada e de poder impactar positivamente a vida de tantas pessoas!

O meu amor pela educação reflete no amor que o Colégio Dona Clara dedica a todos os alunos. Com muito zelo e carinho, buscamos sempre “Educar eticamente as futuras gerações”.

Patrícia Hastings - Diretora

Linha do Tempo

Conheça nossas memórias, curiosidades e os segredos destes 28 anos de história do Colégio Dona Clara.

1992

Fundada em 1º de fevereiro de 1992, com o nome de Instituto Educacional Dona Clara, a escola iniciou suas atividades atendendo alunos do Maternal ao 3º Período.

1994

Ampliamos pela 1ª vez nossa estrutura atendendo assim o Ensino Fundamental I, com o objetivo de acompanhar cada etapa de nossos alunos.

1999

A Instituição passou a ser chamada de “Colégio Dona Clara” e ampliou o seu segmento escolar com a abertura das turmas de 5ª a 8ª série.

2006

Foi implantado o Ensino Médio, se tornando o que é hoje: um Colégio com todos os segmentos da Educação Básica.

2006

Também em 2006, foi inaugurado a Unidade da Educação Infantil, para receber os alunos do Maternal I ao 2º Período.

2017

Foi inaugurado a unidade na Av. Sebastião de Brito - 780, que atende os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

2020

Em 2020, foi inaugurado um novo espaço de convivência inovador. Uma área ao ar livre, cheio de cores, movimentos e um mural representado por grandes obras literárias.