8 Benefícios do ensino em tempo integral
Com a rotina dos pais cada vez mais ocupada e cheia de preocupações em que, normalmente, se passa o dia todo no trabalho, para tranquilizar as famílias, o ensino integral deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade.
Isso porque, além do cuidado e da segurança, com esse modelo de ensino, o aluno usufrui de benefícios para uma formação ainda mais completa.
Em nosso país, o cenário escolar apresenta uma tendência cada vez maior na busca por instituições que oferecem o ensino integral.
O modelo, que antes era visto apenas como uma alternativa para os pais que trabalham o dia todo e precisam deixar os filhos pequenos na escola, mudou a percepção dos pais e responsáveis. Agora, o ensino integral é visto como uma oportunidade para enriquecer o aprendizado dos alunos.
Essa popularização se deve ao reconhecimento de novos métodos de desenvolver globalmente a criança. Com esse modelo, o aprendizado não se limita apenas ao currículo tradicional que é oferecido pela maioria das escolas e à vivência em sala de aula.
Pelo contrário, ele também inclui outras experiências enriquecedoras, que visam a uma formação acadêmica e pessoal de maneira extremamente ampla e abrangente.
O que é o ensino integral?
Mas, afinal, o que é exatamente o ensino integral? Como ele funciona?
O objetivo da instituição que oferece o ensino integral é proporcionar o desenvolvimento completo dos estudantes.
O conceito de ensino integral vai muito além de apenas permanecer mais horas na escola. Também faz parte dessa proposta garantir ambientes, aulas e atividades que irão aprimorar o desenvolvimento cultural, intelectual, físico e social do aluno.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a educação integral visa à formação e ao desenvolvimento global do aluno durante a Educação Básica.
Portanto, esse método de ensino busca atender à demanda da comunidade escolar e, assim, integrar as diferentes áreas de conhecimento, bem como incluir atividades extracurriculares para o desenvolvimento de competências que servem para a vida toda.
Assim, o ensino integral se mostra uma alternativa muito eficiente para desenvolver habilidades como autonomia e convívio social, além de contribuir para a melhora do rendimento escolar. Essa modalidade também proporciona aos alunos mais tempo para o lazer, a cultura e a prática de exercícios físicos.
Lembrando que, para que o ensino seja considerado integral, a instituição precisa oferecer, no mínimo, um regime de 7 horas diárias de estudo, com um total de 1400 horas por ano. Na prática, o modelo pode abranger por completo os turnos da manhã e da tarde.
Quais são os principais benefícios do ensino integral?
Caso você tenha se interessado pelo modelo de ensino integral para seu filho, confira, a seguir, as suas principais vantagens.
1. Tranquilidade para os pais
Um dos principais benefícios do ensino integral é a tranquilidade que ele traz para os pais.
As famílias em que os responsáveis trabalham o dia todo costumam preferir deixar os filhos em uma instituição durante um tempo maior sob a supervisão de uma equipe pedagógica qualificada.
Além disso, se torna dispensável o gasto com outras ocupações para as crianças durante o tempo de ausência dos pais.
2. Melhor aproveitamento do tempo
Por meio de brincadeiras, os alunos aproveitam melhor o seu tempo enquanto aprendem. Afinal, são atividades focadas em proporcionar lazer e, também, são educativas, que oferecem aprendizados importantes para cada momento da vida escolar.
A equipe de professores possui experiência e qualificação, e é dedicada exclusivamente ao ensino integral.
3. Desenvolvimento social
Outra questão que é favorecida com o ensino integral é o desenvolvimento da sociabilidade do aluno. Já que ele permanece mais tempo na escola e, consequentemente, passa a ter mais contato com os colegas, ele tem a oportunidade de aprimorar suas interações sociais.
Quando a criança resolve desafios de forma colaborativa, ela desenvolve seu lado social e emocional, bem como a criatividade.
4. Lazer e cultura
Um benefício importante da grade curricular estendida é que ela é planejada a partir de atividades artísticas e culturais diferenciadas. Isso ajuda a ampliar a capacidade da criança de melhorar a sua visão sobre a vida e entender melhor o mundo, além de aprender a se expressar melhor.
5. Mais tempo para praticar esportes
Com um tempo maior de permanência no colégio, o aluno tem a possibilidade de ter mais aulas de educação física e práticas esportivas.
O estudante terá acesso a várias modalidades de esportes, respeitando o seu próprio desenvolvimento físico e motor, além de adquirir maior capacidade de atuar em grupo, por meio de um esporte coletivo.
6. Criatividade e pensamento crítico
O ensino integral permite a realização de mais projetos extracurriculares e interdisciplinares. Com isso, os alunos podem se desafiar e aprender a resolver problemas em vez de apenas decorar conceitos.
O aluno aprenderá a aplicar seus conhecimentos na prática por meio de diferentes oficinas e laboratórios de simulação de atividades. Com isso, sua criatividade será estimulada.
7. Educação digital e tecnológica
Com os cursos e laboratórios de informática e robótica, os alunos aprendem não só a usar o computador, mas também a fazer pesquisas e se comunicar de maneira mais tecnológica, ou seja, utilizar a tecnologia a favor de seus estudos.
Assim, os alunos têm acesso a uma aprendizagem prática e eficiente, desenvolvendo habilidades como resolução de problemas, pensamento crítico, trabalho em equipe e lógica.
8. Educação para uma alimentação e uma vida saudável
Passando mais tempo na escola, a criança tem a oportunidade de aprender a se alimentar de forma mais saudável e a praticar a higiene pessoal.
Isso porque a instituição de ensino oferece uma variedade maior de alimentos e refeições balanceadas, e contam com a orientação de uma equipe de especialistas.
Além de oferecer o ensino integral para as crianças, o Colégio Dona Clara possui outras várias propostas e projetos extracurriculares. Um deles é o ensino bilíngue, que é a melhor maneira de aprender uma língua estrangeira. Para saber como ele beneficia os alunos, confira este outro artigo: Escola bilíngue para crianças: como funciona na prática.